Como escolher um esporte ou exercício que funcione para você

Já é de conhecimento geral que se exercitar não é apenas bom, mas também essencial para nossa saúde e nosso bem-estar. Exercitar-se regularmente ajuda a nos proteger dos vilões que ameaçam a vida...

554 views   |   shares
  • Somente os exercícios que estão dentro de sua capacidade pessoal aumentarão a probabilidade de você permanecer no programa.

  • Já é de conhecimento geral que se exercitar não é apenas bom, mas também essencial para nossa saúde e nosso bem-estar. Exercitar-se regularmente ajuda a nos proteger dos vilões que ameaçam a vida: doenças cardíacas, derrame cerebral, pressão alta, diabetes e obesidade. Os exercícios também ajudam a controlar o estresse, a reduzir as dores e a melhorar tanto o humor quanto a vida sexual.

  • Mas apesar de entendermos que os exercícios podem garantir um corpo mais esguio, coxas torneadas e belos bíceps, pode ser um pouco mais difícil permanecer motivado. O segredo é encontrar um exercício ou esporte que nos agrade a ponto de não precisarmos nos forçar a praticá-lo. Veja abaixo algumas ideias de como começar.

  • Conheça sua personalidade

  • Determine seu nível de necessidade social, suas tendências competitivas e suas preferências de atividades e relacione-os a um exercício ou esporte. Isso fará uma enorme diferença para que você se mantenha no programa. Eu ficava meio intimidada nas academias porque tinha consciência das condições de meu corpo e de minha completa falta de coordenação. Quando consegui me convencer de experimentar aulas em grupo, descobri que adoro o tipo de interação que elas proporcionam. Não posso parar no meio do caminho e me sentar no sofá como fazia com os DVDs que usava em casa. Tenho uma natureza competitiva, e por isso me forço cada vez mais para acompanhar os colegas; e frequento às aulas mais regularmente quando sei que meus amigos vão perguntar por que estou faltando, se eu começar a desistir. Meu marido, por outro lado, adora se exercitar sozinho. Ele interage com muitas pessoas no trabalho o dia inteiro, e por isso gosta de ter um tempo sozinho para praticar exercícios fora de casa.

  • Conheça seu corpo

  • Não é por acaso que somos aconselhados a consultar um médico antes de iniciarmos um programa de exercícios físicos. Forçar-se a fazer um tipo de exercício apenas porque é popular ou glamoroso pode causar lesões. Somente os exercícios que estão dentro de sua capacidade pessoal aumentarão a probabilidade de você permanecer no programa.

  • Enfrente seus medos

  • A maioria de nós teme o desconhecido, mas para encontrar algo de que gostamos, precisamos experimentar primeiro. Nada é pior do que aquele sentimento assustador que se tem ao entrar pela primeira vez, sozinha e sem conhecer ninguém, em uma aula de ginástica, sem jamais ter praticado a atividade antes e, na maioria das vezes, vestida de modo inadequado (este é o meu caso). Mas nunca me arrependi de tentar. Enfrentar meu medo me ajudou a passar de exercitar meio sem ânimo com um DVD algumas vezes no mês a um estilo de vida animado com atividades seis dias por semana!

  • Advertisement
  • Não exclua nada

  • Mesmo que não tenha experimentado uma aula de dança, tente zumba ou balé como exercício ao menos uma vez. E se você acha que hidroginástica é apenas para pacientes de fisioterapia ou para senhoras velhinhas, fique sabendo que está redondamente enganado! Procure exercícios em atividades em que menos espera se exercitar e vai descobrir um novo e emocionante estilo de vida!

  • Então, mexa-se! O mundo está repleto de atividades variadas e emocionantes, e se você não quer ou não pode pagar uma academia, procure um centro comunitário que ofereça aulas gratuitas de ginástica ou procure DVDs com instruções sobre praticar exercícios em casa. Não pense que só porque não gosta de levantar pesos nem de fazer exercícios aeróbicos você não é uma pessoa ativa. Essa só não é a sua praia, mas assim que você a encontrar, vai apreciar muito mais a vida. Depois você vai se perguntar por que demorou tanto para começar!

  • Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original How to choose a sport or exercise routine that works for you, de Tamara Webb.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Tamara Webb possui mestrado em Literatura Americana e Inglesa pela University of Utah, onde ela ensina escrita como professora adjunta. Ela é mãe de cinco filhos. 

Website: http://www.livinginlilliput.com/

Como escolher um esporte ou exercício que funcione para você

Já é de conhecimento geral que se exercitar não é apenas bom, mas também essencial para nossa saúde e nosso bem-estar. Exercitar-se regularmente ajuda a nos proteger dos vilões que ameaçam a vida...
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr