Dicas para o proprietário manter seu imóvel sempre alugado

Veja algumas dicas de como o proprietário pode manter seu imóvel sempre locado, gerando receitas e não despesas.

Carla Pinheiro Alves

Ter um imóvel é ter um grande investimento. Há muito tempo ter um imóvel é sinônimo de negócio garantido, pois muitas pessoas utilizam como fonte geradora de renda, seja para investimento, para moradia própria ou alugando. No entanto, muitas vezes um imóvel que é destinado ao aluguel fica por muitos meses vazio à espera de ser alugado, deixando de gerar renda e causando prejuízo. Mas como podemos manter um imóvel sempre alugado?

Ao precisar de um imóvel para alugar, busca-se um que seja sempre o melhor para a família, por isso é necessário analisar o que o inquilino espera de um imóvel e buscar atender às necessidades e desejos de seu cliente. Alguns pontos são cruciais para que seu imóvel seja desejado para ser alugado.

Atender às necessidades do inquilino

É preciso analisar a forma inversa, não como proprietário, mas como inquilino. Faça as seguintes perguntas para si mesmo: Eu alugaria este imóvel? Este imóvel atende às necessidades de minha família? Está dentro do meu orçamento?

Essas perguntas com certeza ajudarão a manter seu imóvel sempre alugado, então o mantenha ou o transforme para que seja desejado para qualquer inquilino.

Reforma

A condição física do imóvel é imprescindível para uma boa locação. Algumas medidas baratas podem deixar seu imóvel com uma ótima aparência deixando-o mais preparado para ser locado e com uma rentabilidade maior. Por isso mantenha as paredes limpas e pintadas, portas e janelas em perfeitas condições, banheiros e pias em ordem, verifique se a hidráulica e a elétrica da casa estão em perfeito funcionamento. Caso apresentem alguma anomalia, arrume de forma permanente, não recorra à maquiagem e “gambiarras”, não é preciso fazer uma grande reforma, mas que as condições básicas sejam atendidas. Não se esqueça de fazer uma grande limpeza e faxina nas dependências internas e externas.

Advertisement

Segurança

Nos dias de hoje a segurança é uma das grandes preocupações dos brasileiros, como aponta a pesquisa Ibope, “a segurança pública é a terceira grande preocupação com 13%”. Se quiser que seu imóvel permaneça alugado, ele deve ser seguro. Observe se ele oferece isso, caso precise melhorar a segurança, faça-o.

Anúncio

Essa é uma ferramenta importante em qualquer negócio, principalmente para o proprietário manter seu imóvel sempre locado. Faça anúncios em jornais locais, em sites de divulgação, em blogs ou até mesmo nas redes sociais, desde que seja de forma segura e que seja de fácil acesso às pessoas. Divulgue aos amigos, conhecidos e familiares.

Imobiliária

Uma forte aliada é a estrutura, força e segurança que as imobiliárias oferecem, por isso muitas pessoas procuram direto a imobiliária. Ela, além de ter formas de atrair as pessoas, também auxilia com contratos e outras burocracias. Procure imobiliárias conhecidas, confiáveis e de tradição. Se possível, faça um levantamento da idoneidade das imobiliárias antes de firmar qualquer compromisso. Pese na balança se as taxas cobradas pelas imobiliárias são favoráveis para suas expectativas.

Facilidade

Locar um imóvel às vezes pode ser muito burocrático para algumas pessoas, nem sempre é fácil. Por isso, acredito que ser flexível pode gerar boas negociações sem perder os requisitos de segurança para o proprietário, assim, todos podem sair satisfeitos.

Contrato

Faça um contrato justo para ambas as partes, que seja seguro para todos, inclua no contrato de permanência, procure orientações específicas com profissionais para fazer esses contratos, assim você assegura que o mesmo seja seguro e válido perante a lei.

Advertisement

Preço

O preço é uma questão muito importante. Procure avaliar o bairro e as condições econômicas atuais, seja sábio e flexível, às vezes vale a pena negociar, ganhar um pouco menos e deixar seu imóvel sempre alugado com pessoas de confiança e honesta do que salgar o preço e ter prejuízo com um imóvel desocupado.

Procure pensar também como inquilino, com sabedoria você poderá manter seu imóvel sempre alugado.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.