Espera de teu filho o que fizeste com teu pai

Algumas considerações sobre a importância do respeito, amor e consideração com os pais idosos no sentindo de fortalecer os elos familiares.

5,730 views   |   35 shares
  • Essa brilhante citação do filósofo grego Tales de Mileto merece profunda reflexão, afinal seu filho aprenderá com você como um pai deve ser tratado e, o mais comum, é que repita o seu comportamento. Muitas pessoas não se dão conta disso e destilam intolerância em relação aos mais velhos na frente das observadoras crianças.

  • Coisas da idade

  • É preciso compreender os sentimentos do idoso que de pessoa ativa e independente tem sua rotina transformada. Alguns encaram essas mudanças que lhes são impostas pela idade com naturalidade, mas a maioria tem dificuldade de lidar com isso. O livro "Coisas da Idade" da psicóloga Ana Perwin Fraiman fala dos impasses críticos dessa fase conturbada e ameaçadora. A apresentação da obra salienta que: "É um não às perdas que até agora têm sido consideradas como inevitáveis. Um não à desistência e um sim à ousadia de viver cheio de vontade e energia para mais!".

  • Respeito ao idoso

  • Nunca é demais alertar quanto à importância de respeitar e proteger os mais velhos e essa obrigação se amplia quando se refere aos nossos familiares. Respeitamos nossos idosos quando reconhecemos o importante papel que desempenham em nossas vidas e garantimos dignidade e qualidade de vida para eles. As limitações físicas e mentais da idade são consideradas com naturalidade; jamais sendo motivo para deboche, irritação ou menosprezo. O respeito aos mais velhos deve ser inserido nas relações familiares desde a tenra idade, ensinando os filhos que todos merecem consideração.

  • Não é tanto o que faz, mas como se faz

  • Não se trata apenas de cumprir com as obrigações junto aos familiares idosos, eles são merecedores de muito mais. A forma como trata os familiares idosos e, muito especialmente os pais, diz muito sobre o caráter da pessoa. Transferir a responsabilidade de cuidar de seu idoso deve ser algo muito bem pensado; é preciso que se tome grande cuidado. E mesmo que não se possa estar totalmente presente, que não use de subterfúgios para desculpar a ausência. A atenção e o desvelo aos pais idosos devem ser antes de tudo, um ato natural de amor.

  • Relação de afeto

  • A convivência com a família é fundamental para o bem-estar do idoso e toda a família. Idosos que são incluídos nas atividades familiares, que são ouvidos com atenção e deferência têm maior facilidade de lidar com seus limites e representam um papel muito importante, principalmente, na vida dos netos. A convivência com os avós costuma ser muito saudável para a criança que cria com eles elos de confiança e cumplicidade.

  • Advertisement
  • Honrarás pai e mãe

  • Uma máxima religiosa pregada por diferentes religiões mostra o quanto honrar os pais em todas as idades é de grande importância. Na Bíblia em Efésios 6:1-3 temos: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. Honrar significa reverenciar, valorizar e estimar.

  • Pais: a visão que seu filho terá disso depende muito do que ele absorver do seu comportamento.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Espera de teu filho o que fizeste com teu pai

Algumas considerações sobre a importância do respeito, amor e consideração com os pais idosos no sentindo de fortalecer os elos familiares.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr