A importância de brincar no desenvolvimento infantil

Proporcionar ? s crianças momentos de brincadeira é muito mais do que oferecer lazer e diversão a elas, é propiciar a oportunidade de desenvolvimento, criatividade, autonomia e respeito ao outro.

3,581 views   |   8 shares
  • Ao falar em desenvolvimento infantil estamos falando em mudanças de comportamento e de habilidades relacionadas à idade. A partir disso, psicólogos do desenvolvimento estudam quando certas habilidades aparecem, como elas mudam com a idade e se mudam de forma súbita ou gradativa. Atualmente a psicologia do desenvolvimento acredita que o desenvolver de uma pessoa depende de sua história genética e de experiências individuais proporcionadas pelo ambiente.

  • Diante disso, ao pensarmos no desenvolvimento infantil devemos levar em consideração não apenas as características que já nasceram com a criança, mas, principalmente, os estímulos ambientais que damos a elas. Assim, muitos teóricos preconizaram estudos sobre as fases do desenvolvimento infantil, entretanto, todos eles consideram que o desenvolvimento não depende exclusivamente da idade cronológica e sim dos estímulos oferecidos em um determinado espaço de tempo.

  • Então, se o desenvolvimento de uma criança depende principalmente do meio ambiente em que ela é criada, o que fazer para estimular o seu filho?

  • Brincar! Ao falar em desenvolvimento de uma criança, as brincadeiras são fundamentais. Isso porque elas estimulam não apenas o desenvolvimento físico e habilidades motoras, mas muitas estimulam a criatividade, imaginação, apego e muitas outras habilidades infantis fundamentais para o crescer feliz e saudável de uma criança.

  • Assim, é possível pensar em diferentes estímulos para as crianças a partir de diferentes brincadeiras e atividades infantis que poderão estimular o desenvolvimento de seu filho. Eis algumas sugestões:

  • 1 - Desenvolvimento físico e motor

  • brincadeiras que envolvem movimentos corporais frequentes podem contribuir com o crescimento físico da criança, fazendo-a atingir o seu potencial genético de altura. Atividades com brinquedos de montar e pinturas em desenhos, além de brincar de pegar, esconder ou correr. Essas brincadeiras podem ajudar a desenvolver a coordenação motora e a noção de espaço, dentre outras coisas.

  • 2 - Desenvolvimento sensorial e perceptivo

  • atividades infantis que envolvam cores, sons, toques e perfumes são boas opções para estimular o desenvolvimento das sensações e percepções das crianças. Brincadeiras com músicas, tintas, lápis coloridos, massinha de modelar, dentre outros, são fundamentais para o desenvolvimento aguçado da visão, audição e tato de seus filhos.

  • 3 - Desenvolvimento social

  • qualquer brincadeira em que a criança precise compartilhar seus brinquedos, suas ideias e vontades com outras crianças as educa a respeitar o próximo e os direitos do outro. Atividades de competição, por exemplo, ensinam a criança a perder de forma saudável e a ganhar sem ficar presunçosa. Essas brincadeiras, no entanto, dependem do acompanhamento dos pais, educando as crianças com lições e ensinamentos sobre a relação delas com os outros.

  • Advertisement
  • 4 - Desenvolvimento intelectual

  • brincadeiras de ligar os pontos, desenhar, pintar, montar objetos, criar brinquedos a partir de materiais recicláveis, podem proporcionar à criança um maior nível de concentração e raciocínio lógico, fundamentais ao desenvolvimento intelectual.

  • Sendo assim, incentive seu filho com brincadeiras saudáveis e educativas e, sempre que possível, acompanhe-o durante essas atividades. Dessa forma, favoreça a seu filho espaço e tempo para brincar, procure envolvê-lo com crianças da sua faixa de idade e diminua o tempo dele em frente à TV, computador e videogame. Afinal, brincadeiras interativas e de movimentos corporais são muito mais saudáveis em qualquer idade.

  • Brinque e divirta-se com o seu filho, e ajude-o a desenvolver-se feliz e saudável!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Tahiana Andrade S. Borges é psicóloga clínica e especialista em Gestão de pessoas. É escritora free-lancer de sites e blogs, escrevendo sobre assuntos relacionados à Psicologia e Comportamento Humano.

A importância de brincar no desenvolvimento infantil

Proporcionar ? s crianças momentos de brincadeira é muito mais do que oferecer lazer e diversão a elas, é propiciar a oportunidade de desenvolvimento, criatividade, autonomia e respeito ao outro.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr