Como aproximar e incentivar a relação do pai com os filhos

Reflexões que levem as mães a analisar com maior cuidado a importância de estimular a aproximação entre pai e filho através de atitudes altruístas.

Suely Buriasco

A figura do pai é fundamental na criação da criança e deve atuar em colaboração com a mãe de igual para igual. De acordo com a psicóloga Camila Guedes Henn, do Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a mãe também deve dar espaço para a entrada do pai na vida dos filhos. “Às vezes elas não acreditam muito na capacidade do pai de cuidar da criança, e é algo que não pode acontecer”, diz.

Diante disso é interessante que você, sendo mãe, reflita nos itens abaixo:

1- Questione suas crenças

O papel do pai mudou muito em nossa sociedade. Conceitos antiquados pode fazer com que você não priorize a aproximação entre pai e filho. Reconsidere isso, incentive e elogie os esforços de seu marido por participar dos cuidados com o filho.

2- Respeite o pai de seu filho

Cada ser humano tem sua própria maneira de demonstrar amor e precisa ser respeitado como é. Evite fazer comparações do pai de seu filho com outros pais. Permita que ele encontre uma maneira própria de se relacionar com a criança.

3- Peça opinião

O filho é dos dois; muito justo que os dois opinem em relação aos cuidados com ele. Jamais menospreze a opinião de seu marido. É muita prepotência acreditar que só por ser mãe, você sabe mais. É fator de união familiar a troca de opiniões entre pai e mãe e isso deve ter início desde os primeiros momentos de vida da criança.

Advertisement

4- Peça ajuda

Muitas mulheres ainda acreditam que têm por obrigação dar conta de todas as tarefas ligadas aos filhos; esqueça isso. A ajuda do pai é muito importante para a boa organização familiar e, mais ainda, para o desenvolvimento saudável da criança.

5- Divida tarefas

É muito saudável para todos quando pai e mãe dividem as tarefas em relação aos filhos. Converse com seu esposo e estabeleça com ele um plano de ação conjunta. O pai também vai adorar dar banho no bebê, levar o mais velho para a escola, enfim… Dê a ele essa oportunidade!

6- Preserve a autoridade paterna

Jamais desautorize o pai de seu filho e aja assim não só em relação à criança como a qualquer familiar. Se o pai de seu filho fez uma determinação, tenha como uma lei. Você pode estar conversando particularmente com ele sobre a possibilidade das coisas acontecerem de forma diferente, mas nunca se posicionando contra ele.

7- Ceda espaço

Algumas mães se tornam muito possessivas em relação aos filhos; não se permita a esse grande engano. O pai precisa de um espaço só seu na relação com o filho, assim, estimule atividades entre eles. Isso não significa que você atrapalha, mas que tomar certa distância em alguns momentos pode alimentar e enriquecer essa interação.

Quando a mãe compreende a importância da relação mais íntima entre pai e filho permite que o mundo da criança seja enriquecido pela inspiração masculina de segurança e autonomia.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.