Não perca o sono com as necessidades de sono do seu filho

Como pais, nos preocupamos em manter nossas crianças com um horário de sono regular. Isto é muito importante, mas não tem que ser extremamente difícil.

Michelle Schultz

Como cada criança é diferente, pode ser difícil dizer se a sua está dormindo o suficiente. Para ajudá-lo nesta luta, aqui estão algumas diretrizes gerais para ajudar seu filho a adormecer e permanecer dormindo.

As crianças precisam de certa quantidade de sono porque dormir ajuda no desenvolvimento físico e mental. Existem dois estados de sono, o movimento não-rápido dos olhos (sono profundo) e movimento rápido dos olhos (Rapid Eye Movement – REM).

Durante o sono profundo há um aumento no fluxo de sangue para os músculos que dá energia, restaura e repara os tecidos e libera o hormônio do crescimento, que é importante para um desenvolvimento normal. Durante o sono REM, o cérebro está ativo e ocorrem os sonhos. Nesse estágio, o corpo fica imóvel e a respiração e os batimentos cardíacos tornam-se irregulares.

Bebês

Apesar dos hábitos de sono mudarem ao longo da vida, o melhor é habituar seu filho a uma sólida rotina para dormir. Os bebês nascem com ritmos circadianos (sono / vigília) que não são totalmente desenvolvidos. Eles começam a se desenvolver em torno de seis semanas e se ajustam em torno de três a seis meses. Nesse ponto, o bebê começa a dormir mais tempo durante a noite. Crianças passam mais tempo dormindo do que acordadas e o planejamento do seu sono baseia-se em grande parte na sua necessidade de ser alimentado. Dar papinhas ou cereais antes da idade de seis meses, principalmente antes de dormir, não é uma boa idéia. As crianças não estão prontas para digerir alimentos sólidos nessa idade e podem acordar com dor de estômago.

Por nove meses, a maioria das crianças dormirá à noite e terá até quatro cochilos por dia. Coloque o bebê em seu berço quando ficar sonolento, isso vai acostumá-lo a adormecer em seu berço e sozinho.

Advertisement

À medida que o bebê cresce, problemas de sono podem surgir. Eles podem ter pesadelos e despertarem durante a noite.

Podem ter também a ansiedade da separação. Esta ansiedade, juntamente com a capacidade de arrastar-se para fora da cama, pode resultar em dificuldades de permanecer adormecido. A melhor maneira de lidar com estes transtornos é a criação de uma rotina de dormir. Faça seu quarto tão apropriado quanto possível todas as noites e deixe-os saber que existem limites. Esteja preparada para impor essas limitações.

Idade pré-escolar

Na Idade pré-escolar as crianças podem resistir a ir para a cama, mas eles precisam de pelo menos 11-13 horas de sono. Nessa fase podem ter pesadelos e algumas podem apresentar episódios de sonambulismo. É altamente benéfica uma boa rotina para relaxar e dormir. É melhor se o quarto do seu filho for escuro, fresco e silencioso.

Idade escolar

Crianças em idade escolar precisam de 10-11 horas de sono a cada noite. Nessa idade eles são muito mais ativos e envolvidos em coisas que podem perturbar o seu horário de sono. Atletismo, amigos, atividades de Igreja, televisão e mídias sociais costumam interromper ou diminuir o tempo de dormir. As crianças dessa idade também podem experimentar os benefícios da rotina de sono, pois eles têm idade suficiente para serem ensinados como devem fazer e o porquê da rotina.

Sinais de que as crianças estão dormindo o suficiente

  • Eles dormem dentro de 15-30 minutos

    Advertisement
  • Eles não precisam de uma soneca para ficar alerta durante o dia

  • Você pode tirá-los da cama facilmente quando eles precisam acordar.

Como assegurar-se de que o seu filho durma o suficiente? Comece por estabelecer a hora de dormir. Note seus sinais de cansaço. Mantenha diariamente as rotinas de hora de dormir de maneira consistente. Verifique se o seu filho tem estado ocupado durante o dia com atividades estimulantes e se tem tomado uma quantidade suficiente de ar fresco. Não encha a cama com brinquedos. Evite cafeína.

Retire a TV do quarto. Ao estabelecer algumas rotinas e fazer alguns ajustes no seu estilo de vida você pode ajudar a combater a epidemia de privação de sono infantil.

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Don’t lose sleep over your child’s sleep needs, de Michelle Schultz.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michelle Schultz

Michelle Schultz é professora do Ensino Fundamental, graduada em Psicologia e Sociologia, mãe de dois filhos e gosta de esportes e atividades com os filhos.