Meditação: Uma prática que faz bem para sua saúde

Meditar é cuidar de si mesmo e dos que nos cercam, pois é um processo que gera saúde física e mental para quem faz.

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  • Meditar é mergulhar dentro de si mesmo, não através de pensamentos e soluções racionais, mas da ausência de ambos. Desta forma, nos tornamos capazes de entender a nós mesmos e, consequentemente, compreender o que motiva as atitudes do outro. Meditar é, acima de tudo, a tentativa de alcançarmos uma transformação positiva e duradoura que se estenderá a todos os que nos cercam.

  • 1. Método

  • Procure um ambiente aconchegante e calmo onde você não será perturbado por interferências ambientais. Sente-se com as pernas cruzadas (você se lembra da posição de indiozinho que aprendemos na escola?), coluna ereta, mãos descansando gentilmente sobre as pernas. Feche os olhos. Procure relaxar o corpo todo com algumas respirações profundas. Volte a respirar normalmente e sinta seu corpo se acalmando. Trabalhe para que sua mente aprenda a se esvaziar de pensamentos.

  • Os budistas dizem que a meditação é como fazer um macaco parar de pular de galho em galho por alguns momentos. Nossos pensamentos se movimentam o tempo todo, assim como o macaco. Se conseguirmos parar e não pensar em nada, teremos alcançado a introspecção. A partir daí, com práticas rotineiras, ficará cada vez mais fácil evitar devaneios.

  • Lembre-se que não importa o tempo que ficará meditando. Há pessoas que conseguem se concentrar por apenas alguns minutos, enquanto outras meditam por horas. Faça o que conseguir.

  • 2. Religião

  • Para aprender a meditar e adotar essa prática você não precisa ser budista, hinduísta ou estar necessariamente ligado a qualquer religião. Meditar nada mais é que um treinamento mental, capaz de produzir maior integração entre mente, corpo e mundo externo.

  • Meditar é um estilo de vida. Assim como fazer esportes e alimentar-se bem, a meditação tem a função de manter nossa mente e nosso corpo saudáveis. Abra sua mente para novas realidades e modos de vivenciar os acontecimentos e, se achar necessário, procurar algo para crer. Siga seu coração.

  • 3. Por que meditar?

  • A meditação é capaz de atingir objetivos semelhantes aos de algumas técnicas de psicoterapia, ou seja, ela faz com que passemos a observar nossos pensamentos cada vez mais, modificando a forma com a qual interagimos com o mundo. Além disso, meditar causa redução dos sintomas do estresse e da ansiedade e melhora significativamente a concentração, o humor e a autoconfiança.

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  • Para enfrentar os obstáculos que a vida nos coloca no caminho, precisamos de serenidade. A meditação é capaz de gerar esse sentimento, pois olhar para dentro de nós mesmos é a forma mais inteligente e racional de alcançarmos o amadurecimento psicológico.

  • Meditar nos permite deixar de acreditar que a individualidade é mais importante que a coletividade e, desta forma, passamos a nos doar mais aos outros, compreendendo que todos têm limitações e virtudes. Tudo fica mais fácil e acessível.

  • Nota do Editor: Meditar também pode tomar o significado de Ponderar.

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Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

Meditação: Uma prática que faz bem para sua saúde

Meditar é cuidar de si mesmo e dos que nos cercam, pois é um processo que gera saúde física e mental para quem faz.
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