5 maneiras de cultivar o relacionamento entre pai e filho

Pesquisas mostram a importância dos pais na vida de seus filhos. Use estas cinco dicas para ajudá-lo a fortalecer o relacionamento com o seu filho.

20,428 views   |   141 shares
  • Nosso filho mais novo é adotado. Quando contei a ele por que sua mãe biológica escolheu nossa família, uma das coisas que ressaltei foi que ela apontou para o meu marido numa foto de família e disse: "Eu acho que ele será um grande pai para o meu filho."

  • Meu marido é um pai incrível. Acho que nada lhe dá mais prazer nem o faz sentir-se mais bem-sucedido do que ver nossos filhos sendo também bem-sucedidos. Eles sempre o procuram para um conselho, apoio e para uma boa gargalhada.

  • Pesquisas mostram a importância que tem um pai ativo na vida de uma criança. Dr. David Popenoe, um pioneiro na investigação sobre a paternidade diz: "Os pais têm um papel mais importante do que serem apenas os adultos da casa. Pais envolvidos trazem benefícios positivos para os seus filhos que nenhuma outra pessoa é suscetível de trazer."(A vida sem Pai: Abrigando novas evidências de que paternidade e casamento são indispensáveis para o bem das crianças e da sociedade). Investir tempo em cultivar o relacionamento pai e filho pode fazer toda a diferença na vida de uma criança.

  • Aqui estão 5 dicas para fortalecer e desenvolver essa relação.

  • Falar todos os dias

  • Estabelecer linhas de comunicação já em idade precoce desenvolve a confiança entre pai e filho. Mesmo que seja apenas por alguns momentos a cada dia, o seu filho vai perceber que você está dedicando tempo para conversar com ele. Pergunte a ele sobre o seu dia, seus altos e baixos, seus triunfos e suas falhas. Eu aprecio quando meus filhos sentem que podem conversar com seu pai sobre qualquer coisa.

  • Compartilhar um interesse comum

  • Quando você tem um hobby ou paixão que você compartilha com seu filho, isso oferece a ambos a oportunidade de estarem um com o outro. Recentemente, um dos meus filhos começou a jogar golfe. Agora, ele e meu marido podem aproveitar o tempo do esporte juntos. Quando a nossa filha mais velha era pequena, meu marido costumava levá-la para pescar. Ela ainda fala com carinho de suas viagens de pesca. Ter um vínculo como esse pode ajudar durante os difíceis anos da adolescência - quando as crianças pensam que os pais não sabem nada.

  • Esteja na encruzilhada

  • Tivemos um sábio líder congregacional quando nos casamos que aconselhou meu marido a "estar na encruzilhada" durante a vida de nossos filhos. Em outras palavras, não perder os momentos importantes. Assista às apresentações, eventos esportivos e cerimônias de premiação deles. Sempre que um de nossos filhos se apresenta em um palco, ele diz saber sempre onde seu pai está sentado, porque pode ouvir sua risada (é uma risada meio incomum). Saber que seu pai está lá o faz sentir-se bem.

  • Advertisement
  • Elogiá-los

  • As crianças precisam saber quando fizeram algo bem. Mostre que você reconhece os esforços e trabalho de seus filhos. Todo mundo quer ouvir coisas boas. Muitas vezes, como pai, você pode se ver apenas como alguém que corrige erros.

  • Ensiná-los

  • Aproveite o tempo para compartilhar seu conhecimento com os seus filhos. Pode ser tão simples como lavar um carro corretamente ou como construir algo. Meu pai ensinou meu irmão como construir coisas (uma habilidade que ele aprendeu com seu pai, que era carpinteiro). Essa habilidade tem servido meu irmão ao longo dos anos. E ainda hoje meu pai o ajuda com projetos em sua casa.

  • Dr. Ronald P. Rohner, diretor do Centro para o Estudo da Aceitação e Rejeição Parental da Universidade de Connecticut em Storrs, falou de seu estudo sobre a importância do amor de um pai, "Esperamos que resultados como estes incentivem os homens a tornarem-se mais envolvidos no cuidado de seus filhos. Se o fizerem, toda a família será beneficiada."Seguir essas dicas pode ajudar os pais a fortalecerem seu vínculo com seus filhos.

  • Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original 5 ways to nurture the father and child relationship, de Robyn Carr.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Robyn Carr is a graduate of Brigham Young University, the mother of 5 and grandmother to 1. She currently lives in North Carolina.

5 maneiras de cultivar o relacionamento entre pai e filho

Pesquisas mostram a importância dos pais na vida de seus filhos. Use estas cinco dicas para ajudá-lo a fortalecer o relacionamento com o seu filho.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr