Como amar mais e deixar os problemas de lado

Só diga o que você pensa com a certeza de que fará a diferença na vida de alguém. Antes de fazer algo, pense! Tenha fé e peça ajuda, e lembre-se, faça o que deve fazer com amor.

Beth Proenca Bonilha

Outro dia cheguei em casa e senti que meu ombro doía, percebi então que minha bolsa tinha tanta coisa dentro que estava pesada além do normal. Virei a bolsa sobre a mesa e comecei a analisar as coisas que carregava já fazia muito tempo.

Fui separando as coisas que realmente eram de uso diário das outras coisas que fui recolhendo ao longo do tempo em lugares que havia estado ou objetos que pensava que seriam importantes, mas percebi que nunca os havia utilizado. Quando terminei a seleção de coisas que realmente eram importantes, ao carregar a minha bolsa, percebi que eram em número muito menor do que as coisas que nunca havia usado ou das coisas que não deveriam estar ali, mas tinham lugar devido em casa e até uma boa parte que deveria ir para o lixo.

Ao colocar a bolsa nos ombros, senti tão leve que indaguei a mim mesma: Por que eu fazia este tipo de coisa? Por que carregar coisas inúteis e desnecessárias o dia todo comigo?

Carregamos coisas desnecessárias o tempo todo

Assim com eu fiz com minha bolsa, fazemos conosco também. Permitimos carregar coisas desnecessárias em nossos corações e mente, lembranças que deveriam estar arquivadas ou na lixeira. Mas não! Insistimos em nos sobrecarregar e então começamos a sofrer e ao invés de nos livrarmos do sobrepeso, culpamos as pessoas, racionalizamos achando que a vida é ingrata e que essa é nossa cruz a carregar.

Mas não é assim! Podemos limpar o interior de nosso coração e mente: é só colocar para fora os sentimentos que não nos servem para mais nada, como por exemplo, ficar remoendo as palavras que nos foram ditas em momento de ira há tempos, carregar a dor que sentimos quando uma pessoa nos deixou ou magoou ou o peso de nossos erros se podemos nos livrar deles.

Advertisement

Limpe sua mente e seu coração

Faça uma lista de suas dores, mágoas, culpas e pesar. Coloque tudo no papel e comece analisando cada uma delas:

Eliminando as mágoas

  • Quem te magoou está entre seu grupo de relacionamento? Então converse com a pessoa, diga como se sente a respeito do fato e que gostaria de resolver as diferenças para poder perdoar. Não espere que a pessoa entenda sua atitude, só a perdoe.

  • A pessoa não convive mais com você ou já faleceu? Ótimo, pergunte-se por que carrega essa mágoa se não há mais como resolver o fato? Mande para o lixo, deixe de carregar esse peso desnecessário e irá sentir-se muito melhor.

  • Ao resolver com a pessoa ou mandar para o lixo a mágoa, cuide para não promover outra para somar a já existente. Tenha em mente que a ideia é desapegar, não queira reparo ou encontrar justificativa para manter o sentimento.

Eliminando a culpa

  • É muito comum carregarmos culpa de coisas que realmente somos responsáveis ou que alguém nos responsabilizou e aceitamos como verdade. São fardos facilmente resolvidos: é só analisar a situação e procurar reparar o erro através do arrependimento, pedindo perdão e, se possível, restituindo de alguma forma.

    Advertisement
  • Se o que aconteceu o deixou com sentimento de culpa e não pode ser corrigido, faça o jogo da compensação. Coloque-se à disposição para algo novo, uma nova ação para a mesma pessoa ou para outra que cruze seu caminho. Faça o bem, promova ações positivas.

Eliminando o pesar

  • Sentir pesar por uma perda, por um fracasso, por algo que não se realizou ou por uma oportunidade perdida pode ser o peso mais incômodo dentro de nosso coração e mente. Esse tipo de sentimento é totalmente inútil em nós, mas ocupa um imenso espaço.

  • Podemos eliminar esse pesar facilmente quando aprendemos a ser gratos pelo que se tem por aquilo que se conquistou, mesmo que em pequena proporção ao sonho que se teve. A gratidão nos faz ter sentimento de realização e o pesar por aquilo que perdemos ou nunca tivemos se desfaz como papel em água.

Consequências ao limparmos nosso coração

Quando conseguimos tirar de nosso coração e mente as coisas que nos fazem mal, iremos experimentar uma sensação de leveza tão grande que nos trará alegria e virá sempre acompanhada de outros sentimentos como felicidade, satisfação, esperança e amor. Esses sentimentos não pesam, só aliviam e como são extremamente importantes nos farão fortes e preparados para vencer os desafios que vierem.

Não permita que problemas te impeçam de amar. Colocá-los de lado é uma questão de atitude, de jogar tudo sobre a mesa e eliminar o que não serve, de dar destino ao que não deveria estar lá e certificar-se de que só sentimentos necessários ficarão.

Advertisement

Seja uma pessoa otimista e cuidadosa. Só diga o que você pensa com a certeza de que fará a diferença na vida de alguém. Antes de fazer algo, pense! Tenha fé e peça ajuda, e lembre-se, faça o que deve fazer com amor.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu