6 ensinamentos que um pai pode passar a uma filha

6 lições que sua filha precisa aprender para ser feliz e capaz de desenvolver seu pleno potencial.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Fui imensamente abençoada com um pai maravilhoso! Preocupado, atencioso, amigo, carinhoso e exigente. E o que mais me toca, ao pensar sobre a influência que meu pai exerceu (e ainda exerce) sobre mim, é o fato de que ele não teve nada disso.

Tudo que ele buscou ser para mim e minhas duas irmãs foi baseado nos exemplos que retirou das Sagradas Escrituras e de outros pais que admirava.

Imagino que ser pai de menina não seja tarefa fácil. Ao ponderar sobre o papel sagrado que a ti foi confiado, leve em consideração ensinar sua filha a:

1. Ser grata

atualmente, o apelo para o consumo é muito forte… Parece não existir limite para o desejo humano de ter e, atualmente, tudo parece descartável. A mídia faz roupas, bolsas, sapatos e produtos de beleza milagrosos exercerem uma influência muito poderosa sobre as jovens. Isso sem falar dos aparelhos tecnológicos… Um novo (e “indispensável”!) a cada semana. Bonecas de todos os tamanhos e modelos, pôneis e bichos de pelúcia de todas as espécies levam as mais novas à loucura… Nesse mundo em que “ter” se confunde com o “ser”, é importantíssimo ensinar sua filha a ser grata pelo que tem hoje!

Ajude-a a expressar gratidão a sua família, seus professores, seus amigos e, principalmente, ao Pai Celestial, por todas as dádivas recebidas. Um ótimo exercício para isso é fazer um “Diário de Bênçãos”, anotando ao final de cada dia uma lista de motivos pelos quais ser grata a Deus.

Advertisement

2. Ser inteligente

é preciso incentivar as meninas a estudar e a buscar toda instrução formal que estiver ao alcance. Elas precisam treinar a mente e as mãos para exercer uma influência positiva no mundo. Seja como dona de casa, professora, advogada ou neurocirurgiã, independente do futuro que escolher, não a deixe se contentar em ser menos do que seu potencial divino.

3. Ser pura

ajude-a a compreender que o corpo que possuem é santo e que não deverá fazer nada que o profane. Lembro de meu pai sempre dizendo que “nossas roupas revelam os desejos de nosso coração”, e me explicando que nunca deveria usar o corpo para chamar atenção – e sim, minha inteligência e simpatia.

A esse respeito, Jeffrey R. Holland aconselhou: “(…) Escolham suas roupas da mesma maneira que escolheriam suas amigas – em ambos os casos escolham aquelas que as tornem melhores e que lhes deem confiança para estar na presença de Deus. As boas amizades nunca nos constrangem, diminuem ou exploram. O mesmo se aplica às roupas.”

4. Ser fiel

ensine-a a ser fiel a suas próprias convicções, a diferenciar o que é errado do que é certo, a ser honesta consigo mesma e com o próximo e, principalmente, a assumir as consequências dos próprios erros. Como? Primeiramente, dando o exemplo e, depois, mostrando que seu amor por ela é maior que tudo que ela possa vir a fazer. Que, mesmo errando, ela tem a chance de se arrepender, mudar e começar de novo. É preciso corrigir, educar, mas sempre demonstrando um amor maior.

5. Ser humilde

vivemos em uma época que exige muito das mulheres – a sociedade quer nos convencer que temos que ser supermães, superesposas, superprofissionais, superbonitas, superindependentes… Não é fácil conviver com tamanha pressão! Ajude-a a reconhecer a mão do Senhor em todas as coisas, a confiar Nele e buscar Seu auxílio divino. E, principalmente, mostre que você a ama como ela é agora!

Advertisement

6. Orar sempre

para agradecer ou pedir, ensine-a que, além de seu pai terreno, existe um Pai Celestial ansioso em ouvir os anseios do coração de sua filhinha amada. Como disse Gordon B. Hinckley certa vez, “O milagre de tudo isso é que Ele ouve, Ele atende, Ele responde – nem sempre como gostaríamos, mas não tenho a menor dúvida de que o faz”.

Lembre-se que, como pai, você tem direito ao auxílio Divino para cumprir sua sagrada reponsabilidade.

Se buscar sinceramente, o Pai Celestial o ajudará e inspirará com todas as coisas que tiver que fazer.

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.