3 coisas básicas para acalmar uma esposa estressada

3 coisas básicas para acalmar uma esposa nervosa e estressada.

Jacira Silva dos Santos Araujo

A mulher de hoje vive uma jornada repleta de muitas tarefas como: cuidar do lar, dos filhos e do marido. Para algumas, a jornada também se completa com o trabalho fora de casa mais a faculdade. Em meio a esse turbilhão de tarefas o stress pode começar a fazer parte da rotina de sua esposa, nesses momentos o melhor é ter apoio da família e principalmente do cônjuge.

“A preocupação é inevitável, mas o estresse opcional”. (Murillo Leal)

Como marido é importante ter isso em mente, porque o estresse se tornará opcional na vida da esposa em grande parte se o marido souber lidar e aliviar o fardo da companheira com amor, carinho, mansidão, brandura e paciência.

O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta (I Coríntios 13:7)

Algumas dicas:

1. A melhor forma de demonstrar preocupação e carinho por sua esposa é estando ao lado dela. Saber ouvir os seus medos e frustrações sem críticas e sem temor. Como é bom saber que a pessoa em que depositamos nossa confiança e amor é capaz de compreender e ajudar nesses momentos.

“Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só é lindo quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.” (autor desconhecido)

Advertisement

2. Outra forma de ajudar a esposa neste momento não é apontando seus defeitos ou dizendo que ela está errada. Você precisa acalmá-la de forma sábia, seja com um abraço, um beijo ou simplesmente fazer as mesmas coisas que fazemos com os filhos, colocar no colo e estar ao lado o tempo que ela precisar.

“Amor é síntese. É uma integração de dados. Não há que tirar nem pôr (…) Me envolva todo em seus braços. E eu serei o perfeito amor”. (Mario Quintana)

3. Não lhe diga como agir ou o que fazer, geralmente o estresse é apenas por alguns momentos; e assim como as dificuldades que temos na vida, tudo vai passar, mas sempre demonstre que você estará a seu lado.

O verdadeiro amor é como uma casa em construção, se os alicerces são sólidos podemos acrescentar o tijolo do amor, dos filhos, da compreensão, às vezes dos desentendimentos, das brigas e até mesmo do stress. Mas quando a construção estiver toda completa, perceberemos que tem equilíbrio em todas as coisas, mesmo com alguns ajustes que teremos que fazer com o decorrer da vida.

Embora esteja estressada, ela sempre será sua esposa

A tendência, ao passamos por esses momentos na vida, é murmurar, tentar fugir ou até mesmo ficar longe com a desculpa de que está fazendo isso simplesmente para evitar brigas. Mas fugir não é a melhor solução. Se no momento ela prefere ficar quieta em seu canto, respeite o momento; se ela prefere desabafar, esteja com o coração e a mente abertos para ouvir. Lembre-se, um casamento só pode dar certo se ambos estiverem dispostos a fazer sacrifícios. Hoje ela está estressada, amanhã poderá ser você, e vai precisar de carinho também.

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.