Como ajudar o filho a ter esperança durante o câncer

Ajude seu filho de maneira criativa numa fase difícil como esta que é ter que conviver com o câncer.

Fernanda Ferraz

Não é mesmo fácil descobrir que seu filho tem câncer e ter que lidar com os problemas financeiros devido aos gastos e também com a própria doença. Conviver com tudo isso, torna a vida um grande desafio.

Durante dois anos trabalhei com crianças com câncer e lembro-me de cada rosto, sorriso e olhar, realmente trabalhar com elas me ensinou muita coisa de valor. Por isso, por experiência própria, posso dar boas ideias de como ajudar seu filho a lidar com esperança sobre o câncer.

Um presente

. Apesar de todas as perdas e dificuldades, nossa vida é um presente de Deus e deve ser comemorada diariamente. Podemos encontrar inúmeros motivos para isso, principalmente pela bênção de estarmos juntos e podermos desfrutar a vida com as pessoas que amamos. O melhor presente que você pode dar a seu filho nesse momento é o amor, carinho, amizade e constância. Ele vai precisar de seu abraço afetuoso mais do que nunca.

Criem juntos

. Momentos juntos são únicos e não podem ser desperdiçados. Façam algo de que seu filho goste, como: criar aviões, montar legos, brinque com ele, aproveite todos os momentos.

Não chore

. Chorar faz parte de colocar para fora uma dor, tristeza ou grande emoção, mas diante deste desafio de vencer o câncer, evite chorar na frente de seu filho, isso não será proveitoso e benéfico.

Advertisement

Cante e conte histórias para ele

. Cante as músicas que ele gosta, conte historinhas de superação, tudo isso mostrará para ele que ficar triste ou desistir não é uma opção. Algumas histórias, que são fictícias, podem ajudar. Se for uma criança bem pequena, você pode contar historinhas como a da Rapunzel, que vivia presa com seus longos cabelos, mas foi libertada; pode contar sobre João e Maria, que foram aprisionados pela “bruxa”, mas que venceram e conseguiram se libertar. Você pode também inventar histórias e juntos pintarem ou escreverem e construírem um livro de historinhas, o mais importante é ser criativo.

Abertamente

. É importante que você como mãe ou pai, explique a seu filho sobre a realidade da doença, mas de uma forma simples e sem ser assustadora. Informe a importância para ele de ter determinada alimentação, o porquê de ter que fazer quimioterapia ou de adotar este específico estilo de vida.

Visite

. Quando for possível, visite com ele instituições filantrópicas que cuidam de crianças com câncer, mostre como outras crianças vivem para vencer as lutas do cotidiano e como são felizes, mesmo com as dificuldades existentes. Mostre para seu filho que, assim como ele, existem outras crianças com câncer, que estão lutando.

Esperança

. Sempre demonstre fé e esperança para seu filho, diga que a cura é possível e que o tratamento é muito importante para a recuperação. Seja confiante sobre a cura, pois muitas outras crianças já a conseguiram.

Animar a seu filho

. Terá dias que, de fato, seu filho não estará muito bem por causa dos efeitos da quimioterapia, mas, não se deixe abater, sorria e anime-o, mesmo que ele não esteja muito alegre, faça com que o dia dele seja melhor.

Advertisement

Procure conhecer

. Aproveite os momentos de união para conhecer melhor a seu filho, seus sonhos, desejos, como ele se sente diante do tratamento do câncer e quais são suas expectativas.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.