4 hábitos que ajudam a manter a saúde mental

A saúde mental é o equilíbrio entre comportamento, atitude e ação. Saiba como manter esse equilíbrio e ter uma vida muito mais saudável.

Lidiane Franqui

Ter boa saúde mental é um fator decisivo para ter uma vida melhor e mais saudável. Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, estima-se que uma a cada cinco pessoas sofrerá de doenças mentais diagnosticáveis. As causas desse quadro podem ser diversas, desde mudanças bioquímicas de ordem cerebral a traumas psicológicos e emocionais. Ninguém está completamente livre de ter uma doença mental ou patologias que possam desencadeá-las, mas podemos evitar isso através de uma mudança de comportamento, atitudes e ações. Afinal, a saúde mental é o equilíbrio entre esses fatores.

1. O otimismo ajuda

Quando se recomenda um equilíbrio entre atitudes, comportamentos e ações, se reforça a importância de cada um deles na manutenção da saúde mental. Ter atitudes otimistas, além de fazer muito bem, dá forças para enfrentar os desafios da vida e a ter mais esperança no futuro. Cuidar da saúde mental é cultivar bons pensamentos, acreditar que as coisas vão dar certo e não se deixar abater pelo negativismo.

2. Faça atividades físicas

Pesquisas diversas já comprovaram que a atividade física faz bem para o cérebro. Além disso, melhora a qualidade de vida e previne doenças como a depressão. Incluir exercícios físicos na rotina é um grande aliado, não apenas para manter a saúde mental, mas também para deixar o corpo em forma e a saúde em dia. Evite também o uso de substâncias nocivas à saúde, como drogas em geral.

3. Reconheça seu valor

Todo mundo tem valor, e saber reconhecer isso é também uma forma de se amar. Enumere suas qualidades e as utilize para seu bem e para o bem das pessoas que convivem com você. Espalhar coisas boas é um ótimo antídoto contra o mau humor e contra as doenças, principalmente as de ordem mental e emocional.

4. Estabeleça metas

Tenha sonhos, planos e metas para o futuro. Nunca deixe que sua vida seja um marasmo. Sonhar ativa bons sentimentos e nos faz ter mais vontade de viver. Quem não sonha não muda a vida. Quem não têm objetivos, não consegue encontrar sentido para continuar vivendo. E esse tipo de emoção causa muitos prejuízos à saúde, principalmente à mental. Portanto, ative sua capacidade de sonhar e, é claro, de realizar também!

Advertisement

Espero que as dicas ajudem. Mudar não é uma tarefa fácil, mas possível para quem realmente deseja. Afinal, tudo depende de nós. Pense bem sobre o que foi falado neste artigo e mude o que for necessário. A saúde deve sempre estar em primeiro lugar.

Toma un momento para compartir ...

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.