Um pai é...

Toda criança precisa de um bom pai, do tipo que investe seu tempo para conhecer seu filho e amá-lo. Por que um pai é tão importante? Aqui estão cinco razões.

11,836 views   |   214 shares
  • Friedrich Nietzsche escreveu: "Quem não tem um bom pai deve adquirir um." Em um mundo onde o papel do pai é subestimado, e muitos pais abandonaram a sua responsabilidade, Friedrich Nietzsche tinha razão. São necessários bons pais. Eles são de vital importância para a felicidade e o sucesso de cada família. Existem muitas razões pelas quais os pais são importantes, aqui estão cinco verdades que se destacam para mim.

  • 1. Os pais são os cavaleiros de contos de fadas de todas as filhas e o herói em quadrinhos de cada filho. Sigmund Freud disse"Eu não consigo pensar em nenhuma necessidade infantil tão forte quanto a da proteção de um pai." Uma criança que sabe que é protegida cresce se sentindo mais segura. As emoções são muito fortes na infância, e muitas vezes o medo é a mais forte delas. Pesadelos assombram o sono infantil, monstros se escondem debaixo da cama e no armário. É para o pai que a criança corre em busca de proteção contra a escuridão. Os braços do papai são fortes e destemidos e à criança, trazem segurança e paz. "Um homem verdadeiramente rico é aquele cujos filhos correm para os seus braços mesmo quando suas mãos estão vazias." Autor desconhecido.

  • 2. Os pais são o maior exemplo, principalmente quando acham que ninguém os está observando. Theodore Hesburgh uma vez disse"A coisa mais importante que um pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles." Sem sequer uma palavra, um pai pode mostrar a seus filhos através de suas ações como eles devem respeitar e amar os outros, especialmente sua mãe, já que geralmente se atribui à mãe maior responsabilidade pelo ensino e o cuidado em casa. Esse simples ato irá fazer mais por sua esposa e filhos do que qualquer outra coisa. Por natureza, as crianças respeitam seu pai, e à medida que veem suas ações, eles desejam andar em seus passos. Seu exemplo pode ter muito mais impacto do que seus discursos. Como Clarence Budington Kelland disse"Meu pai não me disse como viver, ele viveu e me permitiu observá-lo fazendo isso."

  • 3. O conselho de um pai pode permanecer com o filho para sempre

  • Jean Paul Richter disse: "As palavras de um pai ditas aos seus filhos na privacidade do lar não são ouvidas pelo mundo, mas como um eco numa galeria, elas são claramente ouvidas no final por sua posteridade." Um pai tem a capacidade de manter ou alterar as tradições de seus antepassados. O que diz a seus filhos pode perpetuar o ódio ou nutrir a tolerância. Eles podem ser responsáveis por abuso, ou podem cultivar o amor, a caridade e a compaixão. São as palavras de um pai que ficam na mente de seus filhos muito depois de terem saído de casa, e é a tradição mantida por ele que seus filhos buscarão quando estabelecerem tradições em sua própria casa. George Herbert disse: "Um pai ensina mais do que uma centena de professores".

  • Advertisement
  • 4. A perspectiva de um pai satisfaz a necessidade de cada criança por exploração e aventura. Louise Kaplan disse: "Os pais representam uma outra forma de olhar para a vida - a possibilidade de um diálogo alternativo." Enquanto as mães se concentram mais na criação de filhos perfeitos, os pais têm uma perspectiva diferente. Eles permitem que as crianças vistam-se com o que querem, escolham o seu próprio desjejum, saltem em poças de lama e se balancem em cordas amarradas às vigas. Na maior parte do tempo, os pais se balançam nas cordas com as crianças. Os pais permitem que as crianças explorem o ambiente e dá-lhes a liberdade que normalmente as mães não dão. Esta perspectiva diferente é boa para as crianças, porque lhes dá a oportunidade de explorar, de irem em busca de aventuras, e viver em seu mundo de faz de conta. Honestamente, em nossa casa, o pai é a diversão, devido à sua capacidade de tornar-se uma criança, assim como nossos filhos. Angelo Patri disse: "O pai que provou a essência da sua paternidade deve voltar de sua experiência, trazendo consigo os frutos de sua viagem e começar de novo ao lado de seu filho, marchando passo a passo sobre a mesma velha estrada." Os pais têm a capacidade de caminhar passo a passo de mãos dadas com seus filhos à medida que crescem, rindo e se divertindo a cada passo do caminho.

  • 5. Os pais são um reflexo terreno de Deus

  • William Wordsworth disse: "Pai! Ao próprio Deus não podemos dar um nome mais sagrado."Um pai tem o mesmo título de Deus. Não há nada maior que um homem possa possuir. As crianças aprendem a própria natureza de Deus aprendendo o que é um pai e quem é seu pai. Porque eles têm o mesmo nome, crianças comparam seu pai terreno ao seu Pai Celestial, e eles começam a atribuir-lhes as mesmas características. Se seu pai é um homem bom, eles acreditam que Deus é bom. Quando se sentem amados por seu pai, eles sentem que Deus os ama, caso se sintam rejeitados por seu pai terreno, muitas vezes se sentirão rejeitados por Deus. É dever de um pai ajudar seu filho a conhecer as características de Deus, desenvolvendo essas características em si mesmo. Pois é essa a bênção de portar o mesmo nome de Deus. Lydia Child disse: "Bem-aventurado na verdade é o homem que ouve muitas vozes suaves chamando-o de pai!".

  • Toda criança precisa de um bom pai, daqueles que dedicam um tempo para conhecer seu filho e amá-lo. William Shakespeare escreveu: "Sábio é o pai que conhece o seu próprio filho." Quando um pai caminha com seu filho a cada passo do caminho, ele não só aprende a conhecê-lo, mas desenvolve um vínculo permanente de amor e amizade além de deixar lições valiosas gravadas em seu coração. Não há maior presente para um pai nesta vida. Voltaire o disse de forma mais excelente: "Como é agradável para um pai sentar-se e conversar com seu filho. É como um homem idoso que se reclina à sombra de um carvalho que ele mesmo plantou." Para uma criança, o amor de um pai pode fazer toda a diferença.

  • Advertisement
  • _Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original A father is ..., de Tiffany Fletcher

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Tiffany Fletcher, autora de "Mother Had a Secret: Learning to Love my Mother and her Multiple Personalities" (Mamãe tinha um segredo: Aprendendo a amar minha mãe e suas personalidades múltiplas)

Website: http://motherhadasecret.blogspot.com

Um pai é...

Toda criança precisa de um bom pai, do tipo que investe seu tempo para conhecer seu filho e amá-lo. Por que um pai é tão importante? Aqui estão cinco razões.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr