Como manter uma criança protegida quando em meio à multidão

Dicas para treinar a criança e ficar atento quando em público.

Carla Pinheiro Alves

Ir a eventos que envolvam muitas pessoas pode ser divertido, porém, é proporcionalmente perigoso quando as crianças estão presentes. É prazeroso sair com a família, amigos e conhecidos, assistir a peças de teatro, ir ao cinema, ir ao shopping ou simplesmente dar uma volta na praça, ou eventos maiores como um show musical ou ir a um estádio assistir a um jogo de futebol.

Nesses lugares sempre há muitas pessoas e é necessário redobrar a atenção com nossas crianças para que estejam protegidas contra roubos, sequestros ou que se percam. Independente de onde seja, precisamos ficar atentos, o perigo é real.

Não estou criando pânico, ao tomarmos alguns cuidados com nossas crianças com certeza iremos nos divertir mais e com mais segurança.

Conhecer bem o local

É superimportante conhecer o local antecipadamente, observar de perto a segurança, como avisos de segurança, plano de fuga, extintores e saber bem onde ficam as saídas, mesmo as de emergência. Certa vez ocorreu uma tragédia no Rio Grande do Sul, numa casa de shows, que fez de certo modo as pessoas atentarem mais para a segurança e reconhecer uma saída de emergência, infelizmente nem todos os estabelecimentos que frequentamos têm as licenças necessárias de segurança. Enfim, é necessário verificar se a segurança do local é condizente para sua família. Bem como se o espaço físico é proporcional ao número de pessoas no local.

Identificação

É importante colocar uma pulseirinha de identificação nas crianças ou um papel com informações em sua roupa. Se a criança for maiorzinha é bom ensinar o telefone da polícia e de casa, além de saber os nomes dos pais e o contato da vovó ou alguém de confiança; também é bom ensinar à criança o endereço de casa, o telefone do trabalho do papai, ou qualquer dado que seja relevante.

Advertisement

Meu filho de quatro anos sabe o nome inteiro de todos de casa, sabe inclusive escrever seu nome e o do papai e da mamãe, sabe ilustrar como chegar em casa, sabe o telefone de casa e da vovó.

Converse com as crianças

É importante conversar com as crianças sobre a importância de estar perto do papai e da mamãe, de serem obedientes em locais de grande movimentação, elas entenderão a importância dessas instruções.

Vigilância

Toda vigilância é bem-vinda quando nossas crianças estão em meio à multidão, elas são muito rápidas e querem brincar o tempo todo, são pequenos e fáceis de sumir. Meu filho sumiu quando tinha 4 anos, eu estava grávida, foi como um piscar de olhos e ele havia sumido no shopping, tudo isso diante de meus olhos, não foi um descuido, ele simplesmente sumiu. Foi muito rápido, ele correu para trás de um pilar e quando dei a volta para pegá-lo, simplesmente havia sumido em meio às muitas mesas e cadeiras da praça de alimentação. Como era pequeno, foi difícil achá-lo. Foi o pior sentimento da minha vida, simplesmente enlouqueci, gritei e fiz um escândalo. Todos ficaram me olhando. A comoção foi tanta que todo mundo olhava para o lado procurando uma criança. Demorou uns cinco minutos, esses cinco minutos foram eternos e provei a dor de perder um filho… Felizmente, uma pessoa encontrou uma criança brincando na água. O homem que a encontrou gesticulava muito para mim. Quando avistei, meu filho estava não mais do que a 15 metros, o suficiente para não vê-lo. Quando o encontrei o abracei com todo meu amor, não briguei com ele, mas disse que fiquei muito triste porque pensei que o havia perdido. Nunca mais ele saiu correndo.

Independente dos cuidados que tomamos com nossos filhos, precisamos lembrar que estamos falando de pequenos filhos, que são enérgicos e querem brincar, todo cuidado é necessário quando estamos tratando da segurança de nossa família.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.