3 ideias de pratos exóticos para serem preparados a dois

Cozinhar é um ato de amor, principalmente quando fazemos os pratos que gostamos em companhia de quem se ama. Veja aqui algumas receitas que podem ser feitas a quatro mãos.

Fernanda Ferrari Trida

Decidi fazer uma surpresa para o meu marido: um jantar romântico. Eu decoraria a sala de jantar com flores e velas, faria um ou dois pratos deliciosos e uma sobremesa capaz de levar às nuvens. Tudo isso para comemorar todos os dias em que o tenho ao meu lado. Boa ideia, não é? O problema é que a ideia é realmente boa, mas não vejo como colocá-la em prática com tantos afazeres. Meu tempo livre é dedicado a ele, já que coincide com a hora que ele chega em casa de noite. Ora, uma surpresa não pode ser feita debaixo dos olhos do surpreendido, não é mesmo?

Pensei um pouco e concluí que seria muito melhor ter uma noite romântica em que dividiríamos as tarefas na preparação do jantar, em vez de tentar surpreendê-lo fazendo tudo sozinha e talvez chegando a um resultado bem distante daquilo que havia imaginado. Comecei então a pesquisar pratos que podem ser feitos a dois e encontrei algumas delícias que quero compartilhar com o leitor. Quem sabe você se inspira para passar um tempo divertido na cozinha com a sua cara-metade também? Bom apetite!

1. Nhoque de batata com pesto de rúcula e piñoles

Esse prato pode até parecer trabalhoso, mas para os que se divertem cozinhando ele é perfeito. Além disso, imaginem ter todo esse tempo só para vocês conversarem sobre o que quiserem (sem interrupções) e aproveitarem para reacender a paixão entre vocês? Então, vamos a ele:

Ingredientes:

Para o nhoque: 1,5kg de batata cozida + 150g de amido de milho (maisena) + 2 ovos + farinha de trigo para dar ponto + sal e pimenta-do-reino a gosto + água quente + 200g de parmesão ralado + 100g de piñoles.

Advertisement

Para o pesto: 2 maços de rúcula sem talo + 500ml de azeite (ou até dar ponto) + 2 dentes de alho + 30g de queijo parmesão ralado + sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo:

Nhoque: cozinhe as batatas com a casca; retire do fogo e descasque-as; esprema-as ainda quentes e reserve. Acrescente o amido de milho aos poucos e os ovos, misture bem e acrescente farinha aos poucos até dar o ponto. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino, faça rolinhos longos com a massa e corte-os em pequenos pedaços. Cozinhe numa panela com água fervente e retire com uma escumadeira.

Pesto: bater todos os ingredientes em um liquidificador até formar uma mistura homogênea e pastosa. Doure os piñoles a seco em uma frigideira. Sirva o nhoque com o pesto e finalize com o parmesão ralado e os piñoles.

2. Fondues de queijo e chocolate

Humm! Essas iguarias são deliciosas e perfeitas para um jantar romântico num dia frio. Fazê-las a dois completa o clima.

Advertisement

Ingredientes:

Fondue de queijo: 200g de queijo gruyère + 300g de queijo estepe ou emmental + 1 dente de alho + 1 pitada de noz moscada + 1 colher de sopa de amido de milho.

Preparo:

Rale os queijos. Dissolva o amido de milho e misture a noz moscada; passe o alho nos lados e fundo da panela de fondue; coloque os queijos e o líquido que você preparou e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo. Continue mexendo até que a massa ferva e ganhe uma consistência homogênea.

Dica: esse fondue vai bem com os mais variados tipos de pão, mas evite aqueles que podem despedaçar e ficar nadando no queijo.

Advertisement

Ingredientes:

Fondue de chocolate: 400g de chocolate ao leite em barra + 100g de chocolate meio amargo em barra + 1 lata de creme de leite light + frutas picadas + marshmallow.

Preparo:

Derreta o chocolate no micro-ondas; leve ao fogo médio o chocolate derretido e acrescent o creme de leite. Mexa sempre até ficar com uma consistência cremosa, leve ao rechaud e sirva.

Dica: o céu é o limite quando você pensa nas frutas que pode usar para compor esse fondue. Pique todas as que deseja experimentar, mas deixe-as em recipientes separados para não misturar o sabor.

Advertisement

3. Risoto de Funghi

Esse prato é o meu predileto. Foi graças a ele que meu marido e eu começamos a namorar!

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo + ½ cebola picada + 20g de funghi seco + 6 xícaras (chá) de caldo de legumes + 4 colheres (sopa) de manteiga + 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Preparo: numa tigela, coloque o funghi e cubra com água morna; deixe de molho por 30 minutos. Numa panela, coloque o caldo de legumes e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e reserve. Em outra panela, coloque metade da manteiga e leve ao fogo baixo; quando derreter acrescente a cebola e misture por 4 minutos ou até que fique transparente; junte o arroz e misture por 2 minutos em fogo alto. Retire o funghi da água, pique e coloque na panela; refogue por 1 minuto, acrescente 1/3 do caldo e mexa até secar. Adicione o restante do caldo, aos poucos, verificando a consistência do risoto (ele deve ficar úmido e al dente). Quando atingir o ponto de risoto, desligue o fogo e adicione o restante da manteiga. Misture o parmesão ralado e sirva bem quente.

Dica: quando eu faço esse risoto, em vez de caldo de legumes, utilizo a água na qual deixei o funghi de molho. Basta colocá-la em um coador de café e esquentar. O sabor do funghi sobressai bem. Você pode colocar pimenta-do-reino vermelha no momento em que for servir. O picante da pimenta combina muito bem com o funghi (mas não coloque demais!).

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferrari Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.