De quanto exercício seus filhos precisam?

As estatísticas são assustadoras em relação a obesidade infantil que cresce a cada ano. Veja o que fazer para manter seu filho em forma e criar bons hábitos desde cedo.

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  • Vemos diariamente algumas estatísticas alarmantes como: "A maioria das crianças e jovens de dois a dezenove anos não está se exercitando o suficiente", “Uma entre três crianças é obesa” e “Uma criança comum gasta, por dia, sete horas com algum tipo de mídia”. A maioria das pessoas concorda que algo precisa ser feito para melhorar a saúde dos jovens de hoje, o difícil é saber como.

  • A necessidade que as crianças têm de se exercitar vai muito além do desejo de afinar a silhueta.

  • De acordo com a American Heart Association, crianças que se exercitam regularmente têm:

    • Músculos e ossos mais fortes.

    • Menos riscos de desenvolver a diabetes do tipo 2.

    • Melhor perspectiva da vida.

    • Maior autoestima.

    • Menor probabilidade de ficarem deprimidas.

    • Menos riscos de desenvolver pressão alta e colesterol alto.

    • Menor probabilidade de desenvolver asma e outros problemas respiratórios.

    • Menor probabilidade de desenvolver problemas do sono, como ronco ou apneia.

    • Menor risco de desenvolver desequilíbrio hormonal.

    • Menor probabilidade de ser vítima de bullying.

    • Menos probabilidade de ter problemas escolares ou comportamentais.

  • Mas todo exercício precisa ser planejado e seguido formalmente? A resposta é não. Segundo o site norte-americano Kidshealth.org, “[...] para as crianças, exercitar-se significa brincar e estar em atividade física”. Essa visão mais ampla do exercício torna mais fácil para as crianças obter os três elementos da boa forma.

  • O primeiro elemento da boa forma é resistência, que pode ser alcançada por meio de atividades aeróbicas que mantêm o coração em funcionamento.

  • O segundo elemento é a flexibilidade, que se obtém por meio de exercícios formais de alongamento ou atividades informais como se esticar ou abaixar para pegar objetos.

  • O terceiro elemento é a força, que pode ser aumentada por meio de exercícios calistênicos, como abdominais e flexões em barras. No entanto, a força também pode ser aumentada com atividades do tipo escalar coisas e brincar de luta.

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  • O tempo recomendado para ter uma boa saúde é de uma hora e meia para crianças entre um a três anos, duas horas para crianças em idade pré-escolar e uma hora para crianças em idade escolar e adolescentes.

  • Fazer com que as crianças se exercitem não precisa ser uma tarefa intimidadora. Exercite-se com seus filhos; vocês vão desfrutar mais da companhia uns dos outros. Descubra maneiras criativas de se exercitar e mude os exercícios de tempos em tempos para quebrar a monotonia. Lembre-se de que não precisa haver uma rotina formal.

  • O site Health Discovery ensina que as crianças têm um período curto de atenção para atividades físicas e, por isso, é preciso fazer intervalos periodicamente.

  • As crianças se aquecem, ficam desidratadas e se cansam mais rapidamente que os adultos; então, preste atenção aos sinais. Seja um bom modelo para seus filhos. Ajude-os a formar hábitos que durem por toda a vida. Torne as atividades agradáveis para que eles queiram participar.

  • Algumas atividades que sugiro são:

    • caminhadas

    • ciclismo

    • corrida

    • abdominais

    • patins

    • pegador

    • pular corda

    • tênis

    • basquete

    • futebol

    • artes marciais

    • ginástica

    • natação

    • queimada

  • Já que você está sempre ocupado em prover o que seus filhos precisam, por que não prover também os exercícios de que eles precisam? Faça exercícios bem básicos. Descubra atividades que você já faz ou gosta de fazer e as torne parte do exercício. Lembre-se de que o exercício não precisa durar horas, mesmo 15 minutos de exercício já ajudam.

  • Encontrar tempo para as atividades pode ser difícil, mas seja criativo na maneira como usa seu tempo. Deixe que um dos filhos fique correndo em volta do parquinho enquanto o outro termina o jogo de futebol, por exemplo. Por último, lembre-se que você não tem de ser perfeito. Saiba que tentar e errar é ainda melhor do que nunca tentar.

  • Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original How much exercise does your child need?.

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Michelle Schultz é professora do Ensino Fundamental, graduada em Psicologia e Sociologia, mãe de dois filhos e gosta de esportes e atividades com os filhos.

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