Como resistir à tentação de voltar para o ex

5 dicas para ajudar a colocar um ponto final na relação.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Romper um relacionamento nunca é fácil. Seja um namoro de alguns meses ou um casamento de longos anos.

Por mais aceitável, rápido e fácil – legalmente falando – que o divórcio se tenha tornado, ele continua sendo emocionalmente trágico quando ocorre e também nos anos seguintes.

Apenas o casal é que pode determinar o que seria um “motivo justo” para a separação, uma vez que eles é que deverão arcar com as consequências dessa decisão tão séria.

Se você ainda tem dúvidas, leia e pondere em seu coração este outro artigo.

Apesar de acreditar que todos os esforços devem ser efetuados para salvar um casamento, reconheço que existem relacionamentos aparentemente sem solução.

Advertisement

São situações que vão muito além da mera “incompatibilidade de gênios”, “afastamento um do outro” ou “fim do amor”. Refiro-me aos casos em que existe uma sequência de sucessivas agressões físicas ou verbais.

Mesmo que a convivência se tenha tornado insuportável, a separação ainda é difícil e é comum existirem “recaídas”, no sentido de tentar reatar uma relação prejudicial.

Se for esse o seu caso, considere os seguintes conselhos:

1. Escreva uma lista

de todos os motivos que levaram você a decidir-se pelo rompimento. Existe uma tendência natural nas pessoas de olhar para o passado removendo a parte ruim e recordando-se somente daquilo que era bom.

Quando sentir-se assim, leia a lista novamente.

Advertisement

2. Tire da sua vista

coisas que foram presentes dele(a) ou que te fazem lembrar-se dele(a). Não precisa sair jogando tudo fora ou rasgando cartas e fotos. Afinal, isso tudo faz parte da sua história.

Basta guardar muito bem guardado, de preferência em um lugar de difícil acesso.

3) Quando começar a pensar nele(a)

substitua o pensamento

por qualquer outra coisa agradável. Cante uma música de que você goste, assista a um filme ou seu programa de TV favorito, ligue para um(a) amigo(a) e conversem sobre qualquer outro assunto.

Ao conseguir quebrar o círculo da negatividade, pensando em coisas boas que não tenham nenhuma relação com ele(a), você conseguirá se desapegar e seguir adiante.

4) Faça um esforço consistente para

cortar contato

com a pessoa por pelo menos 3 meses seguidos, sem ver, telefonar ou saber notícias dela por terceiros ou redes sociais.

Advertisement

5) Quando outras pessoas te questionarem o porquê de ter rompido o relacionamento, seja sucinto na resposta e

mude de assunto

. Pois, caso contrário, você irá relembrar e reviver tudo novamente enquanto faz uma narrativa detalhada dos acontecimentos.

Lembre-se que um companheiro de valor não pensa somente no que “pode aproveitar”, mas principalmente, no que “pode oferecer”.

Infelizmente, muitas pessoas não possuem um equipamento emocional básico de caráter, decência e lealdade, essenciais para a saúde de qualquer relacionamento.

Esses 5 conselhos te ajudarão a quebrar o ciclo da dependência emocional e colocar, de uma vez por todas, um ponto final nessa relação prejudicial. O que lhe permitirá seguir adiante, rumo a uma vida plena e feliz.

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.