5 segredos para se fazer ótimos bolos

Algumas dicas simples que vão deixar seu bolo mais macio e fofinho, veja como é fácil.

1,164 views   |   1 shares
  • Se você gosta de exercer seus dotes culinários na produção de bolos, é importante seguir algumas dicas para garantir que fiquem bem macios e gostosos para agradar toda família. Dê uma olhada nas dicas abaixo:

  • 1) Um dos principais ingredientes que fazem parte da massa de bolos e pães é a farinha. Ela é a responsável por unir todos os outros ingredientes que serão acrescentados. Por este motivo, cuide para adquirir uma farinha de boa qualidade. Antes de agregá-la à massa, passe-a pela peneira para que fique mais fina e elimine as partes mais duras. É indicado inclusive, que todos os ingredientes secos sejam passados pela peneira antes de serem incorporados.

  • 2) Um outro ingrediente importante é o fermento, ele reage liberando gás carbônico e faz com que a massa cresça e fique fofa. Duas coisas, a saber, em relação ao fermento, a primeira delas é: escolha sempre fermentos de boa qualidade, para testá-los, você pode colocar em um copo de água quente uma colher de sobremesa de fermento, se borbulhar, ele está bom e pode ser usado. Isso evita que você perca o restante dos ingredientes, caso utilize um fermento que já não mantém suas características. A segunda dica é: acrescente sempre o fermento por último, depois de já ter adicionado todo o restante solicitado, agindo assim, você evita que ele comece a agir antes e perca suas propriedades antes de ir ao forno.

  • 3) Depois de tudo acrescentado é hora de misturar. Essa parte tem como objetivo agregar bem tudo que foi adicionado e também permitir que entre ar na massa deixando que ela fique bem fofinha. Com a batedeira ou mesmo com a ajuda de um fuê, faça movimentos circulares em forma de oito para garantir que o ar entre em toda a massa.

  • 4) Acenda o forno com antecedência de uns dez minutos antes de colocar o bolo para assar. Isso garante que o gás carbônico, aquele liberado pelo fermento, não escape da massa e garante assim a leveza e fofura do preparo.

  • 5) A forma utilizada, também, é de fundamental importância. Ela deve ser untada e enfarinhada para que seu bolo seja desenformado depois de pronto e fique perfeito. Você deve despejar a massa até que complete 2/3 da altura da forma, dessa forma, ele crescerá na medida, dentro dos limites, e não corre o risco de vazar. Asse em forno com uma temperatura por volta dos 180 graus.

  • Além disso, procure sempre comprar ingredientes de qualidade. Deixe os ovos e a margarina (caso sua receita solicite) fora da geladeira uns trinta minutos antes de começar. Evite abrir o forno antes dos primeiros quinze minutos quando o bolo já estiver assando. Quando pronto, desenforme morno. Prontinho, seguindo essas dicas você terá um bolo macio e fará a todos bem felizes! Bom apetite!

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

5 segredos para se fazer ótimos bolos

Algumas dicas simples que vão deixar seu bolo mais macio e fofinho, veja como é fácil.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr