3 distúrbios do sono que podem ser a causa de alguns problemas comportamentais nos adolescentes

Os adolescentes têm muito em que pensar. Se o seu filho está agindo de forma irritada, emocional e rebelde, aqui pode estar a solução.

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  • Os adolescentes têm muito em que pensar. Por isso, não é de se surpreender que a insônia esteja se tornando cada vez mais comum entre eles. Os distúrbios do sono também podem ser causados por excesso de estímulos antes da hora de dormir. Tarefas escolares, esportes, hobbies, amigos e até mesmo a família podem manter os adolescentes acordados à noite. E quando chega o fim de semana, eles desmoronam e dormem até o meio-dia, o que lhes desregula o sono.

  • O ideal é que adolescentes durmam de oito a nove horas e meia todas as noites, mas 30 por cento deles estão dormindo menos que sete horas, conforme uma nova pesquisa realizada por The Centers for Disease Control and Prevention (agência norte-americana para o controle e a prevenção de doenças).

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  • Segundo a clínica norte-americana Mayo Clinic, por volta de 30 por cento dos adolescentes têm um distúrbio do sono. Por esse motivo, quanto mais cedo você conversar com seu filho adolescente e com um médico, melhor.

  • Tipos de distúrbios do sono em adolescentes:

  • 1. Síndrome do atraso das fases do sono

  • Esse distúrbio provém das muitas alterações no relógio biológico associadas à puberdade. É normal que o adolescente queira permanecer acordado no horário em que a família está pronta para ir dormir. Esse distúrbio costuma desaparecer no início da idade adulta. Uma consequência disso é o desejo de dormir até mais tarde pela manhã. É difícil mudar esse padrão, e assim os adolescentes acabam privados de dormir o suficiente, o que os impede de dar o melhor de si em suas tarefas.

  • 2. Apneia do sono

  • Distúrbio do sono um pouco mais sério em que os adolescentes podem parar completamente de respirar durante alguns intervalos do sono. A apneia impede que entrem em sono profundo, o que faz com que fiquem completamente exaustos durante o dia. Alguns indicadores da apneia do sono são dormir durante as aulas, bocejar constantemente e roncar. Esse distúrbio é causado por uma obstrução na garganta, no nariz ou na boca.

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  • 3. Insônia

  • Distúrbio comum do sono, a insônia é a dificuldade de dormir (levar mais de 45 minutos para pegar no sono) ou ainda o fato de se acordar frequentemente durante a noite, com dificuldade para voltar a dormir. Outros sintomas incluem acordar muito cedo e sentir-se muito cansado depois de uma noite de sono.

  • A insônia não é considerada um problema, a menos que interfira no rendimento escolar e em outras atividades. Se seu filho adolescente foi dormir tarde, acordou cedo, mas se sente descansado, é provável que não haja aí um problema.

  • Causas da insônia:

  • Podem haver muitas razões para as dificuldades que seu filho adolescente pode estar enfrentando para dormir. Há um tipo de insônia que pode incomodar o adolescente por poucas noites ou até algumas semanas e geralmente desaparece depois desse período. Estes são alguns das causas desse tipo de insônia:

    • Barulho.

    • Doença.

    • Mudança nos horários de dormir, como no período das férias.

    • Mudança de fuso horário.

    • Mudanças bruscas de temperatura.

    • Estresse.

  • A insônia de longa duração pode incomodar por meses ou até anos. A insônia de longa duração pode ser causada por:

    • Depressão.

    • Doença crônica.

    • Analgésicos.

    • Asma.

  • Outras causas mais sérias podem ser doença coronária, álcool ou abstinência de drogas.

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  • O que fazer se seu filho adolescente tiver um distúrbio do sono

  • Felizmente, os distúrbios do sono em adolescentes podem ser resolvidos com pouquíssimo tratamento. No caso dos distúrbios relacionados à puberdade, com frequência eles desaparecem naturalmente. Se o distúrbio for causado pela insônia, converse com o adolescente para saber se ele está passando por algum tipo de estresse. Algumas vezes, o simples fato de conversar com alguém sobre o problema pode ajudar o adolescente.

  • Além disso, o que também pode ajudar a curar a insônia é limitar as atividades estimulantes antes da hora de dormir. Se necessário, atividades extracurriculares podem ser alteradas ou interrompidas. Limite o uso da TV, dos vídeo games ou de música. Isso pode mudar a programação do adolescente e ajudar o sono a voltar ao normal.

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  • No caso da apneia do sono, fale com o médico sobre o problema para que ele saiba diagnosticar o distúrbio e indicar a melhor solução. Se esse for mesmo o problema, existe uma máscara especial que pode ajudar o jovem a respirar normalmente.

  • Na maioria das vezes, com o diagnóstico correto o médico pode acelerar o tratamento e permitir que seu filho — e você — consigam o merecido sono.

  • Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original Not beastly, just tired - Teen sleep disorders can be an underlying cause of behavioral problems.

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Julia Nielsen é mãe de 3 filhos, co-autora de dois livros da série 'The Crystal Locket", e é graduada pelo Instituto de Literatura Infantil em 2005.

Website: http://jewelswrites.blogspot.com

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