Dicas para ir às compras com crianças pequenas

Sair com criança pequena requer um planejamento básico para que o passeio não acabe antes da hora. Veja algumas dicas para que os filhos aproveitem junto com os pais a ida ? s compras.

Caroline Canazart

Depois que os filhos nascem, uma simples ida ao shopping pode transformar-se numa frustrante tentativa de voltar às atividades normais de um ser humano comum. Sem organização e planejamento não dá para ir até a esquina de casa em paz a não ser que a mãe ou o pai queiram ouvir o choro insistente do filho pelos corredores do supermercado ou pelas araras de roupas de uma loja qualquer. E acredite, se o choro desenfreado começar a alternativa será deixar aquele vestido maravilhoso de lado até descobrir qual é o problema ou pegar o rumo de casa sem o objetivo alcançado.

As crianças não têm paciência para esperar longas filas, fralda suja ou estômago vazio. Então veja algumas dicas do que fazer para tornar seu passeio mais produtivo:

  • Programe-se para sair com pelo menos meia hora de antecedência. Uma fralda ou roupa suja sempre aparecem de surpresa.

  • Leve uma bolsa recheada com fraldas, roupas extras e lenço umedecido. Um “acidente” pode fazer você voltar para casa mais cedo.

  • Faça a bolsa de passeio no dia anterior. Isso diminui a possibilidade de esquecer itens importantes para a sua “sobrevivência” fora de casa, como a chupeta.

    Advertisement
  • Se o seu filho já brinca, leve alguns brinquedos para distraí-lo.

  • Antes de sair de casa dê um lanche para a criança ou dê de mamar. Pelo menos a impaciência por causa de fome não chegará tão rápido.

  • Leve lanchinhos fáceis e mamadeira/copo com água ou suco.

  • Verifique logo que chegar se o local possui fraldário. Normalmente nos shoppings além de lugar apropriado para a troca de fralda, também tem poltronas para amamentação e microondas para esquentar a papinha ou mamadeira.

  • Peça ajuda para o filho mais velho quando estiver, por exemplo, no supermercado. Isso prende a atenção das crianças maiores.

    Advertisement
  • Se a saída for durante à tarde ou noite é sempre bom deixar seu filho tirar uma soneca antes. Se o passeio for na parte da manhã, faça ele dormir mais cedo na noite anterior.

  • Perceba a hora de ir embora. Quando os bebês começam a chorar freneticamente ou as crianças mais velhas se agitam e não obedecem mais, chegou a hora de tirar o time de campo. São os sinais clássicos de cansaço.

No começo parece que nunca mais existirá uma tarde de compras prazerosa, mas com o tempo todos entram no ritmo e sair com as crianças passará a ser mais divertido do que propriamente fazer compras.

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.