7 dicas de presentes significativos para o Dia dos Pais

Lembrando que a data é para homenagear o pai que tanto faz por seus filhos, o presente que será ofertado deve ser significativo, ou seja, que marque a data como especial.

9,668 views   |   4 shares
  • Sabemos que datas comemorativas são, na verdade, estratégias comerciais: Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. Mas não podemos nos deixar envolver pela verdade nua e crua. É bom ter um dia especial para demonstrar nosso amor e admiração às pessoas importantes em nossa vida.

  • Então vamos ceder ao lado romântico dessas datas! Porém, sem exageros e tomando cuidado para não fazer dívidas que pesem no orçamento no final do mês.

  • Origem do Dia dos Pais

  • A comemoração de um dia especial para homenagear os pais teve início nos Estados Unidos quando a filha de um veterano de guerra, Sonora Dodd, teve o desejo de homenagear ao pai que criou seus seis filhos sozinhos após a morte de sua esposa. Em 1910, Sonora enviou uma petição à associação Ministerial de Spokane em Washington. A data tornou-se festa nacional oficializada pelo então presidente norte-americano Richard Nixon em 1972.

  • Atualmente, a comemoração do Dia dos Pais acontece no terceiro domingo de junho, assim como em outros países. Já no Brasil, o Dia dos Pais é no segundo domingo de agosto e teve como autor da data o publicitário Sylvio Bhering em meados da década de 50. A primeira comemoração foi dia 14 de agosto de 1953.

  • Presentes significativos para os pais

  • Lembrando que a data é para homenagear o pai que tanto faz por seus filhos. O presente que será ofertado deve ser significativo, ou seja, que marque a data como especial e deixe na lembrança o carinho e amor da relação entre pais e filhos.

    1. Cestas de café da manhã, lanche da tarde ou de frutas são boas sugestões e provocam surpresa quando são entregues por lojas especializadas que fazem homenagem em alto-falante com mensagens e música.

    2. Os mais originais são os feitos pelas crianças, como cartões, desenhos, colagem com fotografias da família, entre outros.

    3. Homenagens através de vídeos são muito utilizadas atualmente. Os filhos podem fazer uma retrospectiva da vida de seu pai e gravar mensagens para ele.

    4. Preparar almoço ou jantar com o cardápio que ele mais gosta e reunir a família é outra opção que geralmente deixa os pais emocionados e agradecidos.

    5. Uma viagem que ele sempre desejou fazer pode ser algo muito marcante como presente no Dia dos Pais. Como visitar sua terra natal.

    6. Se seu pai tiver algumas manias “machistas”, você pode surpreendê-lo com algo que venha mostrar que vale a pena experimentar o diferente. Por exemplo, se ele acha que cozinhar é coisa só para mulher, que tal um bom livro de culinária para homens.

    7. Presentes radicais como um passeio de balão, um curso de mergulho podem dar a ele uma experiência nunca antes imaginada e que ficará marcada para sempre.

  • Advertisement
  • Pontos a ponderar

  • Duas coisas são importantíssimas na hora de escolher o presente para seu pai:

    • Conhecer seu estilo. Não fará bem a ele um passeio de balão se ele tem vertigens ou sofre com medo de altura. Sonde antecipadamente sua ideia de presente diferente sugerindo a ele, como quem não quer nada, e observando sua reação.

    • Lembre-se que nem sempre o custo do presente é que fará a diferença ou será significativo, mas o valor que ele terá com o sentimento que promoverá entre vocês.

  • Para ilustrar e validar a proposta deste tema que abordamos vou contar uma história que ouvi um dia pelo rádio. Não sei se é verídica, pois o autor é desconhecido, mas representa que um presente para ter significado precisa ter sentimento.

  • Um rapaz estava a caminho do hospital para ver seu pai que estava muito debilitado pelo câncer que consumia sua vida. Era Dia dos Pais, e ele se perguntou: "O que posso dar a meu pai? Um pijama, uma sandália?". Na verdade, ele não tinha muitas opções, pois seu pai já não podia se levantar da cama, alimentava-se por meio de sonda e mal conseguia manter um conversa por muito tempo. O rapaz, angustiado com a situação, com seu coração pesado foi ao hospital sem nenhum embrulho nas mãos. Ao entrar no quarto sentia-se triste e até um pouco envergonhado por não levar nada para seu velho pai. Sabia que aquele era o último Dia dos Pais que passariam juntos. Ao ver o semblante abatido, cansado pela luta contra a doença logo percebeu qual poderia ser seu presente. Seu pai estava barbudo, com as unhas longas, os poucos cabelos que lhe restavam estavam desarrumados e compridos.

  • Leia: Pais e mães divorciados - Você NUNCA se divorcia dos filhos

  • Com carinho, fez-lhe a barba, cortou suas unhas com cuidado e penteou os poucos fios de cabelo, passou loção e beijou sua face. Enquanto fazia isso conversava com seu pai lembrando-se de todos os momentos especiais que haviam tido ao longo da vida, da admiração que tinha por ele, e até confessou algumas travessuras. Passaram horas que jamais um presente embrulhado poderia conter. Treze dias depois seu pai veio a falecer.

  • Que possamos refletir sobre a importância de dar significado às coisas e não somente cumprir com obrigações.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

7 dicas de presentes significativos para o Dia dos Pais

Lembrando que a data é para homenagear o pai que tanto faz por seus filhos, o presente que será ofertado deve ser significativo, ou seja, que marque a data como especial.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr