Como apoiar alguém que perdeu o cônjuge

Quando a morte separa um casal, a realidade de quem fica pode parecer totalmente sem graça e infeliz. Nessa ocasião a ajuda de alguém pode fazer toda a diferença entre depressão e fortalecimento. Veja como ajudar.

Renata Finholdt

Há muitos momentos difíceis na vida em que um ombro amigo e a simples presença de alguém nos dão conforto e forças para continuar a dura jornada. Dentre esses tantos momentos, a perda de uma pessoa tão próxima, como um cônjuge, pode trazer a impressão de que o mundo está desmoronando e nada mais faz sentido; mas quando se tem amigos ao lado nessas horas, esse sentimento repentino pode ser apenas passageiro.

Enfrentar essa fase não é algo fácil, mas há coisas possíveis de serem feitas que ajudem a torná-la melhor. Se você tem conhecidos que perderam seus cônjuges, veja algumas dicas de como fazer para ajudá-lo.

1) Esteja presente

Mesmo que essa presença não possa ser física o tempo todo, procure acompanhar a vida de seu amigo após este momento tão complicado, telefone sempre que puder, apareça com frequência. É importante que ele saiba que pode contar contigo e que existem pessoas que lhe querem bem e se preocupam com seu bem-estar. Após a primeira fase do luto ele, com certeza, irá se lembrar com carinho e gratidão de sua dedicação em apoiá-lo.

2) Transmita sempre palavras de otimismo

Faça com que ele possa enxergar a vida de forma bela e que entenda que está vivenciando uma fase dolorida, mas que com o tempo conseguirá enxergar os motivos que a vida nos dá para sermos felizes e mais para frente restará saudade menos acompanhada de dor.

3) Sempre que conseguir façam passeios juntos

Procure fazer programas que são agradáveis e que distraiam, para que os problemas possam ficar um pouco esquecidos neste momento. Será difícil inicialmente tirá-lo de casa, mas com paciência e perseverança, aos poucos, conseguirá levá-lo a um passeio. Cinemas, teatros, jantares, visitas a pessoas amigas, podem ser boas dicas.

Advertisement

4) Faça-o lembrar

de que existe um Pai Celestial amoroso que cuida e ama a todos os Seus filhos. As escrituras são cheias de exemplo disso. Assim como Jesus Cristo vive, nós também viveremos após a vida nesta Terra e podemos ter a esperança de encontrar nossos entes queridos um dia. Apenas essa lembrança já fornece forças para viver dignamente a fim de estar com toda a família novamente, que maravilhosa bênção é saber dessa promessa.

Amado Nervo, um poeta mexicano, relatou certa vez sua visão sobre a morte das pessoas que amamos. Ele disse: “Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós”. O amor é realmente eterno, não diminui, nem perde forças ou intensidade, é algo lindo que poderá ser vivido para sempre, é preciso apenas calma para esperar pela eternidade.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.