O que é mais vantajoso: Comprar ou alugar o vestido de noiva?

Vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um vestido de noiva.

Beth Proenca Bonilha

Vestir-se de noiva tem um significado especial para as mulheres, algumas porque sempre sonharam com a cerimônia do casamento realizando o sonho de menina de vestir-se como princesa. Outras pelo vínculo familiar simbolizando os valores de seus antepassados e tradições familiares. Ainda há as que veem o casamento como parte do ciclo da vida e mesmo que nunca tenham a cerimônia como seu ideal, desejam algo especial.

Mas a pergunta que não quer calar quando uma mulher está se preparando para seu casamento é: “Comprar ou alugar o vestido?”.

Claro que todas desejariam fazer o mais belo vestido, um modelo inédito e maravilhoso. Mas como tudo, os vestidos de noiva também seguem a moda, ou melhor, a tendência do momento. Seja no modelo, nos tecidos, com mais ou menos brilho, com ou sem calda.

Enfim, o primeiro passo é inteirar-se da tendência do momento e entre eles escolher o que mais lhe agrada, porém, não antes de ouvir alguns conselhos de especialistas como: seu tipo físico, sua altura, horário do casamento, estilo de festa, entre outras informações importantes.

A grande dúvida: Comprar ou alugar?

Quando a noiva não sabe se deve comprar ou alugar, deve colocar alguns fatores como premissa em sua decisão:

Advertisement
  • Qual a verba disponível para o vestido?

  • O prazo para confecção e data do casamento é compatível?

  • Pesquise e aceite indicação de confecções e estilistas de vestidos de noivas.

Quando decidir por comprar

Segundo conselhos de especialistas é melhor comprar o vestido quando:

  • Não há segurança de que o vestido ficará bom se reproduzido.

    Advertisement
  • Quando se tem a intenção de guardar como recordação.

  • Se souber como conservá-lo e tiver espaço.

  • Se tiver dinheiro disponível para custear a confecção.

Quando decidir por alugar

  • A noiva não tem preferência por guardar o vestido, somente as fotos são suficientes.

  • Se a noiva gostou de um vestido disponível para aluguel e combina com seu tipo físico.

    Advertisement
  • Quando o dinheiro não for suficiente para a confecção.

Outras dicas

Há alguns anos o mercado oferece a possibilidade de confecção do primeiro aluguel, ou seja, o estilista desenha o modelo, a confecção produz, a noiva é a primeira a usar, mas o vestido pertence à confecção. Essa modalidade é um pouco mais cara que um aluguel simples, porém, mais em conta que comprar o vestido.

Outra opção é a reforma. Quando a noiva tem um vínculo emocional por ser uma peça de família que foi usada por sua mãe, avó ou tias. Neste caso, a costureira contratada deve garantir que consegue fazer a reforma analisando a qualidade e resistência do tecido.

Independente da decisão pela compra ou aluguel a noiva deve ser o centro das atenções e estar linda, pois é seu dia especial e único. O casamento acontece para unir duas pessoas que se amam e querem seguir a vida juntos, e o marco inicial é o dia do casamento.

Encontre mais dicas em sites especializados, ou procure por uma loja conceituada.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu