Os efeitos de aparelhos eletrônicos sobre a juventude

A facilidade em acessar as redes sociais a qualquer hora e a partir de qualquer lugar é tão comum e simples que, muitas vezes, nos tornamos vítimas dos aparelhos eletrônicos sem refletirmos os prejuízos que esses causam..

11,587 views   |   22 shares
  • Atualmente, os aparelhos eletrônicos têm ocupado cada vez mais espaço na nossa rotina. Notebooks, tablets, smartphones nos permitem levá-los a qualquer lugar e a ficar constantemente conectado. A facilidade em acessar as redes sociais a qualquer hora e a partir de qualquer lugar é tão comum e simples que, muitas vezes, nos tornamos vítimas dos aparelhos eletrônicos sem refletirmos os prejuízos que esses causam sobre nós.

  • Segundo uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Mídia da Editora Abril, a tecnologia parece ser essencial à maioria dos jovens, visto que, muitos deles declararam que se os aparelhos eletrônicos não existissem, suas vidas sociais e os estudos seriam altamente prejudicados. Para a maioria desses jovens, os aparelhos eletrônicos são indispensáveis em suas rotinas.

  • Com certeza, não podemos negar que a facilidade em acessar informações de qualquer lugar muitas vezes facilita o desenvolvimento dos estudos e do trabalho já que é possível buscar informações novas com rapidez. 

  • Veja alguns efeitos negativos que os aparelhos eletrônicos têm sobre a juventude:

  • 1 - Físicos

  • O uso excessivo de aparelhos eletrônicos tem provocado muitas lesões na geração atual. Lesões que atingem músculos, nervos e principalmente pescoço e membros superiores têm sido cada vez mais frequentes. Problemas como LER, que costumavam se desenvolver por excesso de trabalho, por exemplo, têm acometido jovens que sequer possuem uma vida profissional devido aos movimentos repetitivos no uso de celulares e tablets.

  • Além disso, a exposição constante aos aparelhos eletrônicos tende a diminuir a prática de esportes entre os jovens o que pode provocar problemas como obesidade e hipertensão provocados pelo sedentarismo.

  • 2 - Psíquicos

  • De acordo com o American Journal Of Psychiatry, a dependência de jogos, e-mails e aparelhos eletrônicos em geral pode ser considerada um distúrbio mental. Como psicóloga, acredito que no futuro iremos inserir no Código Internacional de Doenças - CID, diversos transtornos psíquicos relacionados ao uso abusivo das redes sociais. A necessidade frequente em postar atualizações de status tem feito com que muitos se preocupem exageradamente com a vida virtual, esquecendo-se das situações reais.

  • Advertisement
  • Outro fator que pode estar relacionados à dependência dos meios eletrônicos é o aumento de transtornos de hiperatividade e déficit de atenção, somado a transtornos depressivos e até mesmo consumismo exarcerbado relacionado a aparelhos eletrônicos cada vez mais velozes e potentes.

  • 3 - Sociais

  • A excessiva exposição aos aparelhos eletrônicos na juventude tem provocado, muitas vezes, isolamento social. Isso porque os jovens têm se concentrado em alimentar suas redes sociais virtuais e, assim, seus relacionamentos reais vão sendo negligenciados. Somado a isso, problemas como comportamentos antissociais podem surgir gradativamente.

  • Esses efeitos da tecnologia estão relacionados ao uso indiscriminado dos aparelhos eletrônicos que invadiram as nossas vidas de forma tão repentina que não tivemos tempo de criar regras que limitem o seu uso. Assim, temos nos tornado cada vez mais vítimas de nossos próprios anseios tecnológicos.

  • Diante disso, fique atento à frequência com que você, seus filhos e outros membros de sua família têm se exposto a tais situações, refletindo sobre os seus efeitos e criando regras que limitem o uso aos aparelhos eletrônicos ao que de fato é essencial.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Tahiana Andrade S. Borges é psicóloga clínica e especialista em Gestão de pessoas. É escritora free-lancer de sites e blogs, escrevendo sobre assuntos relacionados à Psicologia e Comportamento Humano.

Os efeitos de aparelhos eletrônicos sobre a juventude

A facilidade em acessar as redes sociais a qualquer hora e a partir de qualquer lugar é tão comum e simples que, muitas vezes, nos tornamos vítimas dos aparelhos eletrônicos sem refletirmos os prejuízos que esses causam..
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr