Avós são pais duas vezes: Como se aproximar de suas raízes

No contato de duas gerações tão distantes há muitas possibilidades de aprendizado e troca de afeto. Incentive sempre que possível o relacionamento dos avós com seus netinhos. Veja algumas sugestões.

Renata Finholdt

Que grande alegria é para uma família quando os avós estão próximos e podem, com certa frequência, participar ativamente da vida dos netos.

Os avós têm um carinho especial e normalmente fazem de tudo para agradar seus pequenos netinhos. Aquela velha retórica de que os avós são pais duas vezes é a mais pura realidade. É possível para eles, agora mais maduros e experientes, aproveitar a infância dos netos sem medo de errar.

Quer algumas dicas para aproximar os avós dos netos? Veja algumas abaixo:

  1. Aproxime sempre que possível seus filhos dos avós. Um final de semana na casa deles, ou na praia, um passeio pelo parque, um cinema ou teatro entre avós e netos. Há muitas possibilidades de estarem juntos e essa aproximação entre essas gerações deixará lembranças por toda a vida.

  2. Incentive os pequenos para que chamem os avós, sempre que possível, para participarem de suas atividades cotidianas, sejam elas simples partidas de videogame em casa ou festejos na escola.

    Advertisement
  3. Para que os netos sintam-se mais próximos dos avós, dê especial atenção às datas comemorativas, como por exemplo Dia dos Pais, aniversários e, principalmente, deixe que seus filhos participem dos preparativos como também da compra dos presentes.

  4. De forma inesperada, proponha aos seus filhos que eles façam pequenos cartões ou bilhetes para os seus avós. Deixe que eles entreguem esses bilhetinhos, isso fará com que se sintam muito felizes e mais próximos.

  5. Prepare uma noite em que histórias da vida dos avós possam ser contadas aos pequenos. Se possível, convide os avós para estarem presentes nesse dia para que eles mesmos possam contar suas histórias. Se conseguir, mostre fotos dos avós quando eram mais jovens para ilustrar para as crianças a história contada. Vocês podem planejar uma noite para os avós maternos e outra para os avós paternos.

  6. Para as crianças entenderem a ligação dos avós, prepare sua árvore genealógica e mostre a elas. Aproveite para falar sobre a importância da família na vida deles.

Incentive, sempre que possível, o contato dos avós com seus filhos. Essa relação de gerações distantes por anos trazem grandes felicidades para ambos. Aos mais novos por poderem aprender com eles e também sentirem todo o carinho que os avós têm para oferecer, e aos avós por deixarem-se voltar à infância e viverem juntos com seus netos experiências inesquecíveis de amor e muito carinho.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.