Abraçando a paternidade: O privilégio do homem de cuidar de um filho

Veja as considerações importantes que você, como pai, deve fazer por amor ao seu filho.

Fernanda Ferraz

Ser pai é uma grande bênção, independente de ser pai de sangue ou pai do coração, pai é pai e nada pode negar este nobre chamado… Nem sempre os homens estão prontos para serem pais, mas dada qualquer situação, ser pai exige responsabilidades, traz consigo muitas preocupações, dores de cabeça, ansiedades, temores; mas também traz consigo uma grande e única felicidade, que enobrece o caráter do homem, que o eleva e traz amadurecimento.

A paternidade traz sentimentos que outro papel ou chamado jamais poderia trazer. Esse é o dom exemplar de ser pai… Um grande pai. O lar, suas responsabilidades e alegrias trazem consigo uma experiência profunda e um amadurecimento sem igual. Ser pai é o chamado mais importante que um homem pode ter. Falando sobre isso, vamos separar por tópicos:

A importância da paternidade

. Vemos cada dia mais o grande número de violência, pobreza, crimes juvenis, inseguranças econômicas, mau desempenho de crianças e jovens em escolas, parques e na própria conduta.

Inicialmente pode parecer estranho citar tantas coisas negativas, mas a verdade é que todas elas podem ser consequências de uma paternidade falha, omissa ou isenta. A influência positiva do pai é completamente essencial para o bom desenvolvimento do caráter das crianças e jovens. Se os mesmos não tiverem a influência constante e benéfica do pai, a tendência é que seus filhos sejam conduzidos pelos maus caminhos das drogas, do suicídio, da revolta, do roubo, da decepção. E você como pai deve se perguntar:

  • “Onde errei?”. Só você pode responder… Faça-se algumas perguntas podem ajudar a reconhecer. E ajudá-lo!

    Advertisement
  • “Por quanto tempo fiquei longe deles?”

  • “Por que não dei atenção às suas necessidades particulares?”

  • “Como não valorizei seu bom desempenho, quando o possuía?”

  • “Prestei atenção às suas amizades?”

  • “Quanto tempo importei-me mais com o trabalho do que com as carências emocionais que causei?”

    Advertisement
  • “Sempre fui um bom exemplo?”

  • “Ensinei todos os valores que poderia para evitar esse mal?”

  • “Quantas vezes fui bom marido, dando importância e demonstrando mais qualidades que defeitos?”

  • “Quantas vezes disse: ‘Depois brincamos filho?'”

  • “Quanto tempo passei na frente do computador em vez de brincar com ele?”

    Advertisement
  • E o que você pode fazer para resgatar o tempo perdido? Nunca é tarde, lembre-se disso!

O privilégio de amadurecer

. A paternidade traz muita maturidade. Ela faz um homem enxergar que não é o único no mundo, faz lembrá-lo que existe outra vida que depende dele; que seu amor, tempo e dedicação deve ser compartilhado com outra vida.

“O primeiro mandamento dado a Adão e Eva por Deus referia-se ao potencial de tornarem-se pais, na condição de marido e mulher. O pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los.” (L. Tom Perry). Foi dito: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, (…).” (Gênesis 1:28).

O privilégio de ser um protetor

. Como pai, esse é um privilégio que lhe cabe. Ninguém pode dar maior proteção do que o pai. O pai pode acolher, orientar, ensinar e prover. Seu filho pode ser pequeno, jovem, adulto, casado, solteiro, viúvo ou divorciado. Seu filho, independente da idade ou condição que possua, sempre precisará de seu pai, de seu amor, presença, ternura, apoio e compreensão.

O privilégio de ser um professor

. Os especialistas não podem ensinar os valores mais preciosos a seus filhos, não tem a capacidade inequívoca de prover o alimento intelectual, espiritual e emocional que uma criança ou jovem necessita. O ensino no lar, não é o mesmo dado lá fora, não há o mesmo amor, consideração e preocupação, seu filho é seu e não de outro.

Advertisement

Joseph F. Smith disse: “Há bem pouca devoção religiosa, amor e temor a Deus no lar; há demasiado materialismo, egoísmo, indiferença e falta de reverência na família, ou essas coisas jamais existiriam em tamanha abundância no mundo lá fora. Portanto, é o lar que precisa ser reformado. Procurem agora e no futuro fazer uma mudança em seu lar”.

Ensine por preceito, pela verdade e pelo exemplo. Seja você o especialista do qual seu filho precisa! Você não pode ensinar uma coisa e ser outra coisa totalmente diferente, isso não é exemplo!

O privilégio de amar

. A forma mais linda de amor que existe é a de um pai por um filho e a de um filho por um pai. Esse dom de amar, qualquer pai pode ter, independente de sua imaturidade ou inexperiência. Um pai pode dar todo o amor que um filho necessita e o amor está muito longe de ser material; amor não se compra, nem se substitui. O amor só é completo quando o pai esquece de si mesmo pelo filho que ama e quer bem, isso de fato, não tem preço!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.