Conversando com os filhos sobre a depressão

Numa relação envolvendo pai e mãe ou pais e filhos, é importante estabelecer um diálogo sincero, aberto e sem medo.

Jacira Silva dos Santos Araujo

Alguns especialistas falam que a depressão é uma doença dos tempos modernos, porque é o momento em que a pessoa se encontra em um estado de tristeza, que pode imobilizar de tal forma, que a pessoa pode deixar de fazer as coisas que considera importante em sua vida, deixando-a em um estado de inércia.

A depressão não tem idade e a ela qualquer pessoa está sujeita a qualquer momento, por isso, é importante que todas as pessoas possam saber e identificar os sintomas da depressão e sempre manter um diálogo com a família e, principalmente, com os filhos sobre esse assunto, até mesmo para poder ajudar os outros.

O que é depressão?

Estados depressivos geralmente de intensidade moderada quando comparados à depressão maior, presentes nos transtornos neuróticos e psicóticos.

Como falar sobre depressão com seus filhos?

Numa relação envolvendo pai e mãe ou pais e filhos, é importante estabelecer um diálogo sincero, aberto e sem medo. Muitas vezes, os filhos têm medo de perguntar alguma coisa para os pais por não terem esse espaço aberto ou até mesmo por vergonha ou medo do que possam pensar. A partir do momento que os filhos têm confiança nos pais, eles sempre recorrerão aos pais para conversar.

Advertisement

Ao conversar com seus filhos sobre depressão, explique para eles que é um tipo de doença ou até mesmo mostre informações na internet, ou vídeos informativos. Deixem que eles relatem o que pensam disso e até mesmo perguntem.

O ambiente escolar é um dos lugares que seus filhos têm mais contato, por isso os pais precisam ser participativos nas atividades escolares e até mesmo conhecer seus colegas de classe ou até mesmo da faculdade. Dessa forma, ao ter uma relação tão aberta, seu filho pode relatar quais amigos ele acha que tem depressão, e os amigos de seu filho podem ser de grande ajuda para vocês identificarem se até mesmo seu filho sofre com essa doença.

O grande mal do mundo é acreditar que existem determinadas coisas que só acontecem com o outro, principalmente, uma doença que nem essa ou qualquer outra, por isso, é preciso também, como família, colocarmo-nos neste contexto e educarmos nossos filhos a se prepararem para as adversidades da vida.

Em provérbios 22:6diz: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Portanto, é responsabilidade dos pais cuidar dos filhos e educar no caminho em que ele deve andar. Por isso, é importante estarmos antenados com as coisas que acontecem no mundo e ajudarmos nossos filhos a entender essas doenças consideradas modernas, como a depressão, para que não sejamos pegos de surpresa.

Nascemos para sermos felizes

Não devemos deixar com que a depressão roube a nossa felicidade, nascemos para sermos felizes, animados, realizados e unidos por laços familiares de amor, carinho e cumplicidade, por isso devemos criar um muro de proteção para nossa vida familiar. Mas não devemos nos esconder dos males que assolam o mundo, precisamos agir com fé e esperança, e todas as outras coisas nos serão acrescentadas em nossa vida.

Advertisement

Não estamos isentos de passar por um problema de depressão, mas podemos estar preparados para as diversidades da vida.

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.