Pai presente: 6 dicas para fazer um filho dormir

Colocar uma criança para dormir não é uma simples tarefa a ser realizada e ? s vezes torna-se um grande desafio. Aprenda 6 técnicas simples.

12,022 views   |   7 shares
  • Qual o pai que nunca passou por situação semelhante como nesse vídeo ao colocar o filho para dormir? São nessas horas que uma verdadeira batalha está prestes a começar entre você e aquele ser tão pequenininho, indefeso e tranquilo se transformar numa fera!

  • Imagine a situação: Você preparou tudo para assistir àquela partida emocionante de futebol, a grande e esperada final; mas antes, como sempre, terá a tarefa de colocar seu filho para dormir. Você com toda certeza acredita que seu filho irá dormir como num passe de mágica para então voltar ao sofá e acompanhar seu time preferido jogar. Engano seu, meu caro! Faz dez minutos que a partida começara, seu filho está sorrindo, fazendo careta, sem dar qualquer sinal de sono, restando para você o gostinho da narração do jogo ao fundo. Se não bastasse tudo isso, o pior acontece quando você escuta o narrador gritar gol, sem qualquer estímulo e ação para ver o lance que acabara de acontecer, você olha para seu filho e diz: "Dorme meu filhinho, dorme, por favor, ainda tenho esperança de ver o segundo tempo!"

  • A situação que acabara de imaginar pode ser um pouco frustrante e até mesmo engraçada. Por outro lado, é apenas um jogo, e nada se compara quando você retorna do trabalho, encontra em casa seu filho com aquele rostinho doce e angelical, que o recebe todos os dias com um sorriso largo e um abraço apertado, com beijos no rosto e te chamando de "Papai", seu maior herói. Isso é muito mais emocionante, compensador e prazeroso do que assistir uma partida de futebol.

  • Colocar os filhos para dormir é mais do que uma simples tarefa, é praticamente um complexo ritual. Os passos a seguir servem para todos os que têm este dever grandioso da qual tornará este ritual um pouco mais simplificado no seu dia a dia.

  • 1. Crie uma rotina

  • Nem todos gostam da palavra rotina, mas é essencial criar hábitos desde o nascimento. Defina um horário para dar início ao sono da criança, de acordo com NUNES (2002), a partir dos três anos é atingido o percentual adulto do sono REM (Rapid Eye Movement -movimento rápido dos olhos) e a partir dos cinco anos o sono noturno já deve estar consolidado.

  • 2. Diminua o ritmo

  • As crianças possuem muita energia. Vá diminuindo a intensidade das brincadeiras, tanto para pais e filhos quanto entre irmãos. Criar um clima favorável antes de dormir é importante para condicionar a criança.

  • Advertisement
  • 3. Prepare o ambiente

  • Estabeleça o local onde a criança irá iniciar o sono, o aconselhável é que ela esteja no próprio quarto, na sua própria cama. Quanto aos recém-nascidos o ideal é estar ao lado da cama dos pais. O ambiente deve ser calmo e tranquilo, mas não totalmente isento de luz e barulho. Poderá acontecer algumas situações em que você precise fazer seu bebê dormir em um ambiente no qual ele não está habituado, desta forma será mais fácil iniciar o sono mesmo que o ambiente não seja favorável.

  • 4. Inicie com bons hábitos

  • É comum as crianças quererem mamar antes de dormir. Adquirir bons hábitos pode ser um desafio, mas depois de implantados se tornam mecânicos. Inicie com a tomada do leite e após faça uma boa higiene bucal que é essencial para prevenção de doenças. Dê um bom banho, pois ajuda relaxar e acalmar. De barriguinha cheia, dentes escovados, banho tomado, limpinho e relaxado, estará pronto para iniciar o processo.

  • 5. Conte histórias

  • As crianças se encantam com histórias. Se você não é muito bom nisso, procure nas livrarias ou sebos livrinhos de histórias, é um bom começo para iniciar com elas. Quando menos esperar, perceberá no meio da história seu filhinho dormindo como um anjo.

  • 6. Apego a objetos

  • Algumas crianças têm a necessidade de segurar ou abraçar algo enquanto inicia o sono, pode ser um bichinho de pelúcia ou uma simples fralda de pano. Não há nenhum problema nisso, pelo contrário, traz segurança a elas.

  • Por meio desses seis passos, você condicionará não só a criança, mas você também fará parte do processo; irá ajudá-lo a ter consciência de que é necessário pré-estabelecer uma rotina. Poderá exigir um pouquinho de sacrifício no início, mas verá depois de algum tempo o quanto foi compensador para você e sua família. Suas noites de sono serão mais tranquilas, poderá aproveitar mais tempo desfrutando da companhia de seu cônjuge e ainda poderá ver aquela partidinha de futebol que tanto queria.

  • Bibliografia: Nunes ML, J Pediatr (Rio J) 2002; 78 (Supl.1): S63-S72

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Sandro A Correa é graduado em Farmácia, pós-graduado em Fisiologia - UEL e Empresário do ramo de seguros. Natural de SCS - São Paulo; Casado, pai de dois filhos, tem como hobby a prática do tênis.

Website: http://mormon.org/por/me/9HPR/Sandro

Pai presente: 6 dicas para fazer um filho dormir

Colocar uma criança para dormir não é uma simples tarefa a ser realizada e ? s vezes torna-se um grande desafio. Aprenda 6 técnicas simples.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr