Como agir quando o cônjuge diz que não lhe ama mais

"Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é.

137,106 views   |   661 shares
  • Creio que o amor tenha várias formas de ser sentido e expressado. Pessoas amam de maneiras e intensidades diferentes. É como a dor, cada pessoa tem uma resistência diferente, algumas suportam mais tempo que outras. Algumas podem ser submetidas a maiores níveis de dor enquanto outras, com níveis mais baixos, não conseguem suportar.

  • Quando se está vivendo uma relação saudável, em que o amor é mútuo e as coisas parecem se encaixar como nunca, diz-se que encontrou a sua alma gêmea, a tampa da panela, ou a cara-metade.

  • O que fazer quando um dos lados deixa de se encaixar?

  • A primeira coisa a fazer é respeitar os sentimentos e o momento do cônjuge. Não queira impor o amor, não há o que possa ser feito para que alguém comece a amar verdadeiramente uma pessoa. Só pode ser recuperado aquilo que já existia. É um bom momento para analisar se sempre houve amor ou era só paixão.

  • Como e por que nos encantamos e começamos a amar uma pessoa e não a outra? Muitos amores não são correspondidos e fica a pergunta - Por quê? Se ele ou ela é uma pessoa tão boa, tão especial, encantadora. Amor é um sentimento que acontece somente em alguns momentos da vida e quando acontece deve ser nutrido, pois do contrário, pode sim, esfriar e deixar de existir.

  • Quando um dos lados diz que não ama mais na fase do namoro

  • Namoro é o período certo para que o casal analise se realmente a paixão tem potencial para se tornar amor. Se durante esse período o amor esfriar é o momento certo para dar um tempo e cada um dos lados analisarem se, com a distância, sentem-se melhor ou não. Se o sentimento for de alívio e liberdade, não insista, não há amor. Mas, se a distância deixar um vazio, causar sofrimento e dor, reavaliem a situação, acertem as arestas que estão atrapalhando, e dê a relação uma nova chance, sem preconceitos e com muito desejo de que tudo dê certo.

  • Quando um dos lados diz que não ama mais no casamento

  • Se o casal chegou ao casamento, significa que em determinado momento do namoro a paixão se transformou em amor, fazendo com que decidissem pelo casamento. A união para o casamento é um passo muito especial e deve ser tratado com muito respeito e seriedade.

  • Mas, se um dos lados disser que não ama mais seu cônjuge, nessa fase do relacionamento, a decisão do que deve ser feito é completamente diferente da que se toma na fase do namoro.

  • Todas as ações para preservar o casamento nunca serão demais, principalmente se houver filhos dessa relação. A família deve ser preservada.

  • Advertisement
  • Mesmo com toda a dor que possa estar sentindo, toda fragilidade por ouvir que seu amor não é mais correspondido, ainda assim se revista de mais amor, para ajudar seu cônjuge a ver o que realmente está acontecendo. Busquem resgatar os momentos bons, procurem ajuda de profissionais e líderes religiosos para que tenham a avaliação e conselhos de terceiros.

  • Não permita que raiva e ressentimento invadam seu coração, lute por seu amor, lute pela preservação da família.

  • Se mesmo com todas as tentativas e ações em prol do resgate da relação, ainda assim o cônjuge insistir que não há mais amor, experimentem a separação momentânea, dê a ele a oportunidade de vivenciar a experiência de como vai ser a vida sem a sua presença.

  • Mas, lembre-se, antes de amar outra pessoa demasiadamente a primeira e mais importante pessoa que você deve amar e respeitar é a você mesmo. Não se submeta a humilhações e reações que choquem ou desrespeitem sua autoestima.

  • Separação momentânea é apenas um período. E não deve ser uma prática constante na relação. É apenas uma experiência para saber se o cônjuge que diz não amar mais ao outro sabe exatamente o que está sentindo. Essa separação deve ter tempo definido e o momento já determinado para que retomem a conversa.

  • Talvez uma viagem, um período na casa de parentes distantes seja o suficiente para a pessoa refletir. O ideal é que a pessoa que diz não amar mais seu cônjuge continue com sua rotina diária e quem saia seja o lado que está lutando pela restauração.

  • O Padre Fábio de Melo em um artigo fala sobre o amor verdadeiro e como saber se realmente está sendo amado e se realmente está amando. Ele começa com uma pergunta: “Como está a nossa capacidade de amar? Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é, quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil e por isso você o ama tanto. Na hora em que forem embora as suas utilidades, você saberá o quanto é amado!".

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como agir quando o cônjuge diz que não lhe ama mais

"Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr