A terapeuta infantil ensina: São as pequenas coisas as que mais importam

Aqui estão 20 maneiras aprovadas pelas crianças para se tornar um pai ou mãe melhor hoje.

Megan Wallgren

Esta terapeuta infantil compartilha algumas maneiras que um pai ou mãe pode ser melhor. É interessante notar que a compra de presentes extravagantes ou dar a seu filho cada capricho dele não é mencionado. No relacionamento com seu filho, são as pequenas coisas que mais importam. Aqui estão 20 dicas aprovadas pelas crianças para se tornar um pai melhor hoje.

1. Desligue o celular

Dê a sua família a sua atenção. Pergunte-se se a chamada, e-mail, texto ou jogo realmente precisa de sua atenção agora. Se não for o caso, ignore.

2. Sente-se no chão

Você não precisa ser o pai grandão, o pai alto como uma torre ou em pé o tempo todo. Abaixe-se e interaja com o seu filho ao seu nível. Vocês não podem montar legos juntos ou brincar com seus bonecos de ação sem se sentar com eles no chão.

3. Vá lá para fora

Faça algum exercício físico ao ar livre com seus filhos. Vocês todos vão se sentir mais relaxados. Além disso, as mães não gostam de brincadeiras do tipo “vai acabar em choro” ou que se jogue bola na sala de estar.

4. Beba em pequenas xícaras de chá

Você certamente só vai beber um golinho, mas terá um sabor muito doce. Sua menininha acha que servir é a melhor parte da brincadeira. Certifique-se de ter maneiras muito elegantes.

Advertisement

5. Use fantasias

Quer se trate de uma coroa ou uma capa, use-a com orgulho. Sinta-se lisonjeado por sua filha vê-lo como um príncipe, e se seu filho o considera um super-herói.

6. Durma no chão

Largue a sua cama confortável em troca de um tempo junto com as crianças. Acampe no quintal ou no chão da sala de estar.

7. Façam coisas juntos

Construir uma casa de passarinho ou assar alguns biscoitos. É sempre mais divertido fazer isso em conjunto.

8. Deixe-os ajudar

Pode demorar o dobro do tempo, mas você estará ensinando habilidades valiosas às crianças quando você as deixa ajudá-lo no quintal, arrumar a garagem ou organizar o escritório. Um dia, eles estarão fora de casa, vivendo por conta própria e precisarão de algumas habilidades e boas condutas de trabalho.

9. Ensine-os

A fazer churrasco, jogar bola, jardinagem, assobiar muito alto… No que você é bom? Passe esse conhecimento para seu filho.

Advertisement

10. Diga: “Sim”

Os pais são especialistas em dizer não. Pratique dizer sim. Isso pode significar ficar acordado até tarde, ter que ir ao cinema, disparar pistolas de água, comer sorvete ou construir um forte. Pode envolver tempo ou quem sabe, açúcar. Também pode incluir fazer uma bagunça. Mas vale a pena o olhar delas quando ouvem essa palavra mágica.

11. Escreva bilhetes

Muitos pais têm dificuldade em dizer que amam e se orgulham de seus filhos. Então não diga, escreva. Seu filho vai ter por escrito a prova de que ele é tudo para você.

12. Leia um livro

Por minha experiência, sei que as crianças adoram histórias antes de dormir, ainda mais quando o pai lê para elas. Se o seu filho já é muito crescido para ser colocado na cama, leia o mesmo livro que ele está lendo. Ele vai adorar discutir todos os detalhes com você.

13. Passe um tempo com cada um individualmente

Ter o pai só para si é um presente. Não tem que ser uma grande atividade. Crianças adoram até mesmo executar tarefas com o pai. (Especialmente, se você fizer uma pausa para uma guloseima ou agrado.)

14. Deixe o trabalho no trabalho

Esqueça o seu trabalho quando sair dele. Isso não significa apenas se recusar a atender chamadas relacionadas ao trabalho, mas também deixar o estresse para trás. Se você teve um dia ruim, faça algumas respirações profundas no carro. Não entre em casa e descarregue em sua família.

Advertisement

15. Trabalhe com o seu filho

Os melhores líderes não apenas dão ordens às pessoas ao redor, mas arregaçam as mangas e trabalham juntos. Ajude com as tarefas e trabalhos de casa. Seus filhos vão apreciar isso e estarão mais propensos a atender quando você lhes pedir para fazer alguma coisa.

16. Mantenha o contato visual

Olhe para eles. Isso é uma coisa simples, mas permite que seus filhos saibam que eles são importantes.

17. Ouça realmente

Quando você não ouve, perde coisas importantes. Talvez, você não esteja muito interessado em dinossauros como o seu garotinho, ou não se importa com o que a amiga de sua filha adolescente usou para ir à escola hoje. Mas escutar contribui grandemente para a construção de um bom relacionamento. Seus filhos estarão mais propensos a compartilhar com você as coisas que importam quando você toma tempo para ouvi-los do que quando não o faz.

18. Explique-lhes o porquê

Seus filhos não têm a sua experiência de vida. Se você disser não, explique a razão. Pode ser tão simples como explicar que fazer determinada coisa incomodará os outros, como pode ser também algo difícil de explicar, e você talvez terá que compartilhar informações pessoais com eles. Mas, se você explicar seu raciocínio, você vai construir confiança e respeito com seu filho.

19. Diga obrigado

Essa cortesia comum pode significar muito vindo de você. Se você agradece por algo grande ou pequeno, isso permite a seu filho saber que você valoriza a sua contribuição para a família.

Advertisement

20. Dê abraços

Nenhuma explicação necessária.

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original It’s the little things that matter most [VIDEO].

Toma un momento para compartir ...

Megan Wallgren

Megan Wallgren is a freelance writer and mother of four energetic children.