Meditação para iniciantes

Acredita-se que a meditação seja uma atividade espiritual, mas ela também pode trazer muitos benefícios ? saúde.

Shelli Proffitt Howells

Acredita-se que a meditação seja uma atividade espiritual, mas ela também pode trazer muitos benefícios à saúde. Segundo a revista Viva Saúde, a meditação diminui o estresse, a ansiedade, o consumo de drogas e aumenta o bem-estar, a autoestima, além de trazer outros benefícios. Por causar mudanças no cérebro, a meditação ajuda a reduzir a pressão sanguínea, a resposta à dor e a melhorar a saúde do cérebro.

Não sabe como começar? Veja algumas maneiras simples de começar a praticar a meditação. Experimente as dicas a seguir e fale com seus familiares sobre elas. Assim todos podem desfrutar de seus benefícios.

Oração

. A oração é uma das maneiras mais bem conhecidas de meditação e é parte importante de várias religiões. A oração é uma forma de nos comunicarmos com Deus. É um momento em que consideramos as muitas bênçãos que recebemos e aumentamos o sentimento de gratidão. Geralmente quando oram, as pessoas deixam de lado suas preocupações mundanas e concentram-se em aumentar sua espiritualidade. Isso ajuda a ver os problemas através de outro prisma. Você pode orar sozinho, com seu cônjuge ou com toda a família para fortalecer os laços.

  • Para começar a orar, basta dirigir seu pensamento ou suas palavras a Deus. Agradeça a Ele pelas bênçãos em sua vida e depois peça a Ele que o ajude em suas necessidades. Termine dizendo amém.

Respiração profunda

O controle da respiração é a forma mais básica de meditação. É também uma das melhores maneiras de diminuir o estresse. Quando estamos ocupados e estressados, nossa respiração se torna acelerada e curta.

  • Concentre-se em sua respiração. Procure respirar mais profunda e lentamente, e com ritmo. Se seu pensamento começar a vaguear, volte lentamente a atenção para sua respiração.

    Advertisement
  • Inspire lentamente enquanto conta até seis. Depois, solte o ar lentamente, também contando até seis. Continue a respirar dessa maneira até sentir que está começando a relaxar.

  • Depois, inspire lentamente contando até seis. Segure a respiração e conte até sete. Solte a respiração lentamente contando até oito. Se quiser liberar a tensão, inspire e solte o ar com força.

Meditação mantra

. Com a meditação mantra, repete-se calmamente uma palavra ou frase.

  • Gosto de usar um mantra com pelo menos duas sílabas. Dessa maneira, posso dizer uma sílaba ao inspirar e outra ao expirar. Um de meus mantras favoritos é “eu sou”. Ao me concentrar no “eu sou”, consigo perceber que sou um ser imortal e que esta vida é apenas uma parada em minha jornada. Isso permite que eu me livre de problemas pequenos e insignificantes.

  • Outro método de meditação mantra é contar cada respiração. Respire profundamente e conte até dez. Depois, comece novamente do um. Uma alternativa é contar até dez e depois fazer a contagem regressiva de dez até um. E lembre-se: sempre que sua mente começar a vaguear, traga seu pensamento calmamente de volta para a respiração e a contagem. Esse método é excelente para seus filhos usarem quando estiverem ansiosos ou aborrecidos.

    Advertisement

Visualização

. A visualização nada mais é do que formar imagens mentais de lugares ou situações que são relaxantes para você. Essa visualização pode ser guiada por um professor ou guia, por isso é também chamada de visualização guiada. Quando meu marido está estressado, eu geralmente o guio durante uma meditação e o ajudo a relaxar.

  • Faça um inventário de seu corpo. Com esse método de meditação, você começa no alto da cabeça e concentra a atenção em cada parte do corpo individualmente.

  • Experimente o relaxamento progressivo. Esse método é similar a um inventário corporal. Comece pelos pés, tensionando os músculos dos pés por dez segundos, depois relaxe os músculos. Mova corpo acima, tensionando e relaxando os músculos em grupo.

  • Visualize seu corpo sendo preenchido com um fluido. Finja que você tem um vazamento na sola dos pés. Ao respirar, imagine o fluido lentamente escorrer de seu corpo, da cabeça até os pés. Como alternativa, imagine que o líquido é toda a energia negativa acumulada durante o dia, e que você está expulsando toda a raiva, a frustração e todas as preocupações que se acumularam.

  • Concentre-se em um grupo de itens relacionados, como flores ou conchas do mar. Escolha um item do grupo e imagine cada pequeno detalhe dele. Quando tiver exaurido todos os detalhes de um item, siga para o próximo. Por exemplo, se você escolher flores, comece, por exemplo, com uma margarida. Imagine cada pétala, o centro, as folhas e o caule da flor. Depois que concluir com a margarida, escolha uma rosa ou um narciso.

    Advertisement
  • Imagine-se alcançando uma meta. Se existe algo que você gostaria de alcançar, imagine-se já o tendo alcançado. Pense em como você se sentiria e o que seria diferente em sua vida. Essa é uma excelente forma de meditação para esportistas, músicos e profissionais do mundo dos negócios. Esse método pode ajudar crianças que estão nervosas antes de uma prova ou enfrentando outras dificuldades.

A meditação é excelente para o corpo e a alma. Com essas dicas simples você e sua família podem começar a desfrutar dos benefícios da meditação.

Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original Meditation for beginners, de Shelli Proffitt Howells.

Toma un momento para compartir ...

Shelli Proffitt Howells

Shelli Proffitt Howells tem bacharelado pela BYU, é uma esposa feliz e mãe de seis filhos.