5 maneiras de reconhecer que você está tendo um derrame

Como vai a sua saúde? Anda exagerando no sal ou no açúcar? Tem acompanhado sua diabetes, colesterol ou hipertensão? Que alimentação tem tido? Como tem conduzido sua vida?

Fernanda Ferraz

Seu diabetes, hipertensão ou colesterol estão equilibrados? Se não, é hora de preocupar-se e tomar uma iniciativa de mudar hábitos. Fuma ou bebe muito? Vou explicar o porquê essas doenças e hábitos favorecem o derrame, então fique de olho!

O derrame tem um dos maiores índices de morte no mundo. Suas consequências sempre são bastante prejudiciais, pois suas sequelas dificultam e incapacitam os afazeres mais simples do ser humano.

Tudo o que colocamos dentro do nosso corpo reflete interna e externamente, tanto para o bem como para o mal dependedo do que consumimos e fazemos. Por isso, os médicos e o governo sempre estão fazendo campanha contra o fumo, o álcool, a obesidade e a falta de tratamento em algumas doenças.

A verdade é que fica uma pergunta: Como está e como fica a nossa saúde? A saúde necessita em primeiro lugar de CONSCIÊNCIA!

Não se pode viver dizendo que vai comer de tudo, fazer de tudo, exagerar em tudo e se morrer é porque chegou a hora. Não, não, não! A vida pode ser prolongada ou encurtada, dependendo da conduta de cada um. Justificar ou dar desculpas de um mau hábito só lhe trará tristeza no futuro. Portanto, fique atento às dicas, vale a pena.

Advertisement

Segundo a ABN (Associação Brasileira de Neurologia), a cada 5 minutos uma pessoa sofre um derrame. Derrame, como é conhecido, é o acidente vascular cerebral (AVC) que ocorre quando há entupimento (isquêmico) e rompimento (hemorrágico) de vasos que regam o cérebro de sangue.

Veja as 5 maneiras de perceber que está tendo um derrame:

1) O indivíduo pode sentir perda de força na face, perna ou de um lado do corpo

2) Dificuldade para falar

.

3) Extrema dor de cabeça sem motivo aparente

4) Desequilíbrio, tontura ou vertigem

.

5) Vômitos ou náusea

Complicações do derrame

. Dificuldade para se alimentar, constipação intestinal, alterações comportamentais e cognitivas, dificuldade na fala, depressão e epilepsia vascular. Ao notar que a pessoa teve derrame, leve-a imediatamente para o pronto socorro.

Advertisement

Causas

. Diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, enxaqueca constante, uso de medicamentos hormonais ou anticoncepcional, fumo, consumo de bebida alcoólica, obesidade e sedentarismo.

Tratamento

. O tratamento vai depender de cada caso e organismo, alguns medicamentos ajudam a restaurar algumas funções afetadas. A fisioterapia e o acompanhamento com psicólogos também são excelentes para o tratamento e recuperação.

Alimentação

. Você sabia que o azeite de oliva tem sido recomendado para evitar o derrame? Claro que sozinho não resolve o problema, mas se houver uma alimentação balanceada e uma boa qualidade de vida, é provável que você fique protegido.

Veja a lista de alimentos que previnem o derrame:

-Banana

Advertisement

-Reduzir o sal na alimentação

-Maçã

-Pera

Segundo um novo estudo desenvolvido na Universidade de Wageningen, Holanda, comprovou que o consumo de frutas com a polpa branca, como maçã e pera, pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC). A cor da polpa reflete a presença de fitoquímicos benéficos como carotenoides e flavonoides.

Uma vida saudável requer mudanças de hábitos, quando necessário

.

Advertisement

Referências:

Paoesaude
Minha vida

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.