Como diminuir suas chances de ter diabetes

Conheça dicas úteis para diminuir suas chances de ter diabetes.

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  • Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, quando nos alimentamos, os alimentos se transformam em açúcar chamado de glicose e é absorvida pelo sangue. "A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA".

  • Existem três tipos de diabetes: a tipo 1, tipo 2 e a gestacional.

  • Em alguns casos, suas chances de evitar a diabetes vai desde uma reeducação alimentar até a inclusão de exercícios físicos na sua rotina.

  • Em primeiro lugar, consulte um médico. Ele lhe orientará em relação ao estilo de vida que você deverá ter, alimentação, exercícios, e medicação apropriados para você.

  • Fique de olho na sua alimentação

  • A alimentação é um dos principais pontos a se observar. Segundo nutricionistas, para evitar diabetes é necessário reduzir a ingestão de gorduras e calorias. Invista em frutas, oleaginosas e hortaliças. Segundo estudos da Universidade Estadual de Louisiana, o consumo desses alimentos está relacionado a baixos níveis de proteína C reativa, a baixa taxa de massa corporal e altos níveis de colesterol bom. Além disso, é necessário perder peso, caso esteja acima do recomendado.

  • Outra dica valiosa é controlar a pressão arterial e manter o colesterol em bons níveis.

  • Faça exercícios físicos

  • Os exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, ajudam a aumentar a sensibilidade à insulina, fazendo com que o organismo restabeleça o metabolismo normal da glicose. Além disso, ajuda a perder peso e diminui a massa corporal. Pessoas sedentárias, além de aumentarem os riscos de contrair diabetes, aumentam as chances de obesidade e isso é um fator de risco para a doença.

  • Estas são as principais dicas para diminuir as chances de diabetes. Porém, os cuidados não param por aí. É recomendado também uma boa noite de sono, não ingerir álcool e não fumar.

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  • Alimentar-se bem, fazer atividades físicas e dormir bem, além de prevenir a doença, proporciona qualidade de vida e faz com que o organismo tenha mais saúde.

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Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

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