Futebol, piano e escoteiros: Escolhendo atividades para os seus filhos

Dicas de como ajudar os seus filhos a descobrirem e a desenvolverem os talentos que eles têm.

Amy Peterson

Há uma linha tênue entre a criação de uma criança desocupada e uma ocupada com atividades. A maneira para as famílias encontrarem o equilíbrio é um pouco diferente. Atividades como aulas, esportes, escoteiros e grupos religiosos ajudam as crianças a descobrirem os seus interesses e quais talentos gostariam de desenvolver. Elas ensinam também valiosas habilidades sociais e permitem que as crianças façam amigos com interesses semelhantes. Considere as seguintes ideias na escolha de atividades para os seus filhos:

Talentos naturais

Você conhece seu filho melhor que ninguém. Observe as coisas nas quais ele se destaca, em seguida, encontre uma atividade que o ajude a desenvolver esse talento. Minha filha de dois anos de idade têm ótimas habilidades motoras, então eu a coloquei em uma aula de ginástica que assistimos juntas. Meu filho estava constantemente batendo em caixas com qualquer objeto e ele batia no ritmo, então ele começou a ter aulas de bateria. Se seus filhos são novos para atividades organizadas, escolha aquelas que melhor se adaptam às suas habilidades naturais. Eles estarão mais propensos a se divertir e a serem bem-sucedidos.

Consulte-os

Seus filhos podem ter uma boa ideia de quais atividades deverão tentar. Peça-lhes permissão para dar sugestões. Se eles não têm quaisquer ideias ou parecem desinteressados de quaisquer atividades, gastem algum tempo discutindo opções. Você pode reduzir a lista em três ideias e pedi-los que escolham alguma dessas três, ou tentar novamente dentro de alguns meses. Crianças com menos de oito anos às vezes gostam mais de jogar em casa com os amigos do que em atividades organizadas.

Faça a sua parte

Você quer encontrar um professor, treinador, estúdio ou uma equipe que se encaixe na personalidade do seu filho, e quer que ele esteja em um lugar seguro para aprender. Professores diferentes têm métodos e estilos diferentes. Pesquisar de antemão pode eliminar problemas futuros. Pesquise opiniões online, pergunte a amigos e vizinhos, veja as recomendações e visite as instalações antes de se comprometer.

Comece com períodos curtos

Antes de se comprometer com um ano de dança ou karatê, tente encontrar cursos de curta duração. Centros comunitários, muitas vezes, oferecem aulas mais casuais a um preço inferior e funcionam apenas por um mês ou dois. Aulas de natação são uma boa atividade para todas as crianças. Elas geralmente duram um mês e meio ou dois, e todas as crianças devem aprender a nadar. Às vezes, vizinhos ou amigos ensinam música ou aulas de dança para crianças pequenas em suas casas. Por eu ter noções básicas de piano e algumas habilidades musicais, comecei a ensinar os meus filhos a tocar piano em casa. Se e quando demonstrarem interesse em continuar praticando, eu irei inscrevê-los nas aulas apropriadas.

Advertisement

Seja flexível

A minha filha em idade pré-escolar não gosta de esportes coletivos como basquete e vôlei. No entanto, seu pai e eu queríamos que ela fosse mais ativa, por isso demos a ela a oportunidade de escolha entre atletismo e natação. Ela escolheu atletismo. Agora, ela corre três vezes por semana. Ela também adora animais, mas eu sou alérgica a vários tipos de animais. Em vez disso, ela ajuda a cuidar dos cães de uma amiga dela ou leva um amigo para visitar o abrigo de animais. Nosso horário de família teve que ser mais flexível para as nossas crianças poderem participar das atividades. Nós tentamos manter a hora do jantar em família intacta nas nossas programações diárias.

Deixe-os sonhar

Você pode ter sido uma bailarina, ou seu marido um atacante de futebol, mas as aspirações de seus filhos podem ser diferentes. Se o seu filho prefere tocar trombeta a jogar futebol, você deve apoiá-lo. Se sua filha não quer usar sapatos de sapateado, mas usar um pincel, você deve apoiá-la. Eles serão mais felizes explorando os seus próprios interesses.

Não há problema em parar

As crianças precisam ser capazes de experimentar atividades sem se sentir pressionadas a se tornarem especialistas em cada uma delas. Como pais, é dever de vocês ajudá-los a navegar pela vida e mover-se em torno das coisas que lhes trarão felicidade. Parte desse processo é reconhecer quando é hora de deixar certa atividade. Se a ginástica era divertida até os cinco anos, mas tornou-se uma obrigação aos dez anos, deixe-os seguirem em outra direção. Se depois de alguns meses, a prática de trombone tornou-se uma tortura para todos, tente um instrumento diferente.

Eu faço uma ressalva a esta ideia caso as crianças se tornam desistentes em série. Crianças perfeccionistas naturalmente não apreciam a curva de aprendizado que vem ao tentar coisas novas. Outros são tímidos em situações de grupo e vão implorar para ficar em casa. Pais, vocês têm que ajustar cada criança individualmente. Meu marido e eu decidimos que nossos filhos têm que chegar a um certo nível de habilidade antes de parar com as aulas de piano. Eles têm que ser ativos por meio do esporte organizado ou outras atividades físicas. Além disso, eu tento deixá-los escolher suas próprias atividades e apoiar as suas decisões.

Não sobrecarregue

Muito tem sido dito sobre o estresse das crianças com suas ocupações diárias, numa sociedade dirigida ao sucesso. Um interessante artigo (em inglês) publicado em 2003 pela Psychology Today (Psicologia Hoje) aponta que as crianças precisam de tempo para brincar e podem ter ansiedade e problemas de sono se suas vidas estiverem muito cheias de ocupações. Como pais, vocês devem garantir que as atividades de seus filhos deixem tempo para a atividade mais importante da infância, brincar.

Advertisement

Traduzido e adaptado por

em,Jaguaraci N. Santos

do original Soccer and piano and scouts, oh my! Choosing activites for your kids, de

Amy Peterson.

Toma un momento para compartir ...

Amy Peterson

Amy M. Peterson, a former high school English teacher, currently lives in Oregon with her husband and four children. She spends her days writing, reading, exercising and trying to get her family to eat more vegetables.