Como ajudar uma criança a memorizar

4 dicas para ajudar as crianças a exercitarem a memorização e melhorarem o aprendizado.

14,681 views   |   33 shares
  • Todos nós já passamos por isso alguma vez na vida, a necessidade de memorizar alguma coisa importante enquanto criança. Seja o número do telefone de nossa casa, o endereço ou até mesmo alguma informação importante que aprendemos na escola. Para alguns é uma tarefa fácil já para outros a dificuldade de memorização pode até mesmo ser prejudicial.

  • O que podemos fazer então para ajudar nossos filhos a memorizar algo? Veja aqui algumas dicas que poderão auxiliá-lo:

  • 1) Transformar a informação necessária em música, é uma boa saída. Pense em uma melodia que a criança conheça e acrescente nela a informação necessária para ser memorizada. Por exemplo, a música infantil "atirei o pau no gato" pode ter sua letra modificada pelos números do telefone de sua casa, caso seja essa a necessidade de memorização. Treine algumas vezes sozinha e depois ensine a criança a nova letra para aquela melodia. Isso funciona muito bem.

  • 2) Se a memorização for a respeito da escrita ou até mesmo palavras de outra língua, uma boa dica é você colocar um desenho sobre aquela palavra e colocar no quarto da criança, em um painel, mural ou na própria parede temporariamente. Exemplo: Se seu filho precisa decorar a palavra lua em inglês, recorte um desenho de uma lua com os dizeres embaixo “moon” e pendure. Para ajudá-lo você pode a cada dia acrescentar um desenho diferente com outras palavrinhas e deixar lá por um tempo.

  • 3) Através da repetição também é possível memorizar muitas coisas. Então, se for o caso repita com seu pequeno várias vezes durante o dia a informação que precisa ser memorizada. Para chamar atenção você pode acelerar ou diminuir o tom de voz, fazê-lo mais grave ou agudo. Essas alterações chamarão atenção e ficarão na memória da criança junto com a informação necessária.

  • 4) Se você tiver talento com algum instrumento musical, crie uma musiquinha com o tema a ser memorizado. Essa técnica inclusive é usada em cursos pré-vestibulares e traz excelentes resultados.

  • Observe qual é a forma que possibilita em seu filho uma maior memorização, mas não deixe de praticar outras possibilidades para que isso não caia na rotina e ele perca completamente o interesse.

  • A mente humana é dotada de uma capacidade extraordinária de armazenamento de informações. As crianças então, têm uma facilidade muito maior de memorização. Use sua criatividade para ajudar seus pequenos a praticar, e quando crescerem eles mesmos saberão qual será a forma mais fácil para fazê-lo.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Como ajudar uma criança a memorizar

4 dicas para ajudar as crianças a exercitarem a memorização e melhorarem o aprendizado.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr