Pais de família: Como colocar esposa e filhos em primeiro lugar em sua vida

Como sua família pode ficar em primeiro lugar sem impedir seu progresso? Veja aqui como trazer mais paz e felicidade ao seu coração colocando sua família como prioridade.

Fernanda Ferraz

Diante da correria do dia a dia, das responsabilidades de prover o sustento tentando ao máximo compensar o tempo em família, é notório que muitos pais têm se esforçado para suprir todas suas necessidades; mas diversas vezes se esquecem do principal: o seu tempo em família! Não importa se você é pai solteiro, pai casado, pai divorciado ou pai viúvo. Lembre-se de que pai é sempre pai, e seu filho será sempre seu filho. Sua esposa pode sempre ser sua esposa também.

A escolha de ser pai

A escolha de ser pai deve ser sua. Jamais coloque essa responsabilidade nas costas de outrem, sejam eles seus pais, irmãos ou avós, ou mesmo deixar que a esposa se responsabilize por tudo. Esse direito e dever são seus. É seu sangue que corre nas veias desses seres humanos chamados filhos, portanto, você é responsável por eles. Sendo muito jovem ou maduro e experiente, não importa as qualificações que tenha, não importa qual a sua carreira ou dons, o que de verdade importa é seu amor e comprometimento de pai! Isso sim importa. Muitos detalhes, principalmente os pequenos, fazem toda uma diferença. Sabe a famosa constância? Filhos necessitam disso! Constância de amor, constância de bons exemplos, constância de dedicação e instrução, tudo isso você pode escolher!

Tempo em família

O que é mais importante para você? Seu trabalho ou sua família? Posso até ouvi-lo dizer: “Meu trabalho é essencial, pois sem ele não teria como sustentar minha família! Ele vem em primeiro, por isso!”. E eu posso lhe garantir que se sua família vier em primeiro lugar, mesmo diante aos desafios, se ela tiver prioridade em sua mente, em seu coração, em seus desejos e sonhos, todo o resto será uma consequência. Ou seja, consequência do seu trabalho em família, em esforçar-se para edificar seu lar com bons princípios e valores que já estão quase perdidos.

Sua família lhe dará motivos, apoio e encorajamento para lutar e seguir em frente. Ela lhe apoiará em decisões difíceis a serem tomadas. Se você decidir que nada lhe afastará dela, mesmo quando você não tiver grandes luxos para oferecer, se colocares sua FAMÍLIA em primeiro lugar, é muito provável que ela nunca o abandone, enquanto todo o resto poderá fazê-lo de modo rápido e cruel. Quando se empenhar diariamente para o melhor de sua família, tudo o mais será fácil e você sempre será um orgulho para os que lhe amam. Dedicação ao tempo em FAMÍLIA é o maior bem que você, como pai, pode oferecer a um filho, portanto, pense sabiamente quando pensar em negar passar tempo com seus filhos!

Lembre-se de que dinheiro não propõe felicidade; muitas pessoas são ricas materialmente e sentem-se infelizes e vazias. Fica a pergunta no ar: “Do que vale tantos bens, se no final você não é amado e feliz de verdade?”.

Advertisement

Algumas dicas para aproximar pais e filhos são válidas

  • Brincar com eles.

  • Sentar e conversar, interessando-se em seu dia e tarefas.

  • Interessar-se por seus dons e gostos.

  • Jogar bola com eles.

  • Fazer compras para eles e com eles.

    Advertisement
  • Cantar para eles.

  • Contar-lhes historinhas.

  • Rolar de rir com eles.

  • Participar de sua vida escolar.

  • Incentivá-los a serem melhores pessoas.

    Advertisement
  • Não fique “caçando” os defeitos em seus filhos e não exalte suas falhas, eles sempre precisarão de seu amor e compreensão, e os conselhos brandos surtirão mais efeito do que as críticas destrutivas.

  • Saiba perdoar seu filho.

  • Seja afetuoso, faça carinho em seus filhos. A vida passa muito rápido para perder tempo sem dar atenção necessária para sua maior herança: seus filhos!

  • Não exija mais do que seu filho pode fazer; jamais o chame de fracassado só porque o caminho que ele escolheu é totalmente diferente do seu!

  • Seja amigo e protetor de seu filho.

    Advertisement
  • Demonstre seu amor e carinho mais vezes.

  • Diga o quanto ama seu filho e o quanto ele é importante para você.

  • Faça parte dos passatempos dele.

  • Não deixe seu filho de lado por desejar fazer outra atividade que momentaneamente ache mais interessante.

Seja gentil com sua esposa, este é o melhor exemplo para que seus filhos cresçam adultos equilibrados e gentis em suas próprias famílias.

Advertisement

À medida que o tempo passar, e principalmente em sua velhice, você olhará para trás e se tranquilizará, tendo paz e felicidade no coração, sabendo e compreendendo que fez tudo o que podia e devia, tudo que estava ao seu alcance.

“No final, a felicidade não decorre da perfeição, mas da aplicação de princípios divinos, mesmo em pequenos passos.” (Dieter F. Uchtdorf)

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.