Este homem revela como ser homem, marido e pai em uma casa cheia de meninas

Ser pai é desafiador o suficiente. Mas como o único homem em uma casa cheia de filhas, há muito o que aprender. E os melhores professores são elas mesmas.

4,441 views   |   shares
  • Em uma tarde de sábado, durante a temporada de futebol americano, muitas vezes eu me vejo sendo o único na casa que se alegra ao ver um jogador fazer uma derrubada defensiva contra uma dupla adversária, entrar no campo do outro time e derrubar o líder atacante atrás da linha do embate. Provavelmente, a razão para isso é que eu sou um pai em uma casa cheia de meninas. Não é que as minhas meninas não gostam de esportes. Eu já notei que elas demonstram alguns movimentos bastante impressionantes de futebol e de karatê. Mas há muito mais com relação às “meninas do papai."

  • Eu cresci sem pai, então naturalmente, sabia muito pouco sobre a paternidade e menos ainda sobre ser pai de meninas. No entanto, ao ter minhas filhas, fui adquirindo mais conhecimento. Eu sei os nomes e as músicas de todos os ícones da cultura pop e dos galãs de Hollywood. Eu também ampliei meu vocabulário. Um novo termo que eu aprendi é uma coisa chamada acessorizar. Rosa não é apenas uma cor, é um tema. Sapatos não são algo que você calça, são algo que você "veste".

  • Há tanta coisa para aprender sobre ser um pai de meninas à medida que elas evoluem daquela bonequinha de porcelana em meus braços para um conglomerado de hormônios com telefone celular. Portanto, ao invés de atravessar por mim mesmo um território desconhecido, eu decidi deixar as mulheres da minha vida me ensinarem a ser pai de meninas. Tudo que eu precisava era de disposição para aprender. É incrível o que as meninas podem ensinar sobre a paternidade eficaz.

  • Seja um pai durante toda a vida de suas filhas

  • Suas obrigações de emprego podem limitar a quantidade de tempo que você passa com seus filhos. Mas as crianças (especialmente as meninas) precisam de tanto envolvimento paterno quanto possível - e não apenas como um disciplinador. É importante que você dedique o máximo de seu tempo para suas filhas.

  • O Primeiro amor de verdade de uma filha é o pai dela. Desde as festinhas de chá até festas para conhecer os amigos dela, o seu envolvimento ativo é vital. Um estudo do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos mostra que as meninas são menos propensas a se envolver em atividades perigosas em grupo, experimentar drogas e participar de sexo promíscuo, quando seus pais têm maior envolvimento em suas vidas. Elas também têm melhor desempenho acadêmico. Você não pode esperar até que suas filhas sejam adolescentes para então intensificar e assumir o seu papel como um pai. Forje e fortaleça esta relação desde quando são pequenas.

  • Advertisement
  • Ouça sem corrigir (mas seja capaz de corrigir quando for necessário)

  • Pode ser difícil resistir à tentação de pegar sua "caixa de ferramentas de pai" e imediatamente tentar corrigir qualquer problema que sua filha está passando. Isso é bom quando se quebra um brinquedo ou quando uma joia precisa ser consertada para ser usada naquele dia. Mas, mais do que ser capaz de “consertar” seus problemas, as meninas querem que você as ouça com simpatia e empatia. Há uma grande diferença entre ouvir e escutar. Quando você realmente ouve o que sua filha diz (retendo todo o julgamento e conselho paternal), isso a faz sentir que ela pode lhe contar qualquer coisa.

  • Incentive sua filha a falar com você. Conheça os grupos de amigos e colegas dela. Não tenha medo de fazer perguntas sobre o que está acontecendo em sua vida. Você terá algumas discussões potencialmente embaraçosas com suas filhas à medida que entram em diferentes fases de suas vidas. Estabelecer um nível confortável de comunicação no início fará com que os temas difíceis se tornem mais fáceis de lidar.

  • Trate sua mulher como uma rainha

  • A melhor maneira de ensinar é pelo exemplo. Uma citação bem conhecida diz: "A melhor coisa que um pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles." Você quer que os rapazes e homens da vida de suas filhas as tratem com bondade, cortesia e respeito. Quando você trata a mãe de suas filhas dessa forma, você mostra a elas quais são as qualidades que devem procurar nos rapazes que namoram e com os quais passam o seu tempo.

  • Ajude suas filhas a desenvolverem autoconfiança e independência

  • É bom que as suas filhas saibam como verificar o óleo e trocar um pneu. Mas é mais importante que elas desenvolvam a autoconfiança e capacidade de tomar decisões. Um conceito importante que você deve incutir em sua filha é forjar sua própria identidade e não ser definida por "tribos" ou pela pessoa com a qual escolhe se casar.

  • Eu testemunhei várias mulheres da minha família permanecerem em relacionamentos pouco saudáveis e até mesmo abusivos devido ao medo de ficarem sozinhas. O sucesso do casamento e da família vem de um esforço conjunto. O esforço dos Pais pode ser mais bem sucedido quando ambos estão confiantes como indivíduos e podem contribuir para o bem da família com suas próprias e valiosas experiências. Grande parte dessas experiências vem do que as meninas aprendem com seus pais.

  • Eu tive muitas experiências gratificantes como pai das minhas filhas. Temos ótimas conversas (mesmo sobre os temas difíceis), e elas toleram minhas piadas e trocadilhos. Quando minha filha adolescente me pergunta que par de brincos combina com seus sapatos, eu sei que ela não vai usar a minha escolha - mas é bom ser consultado.

  • Advertisement
  • Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Fatherhood in a house full of girls, de David Jensen.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

David Jensen é pai de duas garotas (16 e 9 anos), ambas diagnosticadas com TDAH.  Ele trabalha em casa como escritor freelance e cuida de suas filhas.

Este homem revela como ser homem, marido e pai em uma casa cheia de meninas

Ser pai é desafiador o suficiente. Mas como o único homem em uma casa cheia de filhas, há muito o que aprender. E os melhores professores são elas mesmas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr