3 formas de demonstrar amor sem muitas palavras

Apesar de a declaração de amor ser importante, só falar nem sempre é garantia de que o amor que sente seja tão intenso quanto ao demonstrar com ações.

Beth Proenca Bonilha

Conta-se que um garoto caminhava com seu pai em uma estrada onde tinham que passar até chegar a seu destino. Eles ouviram ao longe som de cavalos galopando, e o garotinho disse ao pai: “Ouça, papai, são cavalos galopando e puxando uma carroça”. O pai passou as mãos em seus cabelos em gesto de elogio pela esperteza do menino e completou: “Muito bem, meu filho, são cavalos puxando uma carroça vazia”.

Pouco tempo depois os cavalos com a carroça passaram por eles. O menino ficou surpreso ao ver que a carroça estava mesmo vazia e perguntou ao pai como ele podia saber que ela estava vazia, no que o pai respondeu: “Eu sabia que estava vazia pelo som que ela fazia, pois quanto mais vazia uma carroça, mais barulho faz”.

Às vezes achamos que para demonstrar nossos sentimentos precisamos falar muito ou mesmo esperamos que o outro faça dessa forma. Queremos que a pessoa amada esteja constantemente nos falando de seus sentimentos. Apesar de a declaração de amor ser importante, só falar nem sempre é garantia de que o amor que sente seja tão intenso quanto ao demonstrar com ações.

Ações valem mais que mil palavras

Sim, um ato pode representar muito mais que mil palavras. Uma jovem mãe envolvida pela rotina da casa e pelos cuidados com seus dois filhos pequenos estava em um dia especialmente atarefada. Aos poucos, foram chegando da escola os filhos maiores que entravam, beijavam-lhe a face e diziam: “Olá, mamãe”; outros diziam: “Oi, mamãe. Te amo”. A última das filhas ao chegar beijou a mãe, subiu para seu quarto, trocou a roupa, foi até sua mãe e perguntou: “Mamãe, o que você quer que eu faça para te ajudar?”.

Todos os filhos certamente amavam sua mãe, mas a filha que se ofereceu para ajudar foi a que demonstrou o que realmente sentia.

Advertisement

Existe outro tipo de linguagem que pode falar tão claro quanto se utilizar palavras. A linguagem da comunicação através de ações como: expressões do corpo, dedicação e atenção, atitudes de serviço e atos de afirmação. O antropólogo, historiador, filósofo e terapeuta conjugal norte-americano Dr. Gary Chapman em seu livro As cinco linguagens do amor nos dá dicas de como podemos demonstrar amor sem muitas palavras.

Carinho e demonstrações de afeto

O toque físico é a forma mais comum de demonstrar afeto. São gestos de carinho como: afagar os cabelos, beijar as mãos, a face, abraçar, fazer massagem nos pés, andar de mãos dadas, mãos nos ombros. São demonstrações de afeto e amor que não precisam de palavras. Ações que demonstram amor pelo amigo, familiares, esposo ou namorado.

Tempo com qualidade

É uma demonstração de amor quando você dedica tempo exclusivo à pessoa amada. Dar atenção a uma conversa ou problema que a pessoa passa. Deixar todos os afazeres para assistir a um filme juntos, ver fotografias, escrever cartas a parentes distantes, fazer uma visita sem compromisso específico e tempo determinado, sair para tomar um sorvete ou caminhar e conversar.

Sirva o outro. Como fez a garotinha do conto acima, se dispor a ajudar de alguma forma sem esperar retorno ou agradecimentos. Serviço é uma linguagem de amor que normalmente se faz quando grupos se reúnem para alguma ação planejada, conhecido como mutirões. Mas é possível promover ações de demonstração de amor a uma única pessoa ao nos dispor a ajudar de alguma forma.

Elogie e afirme seu amor. Às vezes, um pequeno bilhete deixado no espelho, uma mensagem no meio do dia ou uma flor no travesseiro. Lembrar-se da pessoa quando fizer uma viagem trazendo uma lembrancinha qualquer.

Advertisement

“Se desejarmos desenvolver um relacionamento, precisamos saber quais são os desejos da pessoa amada. Se queremos amar um ao outro, precisamos saber como fazê-lo.” Dr. Gary Chapman.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu