Como planejar a aposentadoria

Planejar sua aposentadoria não significa apenas um benefício futuro, mas sim viver de modo previdente e com sabedoria.

Jacira Silva dos Santos Araujo

A consolidação das leis trabalhistas, conhecida como CLT, garante a todos os seus contribuintes brasileiros um valor mensal a ser recebido da previdência social ao alcançar determinada idade.

Normalmente imaginamos que um dia vamos nos aposentar, mas é importante ressaltar que precisamos ficar atentos nas legislações e mudanças que podem ocorrer na aposentadoria.

Aposentar não é deixar de trabalhar, é apenas mais uma etapa da vida

Para todas as pessoas que têm o desejo de se aposentar pelo programa da previdência social pública é importante saber que o seu salário de hoje e a porcentagem descontada em folha influencia no valor a ser recebido em sua aposentadoria, e isso tem sido motivo de constate frustração por parte dos aposentados que acabam decidindo voltar para o mercado de trabalho, seja formal ou informal, para complementar a renda.

Segue abaixo algumas dicas de como planejar para a aposentadoria:

  • Planeje sempre qual o valor que gostaria de receber de aposentadoria e o que você precisa fazer agora para alcançar esse objetivo.

    Advertisement
  • Sempre tenha uma reserva na sua conta bancária, poupando nem que seja 10% de sua renda durante sua vida. Ao chegar sua aposentadoria terá um bom rendimento no futuro.

  • Caso fique desempregado, e suas economias permitam, tem como contribuir para a aposentadoria como contribuinte individual até conseguir um novo emprego.

  • No próprio site da previdência social ou em um dos seus postos de atendimento, tem como tirar o extrato de todas as contribuições feitas desde o seu primeiro emprego registrado até os tempos atuais. Neste extrato também é possível verificar quais contribuições estão pendentes e nos postos da previdência têm como pedir informações sobre o que fazer para quitar.

  • Existem muitas empresas que trabalham com o programa de aposentadoria privada. Essas empresas têm muitas opções de valores a contribuir, assim como todo um planejamento e algumas vantagens para ajudar seus clientes na complementação de sua aposentadoria.

Planejar sua aposentadoria não significa apenas um benefício futuro, mas sim viver de modo previdente e com sabedoria. Requer uma disciplina financeira, mas é possível, basta simplesmente saber viver com o que realmente precisamos.

Advertisement

Seja um aposentado ativo

Por mais que o valor da sua aposentadoria seja suficiente para ter uma vida confortável, é importante planejar também para as atividades e rotinas que seguirão em sua vida de aposentado. Por isso aposentar não é deixar de trabalhar e sim apenas mais uma etapa da vida.

Aproveite esse momento para aprender coisas novas e que nunca antes teria imaginado fazer, como uma nova faculdade ou planejar uma viagem a qual desejava há tanto tempo e nunca conseguiu fazer. Existem programas específicos para a melhor idade, conhecida como a terceira idade, especificamente para não deixar com que sua vida de aposentado se torne monótona, mas sim proveitoso em todos os momentos.

“Não importa se a estação do ano muda… Se o século vira, se o milênio é outro. Se a idade aumenta… Conserva a vontade de viver, Não se chega a parte alguma sem ela.”

(Fernando Pessoa)

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.