Relacionamento conjugal: O que fazer quando seu esposo a trata como criança

Há muito para ser aprendido em um relacionamento conjugal, colocando o amor em primeiro lugar é possível melhorar juntos muitas coisas. Faça esse exercício.

Renata Finholdt

Em um relacionamento conjugal há muitos pontos a serem aprimorados e até mesmo aprendidos. Os cônjuges precisam, antes de mais nada, estar dispostos a deixar de lado algumas coisas em prol de seu relacionamento, algumas destas coisas são mais fáceis, porém há outras em que é preciso muita perseverança e paciência.

Quando pelas suas atitudes seu esposo começa a tratá-la como criança, é preciso repensar e levar em consideração o que é mais importante entre vocês: o amor.

  • Pense em algumas de suas atitudes que podem colaborar para que ele esteja agindo desta forma com você. Faça um exercício mental e tente se lembrar das vezes em que ele lhe tratou desta forma e quais foram alguns dos motivos que podem ter levado ele a tratá-la assim. Se achar necessário recorra a seu diário e se preciso anote os fatos relacionados.

  • Após esta análise de pensamentos, tente conversar honestamente com seu companheiro. Este é o momento em que você poderá mostrar os pontos identificados que tem contribuído para ele lhe tratar como criança, mostre a ele que você sabe que precisa mudar algumas de suas atitudes.

  • Ouça dele tudo o que tiver para falar a respeito deste assunto, sem interrompê-lo e também sem julgamentos. Apenas ouça. Depois inclua em suas avaliações tudo o que pôde ouvir de seu parceiro, não será espantoso se ele lhe colocar coisas novas pelas quais você ainda não tinha pensado.

    Advertisement
  • Diga a ele de forma calma e pensando em suas palavras, tudo o que lhe magoa em relação a esta atitude. Vocês podem combinar alterações de comportamento para ambos, só assim conseguirão alcançar sucesso. Ajudem-se. Tracem metas, escrevam para não esquecê-las.

  • Toda mudança de comportamento precisa ser monitorada, primeiramente por você mesma e depois, também, por seu parceiro. Sendo assim, sempre que possível analise suas atitudes, este é um bom exercício para fazer a noite logo que se deitar, e também conversem sobre os avanços de vocês neste quesito.

Tenham em mente que haverá ao longo dos anos de casamento muitas coisas que vocês poderão aprender juntos e melhorar. O importante é que tenham o desejo de fazer isso juntos, um colaborando para o crescimento do outro, tornando-se um em propósito.

Um conhecido líder religioso certa vez ensinou uma fórmula de crescimento do amor em um relacionamento entre marido e mulher:

“Se cada cônjuge está procurando os interesses, confortos e felicidades uns dos outros, o amor crescerá.“Spencer W. Kimball

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.