Três maneiras importantes de ajudar seus filhos a controlar a ansiedade

Qualquer pessoa, em algum ponto da vida, vai enfrentar situações estressantes ou lidar com ambientes que causam estresse e ansiedade. Para as crianças, alguns acontecimentos e situações simples...

10,068 views   |   25 shares
  • Qualquer pessoa, em algum ponto da vida, vai enfrentar situações estressantes ou lidar com ambientes que causam estresse e ansiedade. Para as crianças, alguns acontecimentos e situações simples podem se tornar opressivas e levar a distúrbios muito duradouros. Você pode ajudar seus filhos a adquirir as habilidades necessárias para lidar com esses fatores estressantes de modo positivo antes que eles comecem a lhes causar danos.

  • Veja três maneiras em que você pode ajudar

  • Incentive habilidades que levam à solução de problemas por meio de conversas abertas e práticas

  • Incentive seus filhos a ter confiança nas habilidades e nos talentos que eles mesmos têm. Você pode ajudá-los a lidar com as situações e os ambientes estressantes ensinando-lhes técnicas para a solução de problemas. Comece ensinando seus filhos a reconhecer situações que causam a ansiedade. Em seguida, ajude-os a aprender a observar a situação ou o problema e identificar meios de passar pela situação ou mudar seu panorama. Por meio de uma conversa aberta com seus filhos, você pode ajudá-los a entender que as situações estressantes surgirão de tempos em tempos e que eles têm a capacidade de vencê-las. Você pode ajudá-los fazendo com que aprendam a confiar em suas próprias escolhas e decisões para que saibam lidar com essas situações quando elas surgirem. Uma maneira de ajudá-los a adquirir essa confiança é encenando situações fictícias. Essas atividades ajudam a apresentar uma variedade de acontecimentos e permitem que seus filhos determinem a própria maneira de lidar com os problemas.

  • Reafirme em seus filhos a segurança do ambiente em que se encontram

  • Garantir a seus filhos que eles sempre têm um ambiente seguro em casa os ajudará a se sentirem mais autoconfiantes quando tomarem decisões. Fornecer um local seguro para seus filhos permite que eles saibam que, mesmo que cometam um erro, poderão sempre voltar ao lar e às pessoas que os amam quaisquer que sejam as circunstâncias. Ajudá-los a compreender que sempre terão esse nível de segurança em seu próprio lar pode ajudá-los a sentir menos ansiedade em qualquer situação.

  • Ensine técnicas de relaxamento

  • que eles podem usar desde a infância até a idade adulta. Ensinar seus filhos técnicas de relaxamento e de como lidar com problemas será crucial tanto na infância quanto na vida adulta deles. Eles continuarão a enfrentar circunstâncias inesperadas e além de seu controle, e situações com as quais não se sentirão à vontade. Ao ajudar seus filhos a reconhecer logo de início as situações que causam a ansiedade e como a ansiedade começa a se apresentar, e depois ensiná-los meios de controlar os sentimentos ou relaxar, você lhes fornece habilidades valiosas que podem ser usadas por toda a vida. Algumas dessas habilidades podem incluir técnicas de como respirar profundamente, a buscar um local calmo para meditar ou a realização de uma atividade física, como caminhar, por exemplo. Observe qual método funciona e incentive seu filho usá-lo.

  • Advertisement
  • Apesar de a ansiedade tornar-se debilitadora se não for tratada, os filhos que aprendem a reconhecer os sintomas, a criar um plano e que desenvolvem técnicas de relaxamento são capazes de controlar a ansiedade, fazendo com que, consequentemente, ela cause o mínimo impacto em sua vida diária. É importante lembrar-se que cada filho é diferente, que cada situação pode ser diferente, e que a coisa mais importante é instilar em seus filhos a confiança de que eles são capazes de resolver problemas e tomar decisões por si mesmos qualquer que seja a situação que se apresente.

  • _Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original 3 important ways to help a child with anxiety, de Lynn Scoresby

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Dr. A é um terapeuta familiar há mais de 35 anos e já publicou mais de 20 livros/programas de treinamento.

Website: http://www.FirstAnswers.com

Três maneiras importantes de ajudar seus filhos a controlar a ansiedade

Qualquer pessoa, em algum ponto da vida, vai enfrentar situações estressantes ou lidar com ambientes que causam estresse e ansiedade. Para as crianças, alguns acontecimentos e situações simples...
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr