Diversão não tem que ser cara: Atividades sem custo para crianças com mentes e corpos ativos

Pode ser difícil encontrar uma forma de entretenimento para crianças ativas, que muitas vezes tornam-se entediadas facilmente. Aqui estão alguns dicas de diversão com pouco ou nenhum custo.

1,535 views   |   1 shares
  • "Faniquito" é uma expressão utilizada para descrever um sentimento de inquietação ou nervosismo. É também um diagnóstico informal de pais sofredores ao descrever o que sentem seus filhos quando estão excessivamente ativos. Quando eu era uma criança entediada com a falta de estímulos ao meu redor e totalmente incapaz de satisfazer as expectativas de comportamento de minha mãe, ela dizia: "Você esta tendo um faniquito ou algo assim? Sente-se!”

  • Às vezes, pode ser difícil encontrar uma forma de entretenimento para as crianças com essa lamentável "doença" infantil frequente. Aqui estão algumas atividades sem custo que eu achei úteis na domesticação das crises de minhas próprias crianças com faniquitos:

  • Caça ao tesouro ou gincana

  • Minha ideia de uma caça ao tesouro é baseada em um programa de televisão que passava no final dos anos 60 e início dos 70. Os competidores seguiam pistas que levavam a um prêmio ao final da trilha. Com meus filhos, eu escrevia pistas em pequenos papéis dobrados e escondia-os enquanto eles esperavam ou, de forma otimizada, enquanto eles estavam preocupados planejando (pré-planejamento é necessário). Eu, então, entregava-lhes a primeira pista e eles se punham a caminho de um lugar para outro em casa ou fora até que chegassem ao local final, que os premiava com uma guloseima ou medalha. Algumas das caças ao tesouro mais elaboradas de que meus filhos se lembram incluíram mapas, criptogramas, e pistas alojadas em alvos móveis, que eu conduzia para “escaparem” das crianças.

  • Olimpíadas

  • Uma atividade na qual as crianças competem uns com os outros através de uma série de eventos "não muito" esportivos. Alguns eventos podem incluir corridas com ovos em colheres, dentro de fronhas ou sacos ou então uma pista de obstáculos simples. Fazer o nível de habilidade e o campo de jogo o mais nivelado possível é importante.

  • Caminhadas e ciclismo

  • Crianças ativas gostam de explorar. As atividades requerem esforço físico e um cenário em constante mudança ocupando suas mentes. Costumávamos fazer desvios para ver algo diferente, tal como uma nascente ou olho d'água, as características de algumas rochas, que podem tornar a experiência ainda mais gratificante, fornecendo um lugar para mergulhar os pés ou para escalar.

  • Corridas de barco

  • Se você tiver por perto um pequeno riacho ou até mesmo uma área de escoamento, saiba que as crianças gostam de fazer barcos e vê-los navegando. Os barquinhos podem ser feitos a partir de qualquer coisa que flutue. Algo tão simples como papel ou um pedaço de pau pode funcionar. Para tornar o barco mais elaborado, uma folha pode ser presa em uma fenda na madeira como se fosse uma vela. Encontre um lugar para lançá-los e vê-los indo água abaixo. As crianças se divertem tentando identificar os barcos e seguindo-os da margem.

  • Advertisement
  • Esportes

  • Qualquer tipo de esporte pode ser uma atividade familiar. Se sua família é pequena ou até mesmo se não for, incluir os amigos pode tornar a atividade ainda mais emocionante. Esportes são sempre boas atividades. Não precisa ser um esporte de equipe organizada. Coloque uns tijolos ou pedras marcando o gol e pronto, temos um campo de futebol, aí é só usar uma bola ou improvisar uma. Ainda temos brincadeiras antigas como rouba-bandeira ou peteca.

  • Criações em papelão

  • É impressionante o que você pode criar usando restos de papelão. As crianças vão adorar criar um castelo ou um forte. Tente fazer talvez uma pista para carros ou uma casa de boneca.

  • Construindo brinquedos

  • Além do papelão, qualquer material que seja firme o suficiente para construir ou criar muitas vezes pode ocupar as crianças durante horas. Alguns brinquedos de construção exigem um investimento. No entanto, temos alternativas de baixo custo, tais como argila ou blocos de madeira simples. Também há alternativas de custo zero, como restos de madeira que podem facilmente substituir blocos comprados. Tiras de papel coloridos como folhas de revistas podem ser enroladas, coladas e se tornarem bijuterias. Papel, papelão, madeiras e outros descartáveis podem ser usados para criações infinitas.

  • A chave para o sucesso de uma atividade é atividade. Estímulo frequente e variedade que ocupem a mente e o corpo são o que a criança precisa. Além disso, a maioria das atividades listadas acima exige o envolvimento dos pais ou pelo menos uma preparação. O jogo não é apenas para crianças. É uma atividade familiar. Deixar uma criança encontrar sozinha sua própria diversão muitas vezes pode levar ao desastre. Participar de uma brincadeira de criança ajuda a aumentar a criatividade e formar laços familiares duradouros.

  • Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Fun doesn't have to be expensive: No-cost activities for children with active minds and bodies, de Charles Senseman.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Charles Senseman mora no estado do Colorado com sua esposa Irina. Eles são pais de cinco filhos. Ele possui mestrado em Ciências Políticas pela Indiana State University e bacharelado pela Utah State University. Ele trabalha com jovens de 12 a 14 anos e é palestrante e professor assistente de universidades.

Diversão não tem que ser cara: Atividades sem custo para crianças com mentes e corpos ativos

Pode ser difícil encontrar uma forma de entretenimento para crianças ativas, que muitas vezes tornam-se entediadas facilmente. Aqui estão alguns dicas de diversão com pouco ou nenhum custo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr