Doença e casamento: Como ajudar um cônjuge que tem câncer

Quando fazemos os votos de amor diante do altar, nos são ditas palavras que realmente farão parte de nossa vida, na saúde e na doença, e aceitamos cuidar um do outro não importando quais as circunstâncias.

1,983 views   |   3 shares
  • Quando fazemos os votos de amor diante do altar, nos são ditas palavras que realmente farão parte de nossa vida, na saúde e na doença, e aceitamos cuidar um do outro não importando quais as circunstâncias. Infelizmente, algumas doenças trazem um impacto profundo, tanto emocional quanto espiritual, é o caso do câncer. Quando alguém é diagnosticado com essa enfermidade, o desespero é imediato e aceitável, e não é por menos, ainda é um dos males que mais matam no mundo. O medo assombra a todos, mesmo os que são saudáveis, aliás, é uma doença que simplesmente pode aparecer.

  • Ter um membro de nossa família com câncer pode ser um grande desafio. Aprender a lidar com o desconhecido pode trazer um desgaste familiar e muitas vezes a descrença em Deus.

  • Quando esse mal atinge o nosso companheiro, se torna mais difícil. Muitas mudanças serão necessárias, inclusive na rotina da família. Mas o que realmente será importante é o apoio que todos terão que fornecer a ele e a respeitar seus medos e frustrações.

  • Conhecer a doença

  • Sabe-se que o câncer está relacionado com outras 100 doenças, que desencadeiam a formação desordenada das células de nosso corpo formando tumores que nem sempre são cancerosos.

  • Qual é o seu tipo de tumor, é o que você precisar saber. Como tratá-lo e quais as consequências desse tratamento, lhe proporcionará uma visão diferente de como encarar a doença.

  • Tratamento

  • Por qual via ele será realizado, se SUS ou particular, se haverá custo extras, qual medicamento será utilizado. Tire suas dúvidas sobre os efeitos colaterais das drogas que fará uso.

  • Família

  • O apoio familiar sem dúvida é um dos melhores remédios que ele poderá receber, estar ao seu lado, incentivar nos momento de pessimismo, dar uma palavra de conforto, ser positivo - mesmo que o cenário não favoreça, e, acima de tudo, respeitar seus momentos de dor. Mostrar que existe cura e que ele poderá ser um deles, fará muita diferença em sua autoestima que estará abalada. O ventre familiar é a força que todos nós buscamos nos momentos de alegria e dor. Controlar o estresse familiar é necessário e criar um ambiente harmônico influenciará com bons resultados no tratamento.

  • Se precisarem de ajuda, não hesite em pedir. Pode ser a parentes ou amigos, seus vizinhos ou ajuda especializada como psicólogos, e quando alguém oferecer, se necessário, aceite.

  • Insista para que ele continue a fazer o que fazia antes. Se não houver restrições, manter o cotidiano é fundamental, como trabalhar, passear, brincar com os animais domésticos ou com os filhos. Valorizar cada momento que se possa ter vale muito a pena, mas nunca force a nada, e essa belas lembranças podemos levar aos dias de internações que será momentos difíceis e que provavelmente vão ocorrer devido às quimioterapias.

  • Advertisement
  • Hospital

  • Se for o caso de permanecer dias internado para prosseguir, com melhor eficácia, o tratamento, leve flor se gostar, coloque fotos de vocês e dos filhos (se for permitido pela instituição), ilumine o quarto com bom ânimo, esteja sempre presente, diga aos filhos que os visite com regularidade.

  • Desfrute cada momento com sua família, nunca saberemos quando algo de ruim poderá acontecer, seja uma doença ou a partida de alguém. Nunca deixe de valorizar esses momentos e não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje por eles.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Adoro meu lar, meu esposo e minhas filhas são uma benção em minha vida. Sou mãe 24 horas e amo isso. Sou Técnica de Enfermagem, adoro poder transmitir um pouco de carinho a quem está passando por momentos delicados.

Doença e casamento: Como ajudar um cônjuge que tem câncer

Quando fazemos os votos de amor diante do altar, nos são ditas palavras que realmente farão parte de nossa vida, na saúde e na doença, e aceitamos cuidar um do outro não importando quais as circunstâncias.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr