Jogos divertidos para crianças usando coisas da casa

Dicas de como brincar com as crianças sem precisar gastar dinheiro ou usar equipamentos eletrônicos.

6,607 views   |   9 shares
  • É um dia chuvoso e todas as crianças estão enfiadas dentro de casa? Seu filho ou filha está doente, sem aula ou enlouquecendo de tédio? Você precisa de algumas ideias, jogos fáceis e rápidos para a festa de aniversário de uma criança? Bem, você veio ao lugar certo. Jogos para crianças não têm que ser trabalhosos ou complicados. O mais provável é que você já tenha tudo o que precisa em casa para chegar à diversão, jogos saudáveis que poderiam manter os pequeninos ocupados por horas. Aqui estão algumas ideias para ajudar a sua criatividade fluir:

  • Patinho, patinho

  • Este jogo não é só para crianças, os adultos vão achar que é engraçado também. Tudo que você precisa é de cadeiras, suficientes para todos os presentes sentarem-se em círculo, uma venda para os olhos, um travesseiro ou algo que possa ser usado para apontar. Uma pessoa é vendada e colocada no meio do círculo. Em seguida, todos se embaralham trocando de cadeiras, fazendo o mínimo de barulho possível. Para o próximo passo, há duas opções. Se um travesseiro estiver sendo usado, a pessoa que está no meio encontra um colo, coloca o travesseiro sobre ele e senta-se sobre o travesseiro. Se um ponteiro estiver sendo usado, a pessoa do meio simplesmente aponta em uma direção qualquer no círculo. A pessoa com os olhos vendados, então, diz o nome de um animal, por exemplo, "Patinho, patinho" ou "Sapinho, sapinho." O jogador apontado pela pessoa vendada ou aquele jogador sobre quem a pessoa vendada se sentou, em seguida, deve fazer o som do animal durante a tentativa de disfarçar a voz. A pessoa que tem os olhos vendados tenta acertar o nome do jogador que fez o barulho do animal. Se ele ou ela adivinhar corretamente, os dois trocam de lugar. Se não, o jogo continua.

  • Juntando os pares (jogo da memória)

  • Este é um bom jogo para pequenos grupos ou até mesmo para indivíduos. Você pode permitir que o jogador, ou os jogadores, crie suas próprias cartas de jogar desenhando figuras iguais, ou você mesmo pode criar as cartas utilizando o programa Clipart no computador. Pode ser com muitos ou poucos pares, como você preferir. Embaralhe as cartas e coloque-as viradas para baixo. O jogador ou os jogadores, em seguida, se revezam virando duas cartas de cada vez tentando encontrar os pares. Quem tiver o maior número de pares no final ganha o jogo.

  • Jogo garrafa esguicho

  • Este jogo tem a vantagem adicional de lavar algumas carinhas sujas durante o jogo. Semelhante ao "Patinho, patinho", todos se sentam em um círculo, exceto o jogador com o esguicho. Ele ou ela recebe uma garrafa esguicho cheia de água, pode ser uma garrafa plástica que espirre o líquido contido nela ao ser pressionada, e a permissão para escolher uma categoria. A categoria pode ser qualquer coisa, desde tipos de cereais, animais ou cores, por exemplo. Então, a pessoa com o esguicho deve silenciosamente escolher um item da categoria, manter o item escolhido na mente e ir ao redor do círculo, permitindo que cada jogador sentado fale um item da categoria escolhida. Quem adivinhar o item na mente do jogador que está com o esguicho é esguichado e se torna o próximo a esguichar.

  • Advertisement
  • Estourar o balão

  • Existem muitas variações do jogo onde o objetivo é estourar um balão. Uma opção, que é sempre um sucesso, é dividir o grupo em duas equipes, cada equipe forma uma fila. Cada pessoa recebe um balão e cada fila tem uma direção para correr. Quando o jogo começa, a primeira pessoa de cada fila corre para a direção designada, estoura o balão como desejar, corre de volta para a fila e toca a próxima pessoa. O jogo continua até que uma das equipes tenha estourado todos os seus balões.

  • Em um mundo em constante aceleração cheio de tecnologia e satisfação momentânea, é bom desacelerar de vez em quando e jogar estes jogos simples e divertidos. Você pode se surpreender ao ver o quanto as crianças gostam de atividades que não necessitam de telas de TV ou baterias. E se você receber pedidos contínuos para jogar estes jogos novamente no futuro, quem é você para desencorajá-los?

  • _Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original Fun kids' games using things around the house, de Katie Nielsen.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Katie Nielsen se formou em inglês com ênfase em escrita técnica. Ela já foi professora de inglês e é uma escritora com obras publicadas.

Jogos divertidos para crianças usando coisas da casa

Dicas de como brincar com as crianças sem precisar gastar dinheiro ou usar equipamentos eletrônicos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr