Sair da cama pela manhã é pedir demais? Aprenda a lidar com a fadiga

Não importa o que está causando o sentimento de fadiga: um problema crônico de saúde, um trabalho muito estressante, os cuidados com um recém-nascido, etc., a fadiga diária pode transformar até mesmo...

954 views   |   shares
  • Não importa o que esteja causando o sentimento de fadiga: um problema crônico de saúde, um trabalho muito estressante, os cuidados com um recém-nascido, etc., a fadiga diária pode transformar até mesmo as tarefas mais simples em uma montanha intransponível. A fadiga constante vai afetá-lo física, mental e emocionalmente, fazendo com que se sinta subjugado e incapaz de lidar bem com as situações que se apresentam diante de você.

  • Há alguns anos, tive um problema sério de mononucleose que durou mais de um ano e me deixou com uma Síndrome da Fadiga Crônica permanente. De lá para cá, a fadiga se tornou uma parte indesejável de minha vida, transformando minhas atividades do dia a dia em desafios que às vezes parecem insuperáveis.

  • Embora viver com uma fadiga diária traga frustrações, com o passar dos anos, aprendi alguns truques que têm me ajudado a controlar a fadiga e administrar minha vida mesmo quando não estou me sentindo cem por cento.

  • Se você está lutando contra a fadiga, experimente algumas destas sugestões para organizar seu dia a dia e aliviar um pouco seu fardo:

  • Priorize seu descanso

  • A verdade é que quando alguém está sofrendo de fadiga prolongada, por qualquer que seja o motivo, descansar se torna uma prioridade. Não importa se seja por estar cuidando de um bebê, sofrendo com uma deficiência ou uma doença crônica ou enfrentando outro problema sério que esteja lhe esgotando as forças, é muito importante analisar bem sua rotina diária.

  • Interrompa o que não é necessário e certifique-se de descansar o máximo que puder. Se estiver com dificuldades para dormir à noite, seja devido a insônia ou a horário invertido de um recém-nascido, encontre tempo para dormir ou descansar calmamente durante o dia. Mesmo uma soneca de 20 minutos pode fazer uma grande diferença na quantidade de energia que você consegue reunir a cada dia. Não importa qual seja a causa da fatiga, é bem provável que ela seja seguida de estresse. Não tente ir além de seus limites e sempre permita a si mesmo o descanso necessário para que você consiga dar o melhor de si.

  • Não se sobrecarregue

  • No mundo de hoje, parece que estar ocupado é motivo de orgulho para a maioria das pessoas. É muito fácil se comprometer com mais do que se é capaz de cumprir. Sobrecarregar-se é o meio mais rápido de piorar a fadiga. Seja sábio ao escolher projetos, designações e compromissos com os quais se compromete. Não tenha medo de dizer “não”, se algo for demais para você.

  • Advertisement
  • Tome nota

  • O esquecimento é amigo íntimo da fadiga. Quando se está cansado, é como se o cérebro estivesse embaçado, dificultando o pensamento e a memória. Se tiver dificuldades de memorização ou de se lembrar de todos os itens de sua lista mental de tarefas, anote-as em algum lugar de fácil acesso.

  • Crie o hábito de anotar o que precisa fazer diariamente e tudo mais de que precise se lembrar, como compromissos ou algo importante que deseja contar a alguém. Não se esqueça de dar uma olhada na lista de tempos em tempos para ver se não está se esquecendo de nada.

  • Faça coisas de que gosta

  • É provável que, com o passar do tempo, sua vida vai mudar, a fadiga vai diminuir, e você se sentirá mais capaz de cumprir com suas responsabilidades. Por agora, entretanto, respeite seus limites e dê a seu corpo o que ele precisa para continuar funcionando. Forçar muito a barra vai apenas tornar sua fadiga ainda mais severa e deixá-lo vulnerável a outros problemas de saúde.

  • Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original When getting out of bed is asking too much: How to handle fatigue, de Cindy Baldwin.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Cindy Baldwin é uma dona de casa e escritora freelance que está esperando seu primeiro filho. Sua poesia e prosa têm sido destaque em várias publicações.

Website: http://beingcindy.blogspot.com

Sair da cama pela manhã é pedir demais? Aprenda a lidar com a fadiga

Não importa o que está causando o sentimento de fadiga: um problema crônico de saúde, um trabalho muito estressante, os cuidados com um recém-nascido, etc., a fadiga diária pode transformar até mesmo...
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr