O que os pais devem saber sobre a gagueira

A maioria das crianças começa a gaguejar entre os dois e os cinco anos de idade, e 75 por cento delas vão superar o distúrbio. Durante o período que seu filho estiver na fase em que gagueja, veja algumas dicas que...

Heather Hale

Segundo dados do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders [Instituto Americano de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação], cinco por cento de todas as crianças passam por um período de gagueira. A gagueira — ou disfemia — é definida pelo Instituto Brasileiro de Fluência como “distúrbio ou transtorno de fluência da fala”. A maioria das crianças começa a gaguejar entre os dois e os cinco anos de idade, e 75 por cento delas vão superar o distúrbio. Durante o período que seu filho está na fase da gagueira, veja algumas dicas que podem ajudá-lo a falar melhor.

  • Fale mais lentamente quando estiver conversando com seu filho. As crianças tendem a imitar a fala dos pais. Falar mais devagar e com mais calma vai ajudar seu filho a melhorar a própria fala.

  • Evite fazer muitas perguntas diretas. Deixe que a criança conte a respeito do dia que teve e dos interesses dela usando as próprias palavras, sem ser induzida por você.

  • Evite reagir de forma negativa quando a criança gaguejar. Dizer coisas como “mais devagar” ou “pense antes de falar” não ajuda em nada. A criança sabe exatamente o que quer dizer, só não consegue se expressar bem. Pressionar a criança para que se expresse com mais clareza vai deixá-la ansiosa, o que normalmente piora a gagueira.

  • Leia frequentemente livros de rimas com seu filho e o incentive a memorizar rimas simples. Pesquisas recentes sugerem que os padrões agradáveis de fluidez e ritmo das histórias rimadas ajudam as crianças que gaguejam a aprender padrões de fala mais suaves.

    Advertisement
  • Não complete os pensamentos da criança. Não é educado terminar as frases de uma pessoa com gagueira, mesmo que seja seu próprio filho. Ouça seu filho com paciência.

  • Reconheça as situações que pioram a fala da criança. Muitas crianças gaguejam mais quando estão muito agitadas, ansiosas ou cansadas. Quando o dia tiver sido difícil para seu filho, seja ainda mais tolerante.

  • Fale abertamente sobre a gagueira se a criança perguntar. Muitas crianças não têm consciência de sua disfunção da fala, mas responda às perguntas que elas tiverem de modo honesto e franco. A criança precisa saber que você a apoia a despeito de como ela fala.

  • Pense na possibilidade de consultar um fonoaudiólogo, que é um profissional especializado nos distúrbios da fala. Normalmente, um pediatra poderá recomendar a visita a esse profissional, mas a maioria dos fonoaudiólogos recomenda esperar seis meses antes de se iniciar o tratamento para ver se a fala da criança se corrige naturalmente.

Infelizmente, sabe-se pouco a respeito das causas da gagueira, embora pesquisas recentes tenham identificado três genes distintos da gagueira, o que explica por que esse distúrbio é comum em algumas famílias. Também é preciso entender que não há cura para a gagueira. O objetivo da terapia é aumentar a fluência da criança e ensiná-la a se entrosar melhor na sociedade.

Advertisement

A melhor coisa que os pais podem fazer pelo filho que gagueja é amá-lo incondicionalmente. Seja positivo, consulte profissionais da fala e incentive a criança enquanto ela procura superar as dificuldades que a gagueira poderá impor.

Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original What every parent should know about stuttering, de Heather Hale.

Toma un momento para compartir ...

Heather Hale

Heather Hale é a quarta geração de sua família em Montana e mãe de três meninos doidos. Ela escreve com seu marido, Darreck Hale, sobre paternidade e casamento no thesecretlifeofparents.com.