Honestidade de caráter: Como se livrar da mania de mentir

Conheça os motivos para mentir e como livrar-se deste hábito altamente prejudicial.

Fernanda Ferraz

A mitomania é um distúrbio ou desequilíbrio psíquico, ela ocorre em pessoas que têm a mania de mentir. O mitômano mente sobre coisas específicas, falando sobre coisas que gostaria que fossem reais, mas ele tem consciência de que não diz a verdade. Já a pseudolalia é quando a pessoa mente compulsivamente e perde a noção do que é mentira e realidade. Há pessoas que se realizam na mentira, que levam a vida baseando-se em acontecimentos que nunca ocorreram ou dizendo possuir coisas que não possui, tudo isso para impressionar e ser bem-visto. A mitomania, se não tratada, pode tornar-se pseudolalia.

Infelizmente, muitas pessoas mentem! Mas, por que será?

Por medo.

Para chamar a atenção.

Para ser aceito.

Advertisement

Na tentativa de impressionar.

Devido a distúrbios psiquiátricos.

Quais são os problemas que a mania de mentir traz?

A pessoa perde a credibilidade.

Leva a fama de mentirosa.

Afasta bons amigos.

Advertisement

As pessoas deixam de confiar nela.

A mentira começa a fazer parte da vida da pessoa, como se fosse normal e realidade.

A pessoa não se preocupa com as consequências negativas que a mentira possa trazer.

O que fazer para mudar?

1. Reconhecer

. O primeiro passo é reconhecer que viver com a mentira não é nada bom. É enxergar a necessidade de mudar e fazer todos os esforços para ser honesto.

2. Perceber

. É ser ou estar sensível ao ponto de compreender que a mentira magoa as pessoas que lhe amam e, verdadeiramente, desejam o seu bem. E por isso, vale o esforço para ser honesto.

Advertisement

3. Pare

. Quando sentir vontade de mentir, PARE! Não pronuncie nenhuma palavra que não se refira a algo que de fato aconteceu. Refreie o turbilhão de pensamentos e a vontade de persistir ou contar uma nova mentira.

4. Não criar ou alimentar as ilusões mentais. Não alimente esse mau hábito, não incentive sua própria mente a continuar com fantasias, que só fazem mal e que não lhe levam a nada. Quando o indivíduo mente, ele começa a entrar num círculo vicioso e realmente sente dificuldades em parar, chega até, nos casos mais difíceis, a imaginar que de fato a mentira que ele contou aconteceu, vivendo em um mundo paralelo e totalmente irreal, prejudicando a saúde da mente e do corpo. Quanto mais adiar a saída desse vício da mentira, mais dificuldade vai sentir para deixar.

5. Seja você mesmo

. As pessoas que gostam de você devem gostar pelo que você é e não pelo que você tem ou pelo que você pode proporcionar a elas. Seja você mesmo, sem invenções e mentiras, pessoas que são amigas de verdade não se importam com coisas externas e sim com o prazer de estar ao seu lado e poder aprender com seus bons ensinamentos e exemplos. A honestidade é um bom modo de saber quem são seus verdadeiros amigos.

6.

Encare a vida de modo diferente

Quando uma pessoa mente, ela está sendo desonesta com os outros e consigo mesma. Então, outro meio para acabar com a mania de mentir é encarar a vida de modo diferente, entender que nenhuma vida baseada na mentira tem a verdadeira felicidade. Busque meios que possam lhe ajudar a sair deste hábito destruidor de felicidade: você pode ler bons livros; assistir a histórias reais que lhe ajudem; pedir ajuda à sua família ou procurar um psicoterapeuta para lhe ajudar a seguir adiante, sem mentiras!

Advertisement

strong,Porque a casa construída sobre areia desmorona facilmente

Compartilhe conosco como conseguiu vencer a mania de mentir e ajude outros a mudarem para descobrirem a alegria sendo honestos. Comentem neste artigo!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.