Doença e casamento: Como ajudar um cônjuge que tem câncer

Quando fazemos os votos de amor diante do altar, nos são ditas palavras que realmente farão parte de nossa vida, na saúde e na doença, e aceitamos cuidar um do outro não importando quais as circunstâncias.

Pamela Dayane Alves Silva

Quando fazemos os votos de amor diante do altar, nos são ditas palavras que realmente farão parte de nossa vida, na saúde e na doença, e aceitamos cuidar um do outro não importando quais as circunstâncias. Infelizmente, algumas doenças trazem um impacto profundo, tanto emocional quanto espiritual, é o caso do câncer. Quando alguém é diagnosticado com essa enfermidade, o desespero é imediato e aceitável, e não é por menos, ainda é um dos males que mais matam no mundo. O medo assombra a todos, mesmo os que são saudáveis, aliás, é uma doença que simplesmente pode aparecer.

Ter um membro de nossa família com câncer pode ser um grande desafio. Aprender a lidar com o desconhecido pode trazer um desgaste familiar e muitas vezes a descrença em Deus.

Quando esse mal atinge o nosso companheiro, se torna mais difícil. Muitas mudanças serão necessárias, inclusive na rotina da família. Mas o que realmente será importante é o apoio que todos terão que fornecer a ele e a respeitar seus medos e frustrações.

Conhecer a doença

Sabe-se que o câncer está relacionado com outras 100 doenças, que desencadeiam a formação desordenada das células de nosso corpo formando tumores que nem sempre são cancerosos.

Qual é o seu tipo de tumor, é o que você precisar saber. Como tratá-lo e quais as consequências desse tratamento, lhe proporcionará uma visão diferente de como encarar a doença.

Advertisement

Tratamento

Por qual via ele será realizado, se SUS ou particular, se haverá custo extras, qual medicamento será utilizado. Tire suas dúvidas sobre os efeitos colaterais das drogas que fará uso.

Família

O apoio familiar sem dúvida é um dos melhores remédios que ele poderá receber, estar ao seu lado, incentivar nos momento de pessimismo, dar uma palavra de conforto, ser positivo – mesmo que o cenário não favoreça, e, acima de tudo, respeitar seus momentos de dor. Mostrar que existe cura e que ele poderá ser um deles, fará muita diferença em sua autoestima que estará abalada. O ventre familiar é a força que todos nós buscamos nos momentos de alegria e dor. Controlar o estresse familiar é necessário e criar um ambiente harmônico influenciará com bons resultados no tratamento.

Se precisarem de ajuda, não hesite em pedir. Pode ser a parentes ou amigos, seus vizinhos ou ajuda especializada como psicólogos, e quando alguém oferecer, se necessário, aceite.

Insista para que ele continue a fazer o que fazia antes. Se não houver restrições, manter o cotidiano é fundamental, como trabalhar, passear, brincar com os animais domésticos ou com os filhos. Valorizar cada momento que se possa ter vale muito a pena, mas nunca force a nada, e essa belas lembranças podemos levar aos dias de internações que será momentos difíceis e que provavelmente vão ocorrer devido às quimioterapias.

Hospital

Se for o caso de permanecer dias internado para prosseguir, com melhor eficácia, o tratamento, leve flor se gostar, coloque fotos de vocês e dos filhos (se for permitido pela instituição), ilumine o quarto com bom ânimo, esteja sempre presente, diga aos filhos que os visite com regularidade.

Advertisement

Desfrute cada momento com sua família, nunca saberemos quando algo de ruim poderá acontecer, seja uma doença ou a partida de alguém. Nunca deixe de valorizar esses momentos e não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje por eles.

Toma un momento para compartir ...

Pamela Dayane Alves Silva

Adoro meu lar, meu esposo e minhas filhas são uma benção em minha vida. Sou mãe 24 horas e amo isso. Sou Técnica de Enfermagem, adoro poder transmitir um pouco de carinho a quem está passando por momentos delicados.