7 dicas de atividades pedagógicas para crianças de 3 a 6 anos

Veja algumas dicas de atividades pedagógicas para presentear e realizar com as crianças.

Taís Bonilha da Silva

Entende-se por pedagógico qualquer método ou forma de ensinar. Sendo assim, existem diversas atividades que, ao serem desenvolvidas, contribuem para o aprendizado em diversas áreas.

Com as crianças, tal método funciona melhor se for pautado na ludicidade. Através do brincar, as crianças aprendem muitas coisas a respeito do mundo que as rodeia.

Para pensar em atividades que tenham como objetivo o ensino e aprendizagem, trago a célebre frase do patrono da educação no Brasil, Paulo Freire, como ponto de partida:

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Partindo desse pressuposto, deve-se pensar em atividades que possibilitem as crianças produzir, construir e criar. Vejamos algumas ideias:

Advertisement

1. Circuitos

Esta atividade envolve motricidade. Faz-se um circuito com almofadas, colchões e banquinhos, os quais a criança deve percorrer. O grau de dificuldade deve ser correspondente com a idade e deve-se estimular a criança a encontrar diversas formas de percorrer o percurso, por exemplo, com um pé só ou com as mãos para cima.

2. Cubos coloridos

Esta atividade é bastante rica. Trabalham-se questões de cores, números e formas geométricas, respeitando-se sempre a idade da criança. Consiste em confeccionar cubos de papelão e depois pintá-los ou encapá-los com papel colorido. Deixar que a criança familiarize-se com o material, jogando-o para cima, por exemplo.

3. Caixa para encaixar canudos

Esta atividade geralmente conquista as crianças, pois trabalha questões de cores, quantidades e coordenação motora. Trata-se de uma caixa de papelão encapada com papel colorido uma cor para cada face da caixa (pode-se usar E.V.A para encapar, ajuda a conservar por mais tempo) e em cada face são feitos diversos furos de modo que a criança possa encaixar os canudos, no fim é só recolher os canudos que estarão dentro da caixa e começar de novo.

4. Dia das profissões

As crianças adoram imitar os adultos e esta atividade colabora para questões de identidade e identificação. Trata-se de proporcionar para as crianças roupas e itens específicos das diversas profissões, podem ser roupas (dos adultos mesmo) objetos de brinquedo como microfones, caixas de ferramentas, utensílios de cozinha e trabalhar com as crianças as diferentes profissões dos familiares.

5. Caixa de animais surpresa

Em uma caixa colocam-se diversas figuras de animais. Diga para as crianças que é uma caixa mágica onde cabem muitos animais, faça o barulho do animal e peça para que as crianças adivinhem e repitam, após isso abra a caixa e retire a figura correspondente, trabalhe as características individuais de cada animal.

Advertisement

6. Jogo de tabuleiro humano

Confeccione um dado de papelão, mas que seja bem grande quase do tamanho da criança. E crie no chão um caminho dividido em casas (como um jogo de tabuleiro) com diversas atividades, por exemplo: 2+2=? E quando a criança parar nessa casa deve responder corretamente para continuar jogando o dado e avançando. Esta atividade possibilita trabalhar muitos conceitos ao mesmo tempo, além de ser super divertida, pois as crianças são os peões que vão percorrendo o tabuleiro.

7. Rolos com números

Nesta atividade usa-se aqueles rolinhos de papel higiênico. Eles devem ser pintados pelas próprias crianças e numerados de 1 a 10, por exemplo, a partir daí é possível trabalhar com as crianças os numerais, quantidades, classificação, ordem e raciocínio lógico.

São diversas as atividades pedagógicas que podem ser realizadas com as crianças. Contudo, ainda citando Paulo Freire, precisamos ter em mente que não se pode falar em educação sem amor. Qualquer atividade que for proposta e realizada com amor proporcionará aprendizado tanto para a criança quanto para o adulto.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.