Preparar uma festa de recepção ao filho adotivo

A festa não deve ser feita com a intenção de expor a criança ou a ação da família, mas de integração, boas-vindas e envolvimento com o novo grupo de pessoas que a criança irá ter

Beth Proenca Bonilha

Sempre que um bebê chega a uma família dá-se início a uma tradição praticamente usual em todas as etnias. Parentes, amigos e vizinhos revezam-se nas visitas para conhecer e recepcionar o mais novo membro da família, e o bebê ganha muitos presentinhos e mimos.

Por que quando uma criança é adotada não se pode fazer o mesmo?

Pode ser uma ótima ideia preparar uma recepção para que os familiares e amigos possam conhecer a criança e, ela, o seu mais novo círculo de convivência.

Só que diferente de um filho biológico, que foi esperado por nove meses e o qual todos acompanharam, o filho adotivo muitas vezes chega inesperadamente; dependendo da idade, assustado e confuso.

Por isso o planejamento e preparação são muito importantes. Vamos dar algumas dicas e sugestões de como ter uma bela festa de apresentação do seu filho para seus amigos e vice-versa.

Advertisement

Planejamento

Antes de apresentar seu filho adotivo certifique-se de que ele esteja adaptado à família próxima e que ele tenha a segurança de que a nova família o ama e que faz parte integrante dela.

Convite

Prepare uma lista de pessoas especiais para a família e que realmente entenderão a decisão que tomaram de adotar. Seja criativo para o convite. Use frases otimistas e que os convidados possam perceber a grande alegria que envolve a família.

“Queremos compartilhar nossa alegria, venha para nossa festa de recepção a nosso(a) filho(a)!”

“Prezado amigo, (nome da criança) quer conhecer as pessoas que são especiais para nossa família!”

“Teremos o imenso prazer em recebê-lo na festa de apresentação de nosso(a) filho(a) (nome da criança)”

No convite coloque o nome da criança, quantos anos tem e até mesmo uma foto da família com a criança. Pode ser que os amigos queiram presenteá-la, isso facilitará bastante.

A festa

Não se preocupe em fazer uma festa que saia do orçamento da família, ao contrário, procure fazer tudo simples e preferencialmente o mais informal possível. O ponto principal da festa é a integração da criança com o círculo de amigos e familiares.

  • Um almoço ou jantar pode ser uma boa sugestão.

    Advertisement
  • Pedir aos familiares e amigos mais próximos que levem um prato de doce, salgado ou refrigerante.

  • Prepare algo para falar na ocasião, será muito bom fazer uma apresentação formal a todos. Descreva seus sentimentos quanto à decisão e chegada de seu(sua) filho(a). Expressar sentimentos promove cumplicidade entre verdadeiros amigos e assim seu(sua) filho(a) será bem recebido(a) por todos.

A festa não deve ser feita com a intenção de expor a criança ou a ação da família, mas de integração, boas-vindas e o envolvimento com o novo grupo de pessoas que a criança irá ter em sua nova vida.

Apresente seu(sua) filho(a) adotivo(a) às pessoas com carinho e sem excessos. Faça o mesmo com outras crianças. Deixe claro que a adoção foi uma decisão muito bem pensada e consciente da família ou do casal, que a criança pode ser inserida naturalmente no cotidiano de todos, ainda que precisem responder às perguntas que virão.

Os pais devem tratar a adoção com segurança e naturalidade, assim a transição da criança e dos familiares e amigos será muito tranquila e sem muitos tropeços.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu